Pisa – PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES
Os resultados do Brasil na edição de 2018 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) apresentaram ligeira melhora, na comparação com os de 2015. No entanto, a variação se deu dentro da margem de erro e, por isso, o quadro é de estagnação.
Assim, destaca-se, por exemplo, que menos de um terço dos estudantes brasileiros alcançam um nível de proficiência adequado (Nível 2) em Matemática, enquanto a média dos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de 75,9%.
O Pisa é uma avaliação trienal aplicada a estudantes de 15 anos em cerca de 80 países, a maior parte deles da própria OCDE. O Brasil participa como país convidado e a aplicação do exame, em 2018, envolveu 597 escolas públicas e privadas e 10.961 alunos brasileiros.
Desempenho médio em Matemática, Ciências e Leitura no Pisa
Brasil e média dos países da OCDE - 2009-2018
Média OCDE
Brasil
Ciências
Leitura
Matemática
Porcentagem de estudantes acima do nível mínimo de proficiência (Nível 2)
Brasil e média dos países da OCDE - 2018
Média OCDE
Brasil
Fonte: OCDE/Education GPS. Elaboração: Todos Pela Educação.
Nota: 20As médias OCDE de Matemática e Ciências inclui todos os membros da OCDE, a Colômbia e exclui a Áustria. Já a média OCDE para Leitura inclui todos os membros da OCDE, a Colômbia e exclui a Áustria e a Espanha..