ALFABETIZAÇÃO ATÉ 8 ANOS
Metas do PNE
A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.
Os resultados das edições mais recentes da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), realizadas em 2014 e 2016, evidenciam que as dificuldades de aprendizagem das crianças brasileiras começam cedo. O País não consegue alfabetizar adequadamente a maioria da população dessa faixa etária.
Em 2016, mais especificamente, menos da metade dos alunos de 3º ano do Ensino Fundamental alcançou os níveis de proficiência suficientes em Leitura (45,3%) e em Matemática (45,5%).
Os números também mostraram com clareza que, mesmo nos anos iniciais da trajetória escolar, as diferenças socioeconômicas são marcantes e impactam o desempenho dos estudantes.
Apesar de a Alfabetização ter sido objeto de avaliação amostral na edição de 2019 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a indisponibilidade de dados públicos atualizados que tragam um panorama claro e abrangente da proficiência na etapa prejudica o monitoramento do cumprimento da meta e sua evolução no período. Isso dificulta, também, o controle social necessário para a efetivação da garantia do direito à aprendizagem desde os primeiros passos da Educação formal.
O sistema escolar brasileiro reproduz diversas desigualdades sociais. É importante evidenciá-las para que as políticas públicas sejam colocadas em prática de forma mais equitativa. Por isso, é essencial a análise de alguns recortes: por região, localidade, renda e raça/cor.
23,4%
dos alunos de Nível Socioeconômico (NSE) muito baixo e baixo apresentavam nível suficiente em Leitura, em 2016, proporção quase três vezes menor do que a do grupo de NSE alto e muito alto (68,2%).
24,8%
das crianças de NSE muito baixo e baixo situavam-se no patamar de proficiência suficiente, em Matemática, enquanto 68,6% dos alunos de NSE alto e muito alto alcançavam a mesma condição.
Alfabetização
Os dados de alfabetização mostram que os problemas de aprendizagem na Educação Básica brasileira começam no início da trajetória escolar
Porcentagem de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental no nível suficiente de alfabetização por NSE da escola
Brasil – 2014 e 2016
A análise por NSE demonstra o impacto da desigualdade sobre os resultados de aprendizagem das crianças brasileiras, tanto em Leitura como em Escrita e em Matemática.
LEITURA
2014
2016
ESCRITA
MATEMÁTICA
Fonte: MEC/Inep/Daeb - Microdados da ANA. Elaboração: Todos Pela Educação.
Notas: 14A escala de notas de Leitura e Matemática é dividida em quatro níveis, com os níveis 3 e 4 considerados “suficientes”. Em Escrita, são cinco níveis, com os níveis 4 e 5 considerados “suficientes”. Cabe destacar que a nomenclatura ANA foi extinta, em 2019, e o novo Saeb passou a incluir a avaliação de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. e 15Conforme informado pelo Inep nos testes de Escrita, houve mudanças metodológicas entre as edições de 2014 e 2016, o que impossibilita a comparabilidade dos dados de Escrita. .
Às desigualdades socioeconômicas somam-se as disparidades regionais. A tabela a seguir permite ver com clareza as diferenças de aprendizagem das crianças brasileiras, conforme o estado e a região onde vivem
Alfabetização
Porcentagem de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental no nível suficiente de alfabetização – 2014 e 2016
Por unidades da federação
Unidade da federação | Leitura | Escrita | Matemática | ||
---|---|---|---|---|---|
2014 | 2016 | 2016 | 2014 | 2016 | |
Brasil | 43,8 | 45,3 | 66,1 | 42,9 | 45,5 |
Região Norte | 27,5 | 29,8 | 47,0 | 25,1 | 29,4 |
Rondônia | 39,1 | 40,0 | 61,5 | 38,7 | 40,7 |
Acre | 44,7 | 45,5 | 62,7 | 40,6 | 46,7 |
Amazonas | 29,9 | 33,7 | 47,5 | 28,1 | 32,6 |
Roraima | 33,8 | 29,0 | 48,4 | 31,1 | 29,2 |
Pará | 21,2 | 23,6 | 40,1 | 18,6 | 23,1 |
Amapá | 20,6 | 20,6 | 40,8 | 17,1 | 19,5 |
Tocantins | 35,6 | 35,4 | 57,6 | 32,2 | 34,5 |
Região Nordeste | 27,6 | 30,8 | 49,2 | 25,9 | 30,5 |
Maranhão | 18,6 | 22,7 | 40,1 | 16,3 | 22,7 |
Piauí | 24,2 | 29,1 | 46,1 | 21,2 | 28,0 |
Ceará | 52,2 | 54,8 | 70,7 | 48,7 | 51,7 |
Rio Grande do Norte | 29,1 | 32,3 | 59,2 | 24,4 | 30,6 |
Paraíba | 24,6 | 28,5 | 44,3 | 23,9 | 28,7 |
Pernambuco | 27,7 | 29,4 | 48,2 | 29,0 | 31,0 |
Alagoas | 21,1 | 23,8 | 43,6 | 20,1 | 24,1 |
Sergipe | 19,4 | 19,8 | 44,0 | 18,9 | 20,5 |
Bahia | 24,0 | 27,3 | 45,2 | 22,2 | 27,2 |
Região Sudeste | 56,7 | 56,3 | 78,5 | 57,1 | 57,3 |
Minas Gerais | 63,8 | 62,4 | 79,2 | 62,6 | 62,2 |
Espírito Santo | 50,3 | 52,6 | 74,9 | 49,3 | 53,6 |
Rio de Janeiro | 40,7 | 40,2 | 64,8 | 38,7 | 39,5 |
São Paulo | 59,6 | 58,7 | 82,9 | 61,7 | 60,8 |
Região Sul | 54,5 | 55,1 | 80,2 | 53,9 | 55,6 |
Paraná | 55,5 | 55,3 | 85,6 | 55,0 | 55,6 |
Santa Catarina | 60,8 | 60,8 | 84,8 | 60,7 | 62,2 |
Rio Grande do Sul | 49,8 | 51,1 | 71,0 | 48,8 | 51,2 |
Região Centro-Oeste | 47,7 | 48,8 | 70,5 | 45,1 | 48,1 |
Mato Grosso do Sul | 45,0 | 43,8 | 66,7 | 42,3 | 42,3 |
Mato Grosso | 45,3 | 46,7 | 72,0 | 43,3 | 46,3 |
Goiás | 48,1 | 49,7 | 69,1 | 44,8 | 48,6 |
Distrito Federal | 53,1 | 55,5 | 76,4 | 51,7 | 56,7 |
Fonte: MEC/Inep/Daeb - Microdados da ANA. Elaboração: Todos Pela Educação.
Notas: 14A escala de notas de Leitura e Matemática é dividida em quatro níveis, com os níveis 3 e 4 considerados “suficientes”. Em Escrita, são cinco níveis, com os níveis 4 e 5 considerados “suficientes”. Cabe destacar que a nomenclatura ANA foi extinta, em 2019, e o novo Saeb passou a incluir a avaliação de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. e 15Conforme informado pelo Inep nos testes de Escrita, houve mudanças metodológicas entre as edições de 2014 e 2016, o que impossibilita a comparabilidade dos dados de Escrita. .