FINANCIAMENTO
Metas do PNE
A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.
O investimento público total em Educação, em 2017, foi equivalente a 6,3% do Produto Interno Bruto (PIB), que representa a soma monetária de todos os bens e serviços finais produzidos pelo País.
No entanto, o valor absoluto por aluno na Educação Básica brasileira ainda é consideravelmente inferior ao observado nos melhores sistemas educacionais do mundo. O gasto anual por aluno da rede pública na média dos países da OCDE, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, é 2,3 vezes maior do que o gasto médio por aluno da rede pública no Brasil, nessas etapas. A diferença é de quase cinco mil dólares por ano.
Também se verifica, no Brasil, uma diferença mais expressiva entre os gastos por aluno da Educação Básica e do Ensino Superior. O gasto por aluno do Ensino Superior é 3,8 vezes maior que o da Educação Básica no cenário brasileiro e 1,8 vez maior na média da OCDE.
Outra referência importante para se avaliar o investimento do Brasil em Educação são os valores empenhados e efetivamente despendidos por estados e municípios. Chama a atenção o fato de que, em 2020, mesmo diante da pandemia, estados e municípios reduziram consideravelmente suas despesas em Educação.
Investimento
Estimativa do percentual do investimento público total em Educação em relação ao Produto Interno Bruto (PIB)
Por nível de ensino – 2005-2017
A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.
Em doze anos, o percentual do investimento público total em Educação em relação ao PIB cresceu 1,8 ponto.
Ano | Todos os níveis de ensino | Níveis de ensino | |||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Educação Básica | Educação Infantil | Ensino Fundamental - Anos Iniciais | Ensino Fundamental - Anos Finais | Ensino Médio | Ensino Superior | ||
2005 | 4,5 | 3,6 | 0,4 | 1,5 | 1,2 | 0,5 | 0,9 |
2006 | 4,9 | 4,1 | 0,4 | 1,6 | 1,5 | 0,6 | 0,8 |
2007 | 5,1 | 4,2 | 0,4 | 1,6 | 1,5 | 0,7 | 0,9 |
2008 | 5,3 | 4,4 | 0,4 | 1,7 | 1,6 | 0,7 | 0,9 |
2009 | 5,6 | 4,7 | 0,4 | 1,8 | 1,7 | 0,8 | 0,9 |
2010 | 5,6 | 4,7 | 0,4 | 1,8 | 1,7 | 0,8 | 0,9 |
2011 | 5,8 | 4,8 | 0,5 | 1,7 | 1,6 | 1,0 | 1,0 |
2012 | 5,9 | 4,9 | 0,6 | 1,7 | 1,5 | 1,1 | 1,0 |
2013 | 6,0 | 4,9 | 0,6 | 1,6 | 1,5 | 1,1 | 1,1 |
2014 | 6,0 | 4,9 | 0,7 | 1,6 | 1,5 | 1,1 | 1,1 |
2015 | 6,2 | 4,9 | 0,7 | 1,6 | 1,4 | 1,1 | 1,3 |
2016 | 6,3 | 4,9 | 0,7 | 1,6 | 1,4 | 1,2 | 1,4 |
2017 | 6,3 | 4,8 | 0,7 | 1,6 | 1,3 | 1,2 | 1,5 |
Fonte: MEC/Inep/DEED.
Notas: 311 - Utilizaram-se os seguintes grupos de Natureza de Despesa: Pessoal Ativo e Encargos Sociais (inclusive a estimativa para complemento da aposentadoria futura do pessoal ativo), outras Despesas Correntes, Investimentos e Inversões Financeiras; 2 - Estão computados nos cálculos os recursos para bolsa de estudo, financiamento estudantil e a modalidade de aplicação: Transferências Correntes e de Capital ao Setor Privado; 3 - Não se incluem nessas informações as seguintes despesas: aposentadorias e reformas, pensões, juros e encargos da dívida, e amortizações da dívida da área educacional. e 321 - Os investimentos em Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e Educação Indígena foram distribuídos na Educação Infantil, no Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) e no Ensino Médio, dependendo do nível de ensino ao qual fazem referência. No Ensino Médio, estão computados os valores da Educação Profissional (concomitante, subsequente e integrado); 2 - A Educação Superior corresponde aos cursos superiores em Tecnologia, demais cursos de graduação (presencial e a distância, exceto cursos sequenciais) e cursos de pós-graduação stricto sensu - Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado (excetuando-se as especializações lato sensu); 3 - Esses dados referem-se aos investimentos em Educação consolidados do Governo Federal, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municípios; 4 - Para os anos de 2000 a 2003, estão contabilizados, na área educacional, os valores despendidos pelo Governo Federal para o Programa Bolsa Escola; 5 - Entre os anos de 2000 e 2005: para os dados estaduais, foi utilizado como fonte de informações um trabalho técnico realizado pelo Inep diretamente dos balanços financeiros de cada estado; para os dados municipais do mesmo período, utilizou-se uma metodologia baseada no percentual mínimo de aplicação de cada município, definido pela legislação vigente; 6 - A partir de 2006, utilizaram-se como fontes de dados estaduais e municipais o Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Educação (Siope), administrado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); 7 - Os dados da União foram coletados do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi/STN), para todos os anos; 8 - Para o cálculo dos valores de Investimentos Públicos em Educação, utilizaram-se as seguintes fontes de dados primários: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC); Secretaria do Tesouro Nacional (STN); FNDE; Balanço Geral dos Estados e do Distrito Federal; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Caixa Econômica Federal (CEF); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)..
Estimativa do investimento público direto em Educação por estudante, com valores atualizados para 2016 pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
Por nível de ensino – 2005-2017
Em doze anos, o investimento público direto em Educação por estudante mais do que duplicou.
Ano | Investimento Público Direto por Estudante R$ 1,00 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Todos os níveis de ensino | Níveis de ensino | ||||||
Educação Básica | Educação Infantil | Ensino Fundamental - Anos Iniciais | Ensino Fundamental - Anos Finais | Ensino Médio | Ensino Superior | ||
2005 | 3.221 | 2.730 | 2.650 | 3.095 | 2.880 | 1.850 | 21.083 |
2006 | 3.832 | 3.329 | 2.896 | 3.467 | 3.785 | 2.571 | 21.826 |
2007 | 4.475 | 3.897 | 3.510 | 4.075 | 4.301 | 3.119 | 23.062 |
2008 | 5.066 | 4.475 | 3.750 | 4.695 | 5.007 | 3.609 | 21.317 |
2009 | 5.572 | 4.899 | 3.756 | 5.297 | 5.530 | 3.805 | 23.941 |
2010 | 6.411 | 5.636 | 4.612 | 6.055 | 6.067 | 4.794 | 25.448 |
2011 | 7.013 | 6.109 | 5.458 | 6.267 | 6.284 | 5.941 | 27.113 |
2012 | 7.470 | 6.627 | 6.434 | 6.748 | 6.483 | 6.760 | 24.626 |
2013 | 7.993 | 7.081 | 7.003 | 7.112 | 7.034 | 7.147 | 27.554 |
2014 | 8.076 | 7.188 | 7.119 | 7.159 | 7.177 | 7.292 | 26.491 |
2015 | 7.959 | 6.982 | 7.051 | 6.880 | 6.862 | 7.262 | 25.403 |
2016 | 7.922 | 6.908 | 6.687 | 6.934 | 6.641 | 7.371 | 25.627 |
2017 | 8.043 | 6.823 | 6.239 | 6.877 | 6.562 | 7.496 | 28.640 |
Fonte: MEC/Inep/DEED.
Notas: 321 - Os investimentos em Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e Educação Indígena foram distribuídos na Educação Infantil, no Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) e no Ensino Médio, dependendo do nível de ensino ao qual fazem referência. No Ensino Médio, estão computados os valores da Educação Profissional (concomitante, subsequente e integrado); 2 - A Educação Superior corresponde aos cursos superiores em Tecnologia, demais cursos de graduação (presencial e a distância, exceto cursos sequenciais) e cursos de pós-graduação stricto sensu - Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado (excetuando-se as especializações lato sensu); 3 - Esses dados referem-se aos investimentos em Educação consolidados do Governo Federal, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municípios; 4 - Para os anos de 2000 a 2003, estão contabilizados, na área educacional, os valores despendidos pelo Governo Federal para o Programa Bolsa Escola; 5 - Entre os anos de 2000 e 2005: para os dados estaduais, foi utilizado como fonte de informações um trabalho técnico realizado pelo Inep diretamente dos balanços financeiros de cada estado; para os dados municipais do mesmo período, utilizou-se uma metodologia baseada no percentual mínimo de aplicação de cada município, definido pela legislação vigente; 6 - A partir de 2006, utilizaram-se como fontes de dados estaduais e municipais o Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Educação (Siope), administrado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); 7 - Os dados da União foram coletados do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi/STN), para todos os anos; 8 - Para o cálculo dos valores de Investimentos Públicos em Educação, utilizaram-se as seguintes fontes de dados primários: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC); Secretaria do Tesouro Nacional (STN); FNDE; Balanço Geral dos Estados e do Distrito Federal; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Caixa Econômica Federal (CEF); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). e 331 - Utilizaram-se os seguintes grupos de Natureza de Despesa: Pessoal Ativo e Encargos Sociais; outras Despesas Correntes; Investimentos e Inversões Financeiras; 2 - Não se incluem nessas informações as seguintes despesas: aposentadorias e reformas, pensões, recursos para bolsa de estudo e financiamento estudantil, despesas com juros e encargos da dívida e amortizações da dívida da área educacional e a modalidade de aplicação: Transferências Correntes e de Capital ao Setor Privado..
Gasto público anual direto por estudante da rede pública
Por etapa – 2015 – Países selecionados
Em dólares convertidos pela paridade de poder de compra, com equivalência de carga horária
No Brasil, o gasto com o estudante do Ensino Superior é quase quatro vezes maior do que o gasto com o estudante da Educação Básica. Essa diferença é duas vezes maior nos países da OCDE.
Educação Infantil e Ensino Fundamental | Ensino Médio | Ensino Superior | PIB per capita (2015) | |
---|---|---|---|---|
Luxemburgo | 20.892 | 19.808 | 48.907 | 110.261 |
Estados Unidos | 11.727 | 13.474 | 30.003 | 58.001 |
Reino Unido | 11.630 | 10.798 | 26.320 | 44.126 |
Finlândia | 9.305 | 8.543 | 17.591 | 44.934 |
Austrália | 9.546 | 12.028 | 20.344 | 50.238 |
Média da OCDE | 8.631 | 10.196 | 15.656 | 41.905 |
Itália | 8.426 | 8.969 | 11.257 | 39.927 |
Portugal | 7.380 | 9.469 | 11.766 | 31.608 |
Coreia do Sul | 11.047 | 13.247 | 10.109 | 39.575 |
Polônia | 6.757 | 6.655 | 9.687 | 27.985 |
Chile* | 5.064 | 4.909 | 8.406 | 23.350 |
Turquia | 4.134 | 3.528 | 8.901 | 26.696 |
Brasil | 3.762 | 3.986 | 14.261 | 14.326 |
México | 2.874 | 4.224 | 8.170 | 19.516 |
Colômbia* | 3.178 | 2.586 | 6.369 | 14.055 |
O gasto público anual por estudante da rede pública na média dos países da OCDE é mais do que o dobro do brasileiro, tanto na Educação Infantil e no Ensino Fundamental como no Ensino Médio.
Média da OCDE
Brasil
Fonte: OCDE/Education at a Glance e OECD Stats.
*Ano de referência: 2016.
Despesas estaduais anuais empenhadas e pagas na função Educação
Em R$ milhões de 2020 – 2015-2020
As despesas empenhadas pelos governos estaduais na função Educação caíram 9% de 2019 para 2020, em termos reais (queda de R$ 11,4 bilhões).
Empenhado
Pago
Fonte: Siconfi/Finbra - Contas Anuais (Anexo I-G - Despesas por Função). Elaboração: Todos Pela Educação.
Notas: 34Índice de correção dos valores: Preços de 2020 (IPCA) e 36Para cálculo, consideramos a “Função 12 – Educação”, a qual engloba dez subfunções: Administração Geral, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional, Ensino Superior, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Básica e Demais subfunções da Educação..
Despesas municipais anuais empenhadas e pagas na função Educação
Em R$ milhões de 2020 – 2015-2020
No conjunto dos municípios brasileiros, o total de despesas empenhadas na função Educação caiu, em termos reais, 6% entre 2019 e 2020 (queda de R$ 10,4 bilhões).
Empenhado
Pago
Fonte: Siconfi/Finbra - Contas Anuais (Anexo I-E - Despesas por Função). Elaboração: Todos Pela Educação.
Notas: 34Índice de correção dos valores: Preços de 2020 (IPCA), 36Para cálculo, consideramos a “Função 12 – Educação”, a qual engloba dez subfunções: Administração Geral, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional, Ensino Superior, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Básica e Demais subfunções da Educação. e 37Para fazer o cálculo consideramos apenas os municípios que possuíam despesas empenhadas e pagas para todos os anos da análise, ou seja, 4.776 (85,7%) municípios, os quais possuem 89,5% da população do país. Dos 794 municípios que não entraram na análise: 140 são da região Norte, correspondendo a 31,1% dos municípios da região; 361 são da região Nordeste, correspondendo a 20,1% dos municípios da região; 123 são da região Sudeste, correspondendo a 7,4% dos municípios da região; 72 são da região Sul, correspondendo a 6,0% dos municípios da região; e, por fim, 98 são da região Centro-Oeste, correspondendo a 21,0% dos municípios da região..
Em 2020, estados e municípios reduziram de forma significativa seus gastos em Educação
Despesas estaduais anuais empenhadas na função Educação – 2019-2020
Por unidades da federação (Em R$ milhões de 2020)
Unidade da federação | 2019 | 2020 | Variação % |
---|---|---|---|
Rondônia | 1.367 | 1.402 | 2,6 |
Acre | 1.466 | 1.335 | -8,9 |
Amazonas | 3.482 | 3.340 | -4,1 |
Roraima | 687 | 643 | -6,3 |
Pará | 3.767 | 3.740 | -0,7 |
Amapá | 1.183 | 1.144 | -3,3 |
Tocantins | 1.311 | 1.252 | -4,5 |
Maranhão | 2.813 | 2.660 | -5,4 |
Piauí | 1.688 | 1.294 | -23,3 |
Ceará | 3.443 | 3.082 | -10,5 |
Rio Grande do Norte | 1.515 | 1.396 | -7,8 |
Paraíba | 2.366 | 2.170 | -8,3 |
Pernambuco | 3.266 | 2.798 | -14,3 |
Alagoas | 1.366 | 1.193 | -12,6 |
Sergipe | 1.101 | 1.062 | -3,5 |
Bahia | 5.685 | 5.104 | -10,2 |
Minas Gerais | 9.950 | 8.819 | -11,4 |
Espírito Santo | 1.483 | 1.311 | -11,6 |
Rio de Janeiro | 6.849 | 5.455 | -20,4 |
São Paulo | 36.824 | 34.696 | -5,8 |
Paraná | 9.628 | 9.317 | -3,2 |
Santa Catarina | 3.884 | 3.562 | -8,3 |
Rio Grande do Sul | 3.986 | 3.736 | -6,3 |
Mato Grosso do Sul | 1.889 | 1.627 | -13,9 |
Mato Grosso | 2.871 | 2.684 | -6,5 |
Goiás | 5.690 | 3.524 | -38,1 |
Distrito Federal | 5.025 | 4.853 | -3,4 |
Fonte: Siconfi/Finbra - RREO (Anexo 2 - demonstrativo das despesas por função/subfunção). Elaboração: Todos Pela Educação.
Notas: 34Índice de correção dos valores: Preços de 2020 (IPCA) e 36Para cálculo, consideramos a “Função 12 – Educação”, a qual engloba dez subfunções: Administração Geral, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional, Ensino Superior, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Básica e Demais subfunções da Educação..
Despesas municipais anuais empenhadas na função Educação – 2019-2020
Por capitais (Em R$ milhões de 2020)
Capitais | 2019 | 2020 | Variação % |
---|---|---|---|
Porto Velho | 361 | 315 | -12,8 |
Rio Branco | 186 | 161 | -13,5 |
Manaus | 1.478 | 1.516 | 2,6 |
Boa Vista | 329 | 325 | -1,2 |
Belém | 524 | 508 | -2,9 |
Macapá | 199 | 208 | 4,9 |
Palmas | 323 | 320 | -1,1 |
São Luís | 700 | 687 | -1,8 |
Teresina | 592 | 523 | -11,7 |
Fortaleza | 1.546 | 1.557 | 0,7 |
Natal | 444 | 449 | 1,1 |
João Pessoa | 465 | 448 | -3,5 |
Recife | 1.051 | 938 | -10,8 |
Maceió | 357 | - | - |
Aracaju | 220 | 206 | -6,2 |
Salvador | 1.352 | 1.296 | -4,1 |
Belo Horizonte | 1.907 | 1.872 | -1,9 |
Vitória | 458 | 409 | -10,6 |
Rio de Janeiro | 5.100 | 4.841 | -5,1 |
São Paulo | 13.423 | 13.526 | 0,8 |
Curitiba | 1.364 | 1.306 | -4,3 |
Florianópolis | 525 | 459 | -12,5 |
Porto Alegre | 656 | 1.039 | 58,3* |
Campo Grande | 885 | 845 | -4,6 |
Cuiabá | 477 | 447 | -6,2 |
Goiânia | 1.028 | 983 | -4,4 |
*Segundo a LAI nº 004018-21-85, respondida pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Porto Alegre no dia 29/04/2021, as despesas empenhadas na função Educação aumentaram 58,3% porque os inativos da Educação saíram da função 009 - Previdência e, em 2020, passaram para a função 12 - Educação.
Fonte: Siconfi/Finbra - RREO (Anexo 2 - demonstrativo das despesas por função/subfunção). Elaboração: Todos Pela Educação.
Notas: 34Índice de correção dos valores: Preços de 2020 (IPCA) e 36Para cálculo, consideramos a “Função 12 – Educação”, a qual engloba dez subfunções: Administração Geral, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional, Ensino Superior, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Básica e Demais subfunções da Educação..
Evolução da Dotação Geral do MEC
Em R$ milhões – 2012-2020
Em 2020, o MEC obteve a menor dotação em valores reais do período analisado.
Valores Reais
Valores Correntes
Fonte: Tesouro Gerencial (SIAFI). Elaboração: Todos Pela Educação.
Nota: 35Índice de correção dos valores: Preços de 2021 (IPCA).
Evolução da Dotação com Educação Básica do MEC
Em R$ milhões – 2012-2020
O mesmo ocorreu com a dotação da Educação Básica: em 2020, observa-se o menor valor em termos reais.
Valores Reais
Valores Correntes
Fonte: Tesouro Gerencial (SIAFI). Elaboração: Todos Pela Educação.
Nota: 35Índice de correção dos valores: Preços de 2021 (IPCA).
Execução orçamentária do MEC e despesas com Educação Básica
Em R$ milhões – 2012-2020
EMPENHADO
Em 2020, com relação à dotação total do MEC, R$ 137,7 bilhões foram empenhados (96%) e R$ 116,6 bilhões foram pagos (81%) dentro do exercício.
MEC
Educação Básica
PAGO
Fonte: Tesouro Gerencial (SIAFI). Elaboração: Todos Pela Educação.
Nota: 34Índice de correção dos valores: Preços de 2020 (IPCA).