INAF - INDICADOR DE ALFABETISMO FUNCIONAL

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

Em 2018, o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) mostra que 71% da população brasileira pode ser considerada funcionalmente alfabetizada, dois pontos percentuais abaixo do índice registrado em 2015. Apesar desse recuo, vale destacar o crescimento, no mesmo período, das pessoas que estão no nível Proficiente (de 8% para 12%), o que significa que são capazes de elaborar textos de diferentes tipos e de interpretar tabelas e gráficos. No outro extremo, da parcela de analfabetos funcionais, observa-se o aumento de quatro pontos percentuais no nível mais baixo de alfabetismo.

Evolução do alfabetismo funcional da população de 15 a 64 anos

2001-2002 a 2018 (Em %)

2001-20022002-20032003-20042004-200520072009201120152018201221122121122534222626262728293031212532272035251212131111213776911121312882342234AnalfabetoRudimentarElementarIntermediárioProficienteveis
  • Analfabetos funcionais (Analfabeto e Rudimentar)
  • Funcionalmente alfabetizados (Elementar, Intermediário e Proficiente)
71% O Inaf divide esse grupo em três categorias: Elementar, Intermediário e Proficiente. A maior parte dos funcionalmente alfabetizados está na faixa Intermediária ou Elementar.
29% A maioria das pessoas deste grupo está no nível Rudimentar de alfabetização, em que são capazes de lidar com textos curtos, como bilhetes e anúncios.

O critério de arredondamento das frações dos resultados permite percentuais totais diferentes da soma dos números arredondados.

Fonte: Ação Educativa e Instituto Paulo Montenegro / Inaf.

Alfabetização - 15 anos ou mais
EJA – Educação de Jovens e Adultos
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