ALFABETIZAÇÃO ATÉ 8 ANOS

Metas do PNE

Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3o ano do Ensino Fundamental.

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

Os resultados das edições mais recentes da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), realizadas em 2014 e 2016, evidenciam que as dificuldades de aprendizagem das crianças brasileiras começam cedo. O País não consegue alfabetizar adequadamente a maioria da população dessa faixa etária.

Em 2016, mais especificamente, menos da metade dos alunos de 3º ano do Ensino Fundamental alcançou os níveis de proficiência suficientes em Leitura (45,3%) e em Matemática (45,5%).

Os números também mostraram com clareza que, mesmo nos anos iniciais da trajetória escolar, as diferenças socioeconômicas são marcantes e impactam o desempenho dos estudantes.

Apesar de a Alfabetização ter sido objeto de avaliação amostral na edição de 2019 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a indisponibilidade de dados públicos atualizados que tragam um panorama claro e abrangente da proficiência na etapa prejudica o monitoramento do cumprimento da meta e sua evolução no período. Isso dificulta, também, o controle social necessário para a efetivação da garantia do direito à aprendizagem desde os primeiros passos da Educação formal.

De olho da equidade

O sistema escolar brasileiro reproduz diversas desigualdades sociais. É importante evidenciá-las para que as políticas públicas sejam colocadas em prática de forma mais equitativa. Por isso, é essencial a análise de alguns recortes: por região, localidade, renda e raça/cor.

23,4%

dos alunos de Nível Socioeconômico (NSE) muito baixo e baixo apresentavam nível suficiente em Leitura, em 2016, proporção quase três vezes menor do que a do grupo de NSE alto e muito alto (68,2%).

24,8%

das crianças de NSE muito baixo e baixo situavam-se no patamar de proficiência suficiente, em Matemática, enquanto 68,6% dos alunos de NSE alto e muito alto alcançavam a mesma condição.

Alfabetização

Porcentagem de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental por nível de proficiência
Brasil – 2014 e 2016

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

Aproximadamente 22, a cada 100 crianças, situam-se no nível mais baixo de proficiência em Leitura, nas escolas públicas brasileiras.

LEITURA

Nível 122,2Nível 234,0Nível 332,6Nível 411,2Suficiente43,8
Nível 122,2Nível 234,0Nível 332,6Nível 411,2Suficiente43,8

2014

2016

Nível 121,7Nível 233,0Nível 332,3Nível 413,0Suficiente45,3
Nível 121,7Nível 233,0Nível 332,3Nível 413,0Suficiente45,3

ESCRITA

Nível 114,5Nível 217,2Nível 32,2Nível 457,9Nível 58,3Suficiente66,2
Nível 114,5Nível 217,2Nível 32,2Nível 457,9Nível 58,3Suficiente66,2

2016

MATEMÁTICA

23% das crianças situam-se no nível 1 de proficiência em Matemática.

Nível 124,3Nível 232,8Nível 317,8Nível 425,1Suficiente42,9
Nível 124,3Nível 232,8Nível 317,8Nível 425,1Suficiente42,9

2014

2016

Nível 123,0Nível 231,5Nível 318,4Nível 427,1Suficiente45,5
Nível 123,0Nível 231,5Nível 318,4Nível 427,1Suficiente45,5

Fonte: MEC/Inep/Daeb - Microdados da ANA. Elaboração: Todos Pela Educação.

Notas: 14A escala de notas de Leitura e Matemática é dividida em quatro níveis, com os níveis 3 e 4 considerados “suficientes”. Em Escrita, são cinco níveis, com os níveis 4 e 5 considerados “suficientes”. Cabe destacar que a nomenclatura ANA foi extinta, em 2019, e o novo Saeb passou a incluir a avaliação de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. e 15Conforme informado pelo Inep nos testes de Escrita, houve mudanças metodológicas entre as edições de 2014 e 2016, o que impossibilita a comparabilidade dos dados de Escrita. .

Os dados de alfabetização mostram que os problemas de aprendizagem na Educação Básica brasileira começam no início da trajetória escolar

Porcentagem de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental no nível suficiente de alfabetização por NSE da escola
Brasil – 2014 e 2016

A análise por NSE demonstra o impacto da desigualdade sobre os resultados de aprendizagem das crianças brasileiras, tanto em Leitura como em Escrita e em Matemática.

LEITURA

2014

2016

ESCRITA

MATEMÁTICA

Fonte: MEC/Inep/Daeb - Microdados da ANA. Elaboração: Todos Pela Educação.

Notas: 14A escala de notas de Leitura e Matemática é dividida em quatro níveis, com os níveis 3 e 4 considerados “suficientes”. Em Escrita, são cinco níveis, com os níveis 4 e 5 considerados “suficientes”. Cabe destacar que a nomenclatura ANA foi extinta, em 2019, e o novo Saeb passou a incluir a avaliação de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. e 15Conforme informado pelo Inep nos testes de Escrita, houve mudanças metodológicas entre as edições de 2014 e 2016, o que impossibilita a comparabilidade dos dados de Escrita. .

Às desigualdades socioeconômicas somam-se as disparidades regionais. A tabela a seguir permite ver com clareza as diferenças de aprendizagem das crianças brasileiras, conforme o estado e a região onde vivem

Alfabetização

Porcentagem de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental no nível suficiente de alfabetização – 2014 e 2016

Por unidades da federação

Unidade da federaçãoLeituraEscritaMatemática
20142016201620142016
Brasil43,845,366,142,945,5
Região Norte27,529,847,025,129,4
Rondônia39,140,061,538,740,7
Acre44,745,562,740,646,7
Amazonas29,933,747,528,132,6
Roraima33,829,048,431,129,2
Pará21,223,640,118,623,1
Amapá20,620,640,817,119,5
Tocantins35,635,457,632,234,5
Região Nordeste27,630,849,225,930,5
Maranhão18,622,740,116,322,7
Piauí24,229,146,121,228,0
Ceará52,254,870,748,751,7
Rio Grande do Norte29,132,359,224,430,6
Paraíba24,628,544,323,928,7
Pernambuco27,729,448,229,031,0
Alagoas21,123,843,620,124,1
Sergipe19,419,844,018,920,5
Bahia24,027,345,222,227,2
Região Sudeste56,756,378,557,157,3
Minas Gerais63,862,479,262,662,2
Espírito Santo50,352,674,949,353,6
Rio de Janeiro40,740,264,838,739,5
São Paulo59,658,782,961,760,8
Região Sul54,555,180,253,955,6
Paraná55,555,385,655,055,6
Santa Catarina60,860,884,860,762,2
Rio Grande do Sul49,851,171,048,851,2
Região Centro-Oeste47,748,870,545,148,1
Mato Grosso do Sul45,043,866,742,342,3
Mato Grosso45,346,772,043,346,3
Goiás48,149,769,144,848,6
Distrito Federal53,155,576,451,756,7

Fonte: MEC/Inep/Daeb - Microdados da ANA. Elaboração: Todos Pela Educação.

Notas: 14A escala de notas de Leitura e Matemática é dividida em quatro níveis, com os níveis 3 e 4 considerados “suficientes”. Em Escrita, são cinco níveis, com os níveis 4 e 5 considerados “suficientes”. Cabe destacar que a nomenclatura ANA foi extinta, em 2019, e o novo Saeb passou a incluir a avaliação de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. e 15Conforme informado pelo Inep nos testes de Escrita, houve mudanças metodológicas entre as edições de 2014 e 2016, o que impossibilita a comparabilidade dos dados de Escrita. .

Educação Especial/Inclusiva
Alfabetização no 2º ano
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