EDUCAÇÃO SUPERIOR
Metas do PNE
A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.
A análise das metas relativas ao Ensino Superior mostra a urgência de ampliação das oportunidades de acesso a essa etapa para um número significativamente maior de pessoas, bem como de implementação de políticas que mitiguem o impacto da desigualdade.
Apesar de a porcentagem de pessoas de 18 a 24 anos que frequentam o Ensino Superior ter avançado nos últimos anos (de 16,6%, em 2012, para 23,8%, em 2020), o índice ainda se mantém num patamar baixo.
Vale lembrar que, ao contrário da Educação Básica, a oferta no Ensino Superior se dá predominantemente na rede privada. Assim, a desigualdade de acesso é um fator ainda expressivo: 50,2% da parcela mais rica dessa faixa etária frequentava o Ensino Superior em 2020, o que representa 37 pontos percentuais acima do índice para os mais pobres, que é de 13,2%.
Na pós-graduação stricto sensu, os indicadores seguem avançando. A porcentagem de mestres e doutores no quadro de docentes da Educação Superior já superou as metas do PNE. Desde 2010, houve um aumento de 17,9 pontos percentuais no que se refere ao âmbito de mestrado ou doutorado. Atualmente, 83,4% do corpo docente é formado por profissionais que têm, no mínimo, mestrado.
O sistema escolar brasileiro reproduz diversas desigualdades sociais. É importante evidenciá-las para que as políticas públicas sejam colocadas em prática de forma mais equitativa. Por isso, é essencial a análise de alguns recortes: por região, localidade, renda e raça/cor.
9,8%
das pessoas de 18 a 24 anos com domicílio na zona rural frequentam o Ensino Superior. O mesmo vale para 25,9% dos que vivem na zona urbana.
34,4%
dos que têm 18 a 24 anos frequentam o Ensino Superior no Distrito Federal. O mesmo vale para 13,4% dos que residem em Alagoas.
Grandes números da Educação Superior – Brasil – 2019
Total | Público | Privado | |
---|---|---|---|
Ingressantes | 3.633.320 | 559.293 | 3.074.027 |
Matrículas | 8.603.824 | 2.080.146 | 6.523.678 |
Concluintes | 1.250.076 | 251.374 | 998.702 |
Docentes | 399.428 | 186.217 | 213.211 |
Instituições | 2.608 | 302 | 2.306 |
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo da Educação Superior. Elaboração: Todos Pela Educação.
Notas: 25Número total de docentes (em exercício e afastados). e 26Consideram-se as matrículas, os ingressos e os concluintes dos cursos de graduação..
Acesso
Porcentagem de pessoas que frequentam o Ensino Superior em relação à população de 18 a 24 anos
Brasil – 2012-2020
A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.
Fonte: IBGE/Pnad Contínua. Elaboração: Todos Pela Educação.
Porcentagem de pessoas de 18 a 24 anos que frequentam o Ensino Superior em relação à população dessa faixa etária
Brasil – 2012-2020
A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.
Fonte: IBGE/Pnad Contínua. Elaboração: Todos Pela Educação.
Porcentagem de pessoas de 18 a 24 anos que frequentam o Ensino Superior em relação à população dessa faixa etária
Brasil – 2020
A altura das barras representa a distância, em pontos percentuais, em relação ao quadro geral do País.
Fonte: IBGE/Pnad Contínua. Elaboração: Todos Pela Educação.
Notas: 9As categorias raça/cor, conforme autodeclaração do respondente – “Brancos”, “Pretos” e “Pardos” –, não esgotam as categorias de raça/cor levantadas pelo IBGE. As estatísticas “Amarelos”, “Indígenas” e “Não Declarado” não foram apuradas por não ter observações em quantidade suficiente para garantir a validade estatística. e 10A renda domiciliar per capita é calculada a partir de todos os rendimentos do trabalho dos moradores do domicílio exclusive o rendimento das pessoas cuja condição no domicílio era pensionista, empregado doméstico ou parente do empregado doméstico e crianças menores de 10 anos..
Saiba mais
O crescimento da Educação Superior no Brasil
Taxa bruta é a proporção do número de matrículas na Educação Superior em relação ao total da população na faixa etária de 18 a 24 anos.
Taxa líquida é a proporção do número de alunos de 18 a 24 anos na Educação Superior em relação ao total da população dessa faixa etária.
Formação
Porcentagem de mestres e doutores no corpo docente da Educação Superior – Brasil – 2010-2019
A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.
Mestres e doutores
Doutores
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo da Educação Superior. Elaboração: Todos Pela Educação.
Nota: 25Número total de docentes (em exercício e afastados)..
Número de mestres e doutores titulados
Brasil – 2010-2019
A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo da Educação Superior. Elaboração: Todos Pela Educação.
Nota: 25Número total de docentes (em exercício e afastados)..
Acesso
Porcentagem de pessoas de 18 a 24 anos que frequentam o Ensino Superior em relação à população dessa faixa etária – 2012-2020
Por unidades da federação
Unidade da federação | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Brasil | 16,6 | 17,1 | 18,2 | 19,3 | 20,7 | 19,9 | 21,8 | 21,5 | 23,8 |
Região Norte | 11,6 | 12,7 | 13,3 | 14,4 | 15,1 | 15,3 | 17,8 | 18,0 | 21,7 |
Rondônia | 14,4 | 15,1 | 16,1 | 16,9 | 17,7 | 17,2 | 21,6 | 21,6 | 22,3 |
Acre | 14,0 | 16,4 | 17,6 | 18,1 | 20,1 | 19,9 | 19,8 | 20,1 | 23,6 |
Amazonas | 13,6 | 14,1 | 14,7 | 15,6 | 18,1 | 15,7 | 18,1 | 19,3 | 19,4 |
Roraima | 22,4 | 19,2 | 19,3 | 25,4 | 19,0 | 22,5 | 23,7 | 22,1 | 17,4 |
Pará | 8,6 | 9,9 | 10,6 | 11,3 | 11,4 | 12,7 | 14,6 | 15,0 | 21,7 |
Amapá | 16,9 | 14,9 | 15,4 | 18,4 | 19,3 | 21,4 | 26,8 | 28,1 | 25,2 |
Tocantins | 12,5 | 15,9 | 15,9 | 18,4 | 19,7 | 18,7 | 21,9 | 17,5 | 26,6 |
Região Nordeste | 11,5 | 12,3 | 13,7 | 14,5 | 16,0 | 15,2 | 17,4 | 17,1 | 18,2 |
Maranhão | 7,7 | 8,5 | 8,1 | 10,2 | 11,7 | 12,5 | 15,2 | 14,4 | 15,6 |
Piauí | 14,3 | 15,8 | 16,2 | 16,7 | 19,0 | 19,8 | 21,2 | 23,1 | 20,8 |
Ceará | 12,8 | 14,1 | 15,5 | 15,5 | 15,8 | 16,7 | 17,7 | 19,8 | 21,5 |
Rio Grande do Norte | 12,6 | 14,4 | 17,2 | 19,5 | 17,6 | 18,5 | 22,5 | 20,9 | 19,2 |
Paraíba | 16,3 | 15,4 | 17,5 | 17,8 | 19,9 | 20,5 | 21,0 | 19,7 | 18,7 |
Pernambuco | 11,7 | 12,5 | 14,3 | 14,3 | 18,0 | 14,0 | 17,9 | 17,4 | 18,1 |
Alagoas | 11,3 | 10,7 | 13,2 | 13,6 | 15,0 | 13,0 | 17,8 | 14,0 | 13,4 |
Sergipe | 15,8 | 17,9 | 17,5 | 18,1 | 17,0 | 17,9 | 16,6 | 16,1 | 21,2 |
Bahia | 9,8 | 10,1 | 12,1 | 13,2 | 14,8 | 13,3 | 14,8 | 14,6 | 17,0 |
Região Sudeste | 18,5 | 19,3 | 20,1 | 21,6 | 23,7 | 21,4 | 23,3 | 23,2 | 25,8 |
Minas Gerais | 16,5 | 18,3 | 18,6 | 20,8 | 23,3 | 19,4 | 21,2 | 21,4 | 22,1 |
Espírito Santo | 18,3 | 16,5 | 17,9 | 19,3 | 21,5 | 20,3 | 21,1 | 21,1 | 23,5 |
Rio de Janeiro | 17,5 | 17,7 | 18,7 | 20,2 | 22,0 | 21,0 | 24,8 | 24,6 | 27,7 |
São Paulo | 19,9 | 20,6 | 21,5 | 22,8 | 24,7 | 22,8 | 24,1 | 23,7 | 26,9 |
Região Sul | 21,5 | 21,4 | 22,3 | 22,8 | 23,9 | 25,2 | 26,7 | 25,9 | 28,9 |
Paraná | 21,7 | 19,7 | 22,0 | 22,3 | 22,2 | 24,7 | 26,1 | 25,7 | 29,9 |
Santa Catarina | 21,6 | 21,9 | 23,8 | 23,9 | 25,2 | 26,2 | 27,0 | 28,3 | 29,1 |
Rio Grande do Sul | 21,2 | 22,9 | 21,7 | 22,7 | 24,8 | 25,2 | 27,1 | 24,7 | 27,5 |
Região Centro-Oeste | 21,9 | 21,8 | 23,2 | 24,2 | 24,1 | 25,2 | 26,9 | 25,4 | 28,2 |
Mato Grosso do Sul | 19,9 | 18,6 | 20,3 | 20,6 | 23,0 | 23,7 | 21,4 | 20,2 | 23,9 |
Mato Grosso | 19,3 | 20,6 | 19,8 | 21,4 | 23,0 | 22,1 | 23,8 | 20,8 | 26,0 |
Goiás | 19,9 | 19,3 | 22,2 | 23,6 | 21,2 | 23,6 | 26,0 | 24,7 | 28,2 |
Distrito Federal | 31,4 | 31,3 | 31,3 | 31,5 | 33,0 | 32,8 | 36,5 | 35,8 | 34,4 |
Fonte: IBGE/Pnad Contínua. Elaboração: Todos Pela Educação.
Formação
Porcentagem de mestres e doutores no corpo docente da Educação Superior – 2019
Por unidades da federação
Unidade da federação | Mestres e doutores | Doutores |
---|---|---|
Brasil | 83,4 | 45,6 |
Região Norte | 78,0 | 37,5 |
Rondônia | 67,7 | 27,6 |
Acre | 73,0 | 38,7 |
Amazonas | 80,4 | 36,3 |
Roraima | 82,8 | 41,5 |
Pará | 84,2 | 43,3 |
Amapá | 68,6 | 29,1 |
Tocantins | 72,2 | 34,6 |
Região Nordeste | 82,8 | 42,9 |
Maranhão | 74,2 | 33,8 |
Piauí | 79,7 | 36,0 |
Ceará | 84,8 | 41,5 |
Rio Grande do Norte | 84,7 | 49,7 |
Paraíba | 89,0 | 52,2 |
Pernambuco | 83,3 | 43,8 |
Alagoas | 79,0 | 38,8 |
Sergipe | 84,6 | 49,7 |
Bahia | 82,3 | 41,7 |
Região Sudeste | 84,5 | 48,1 |
Minas Gerais | 83,6 | 46,1 |
Espírito Santo | 83,3 | 41,8 |
Rio de Janeiro | 86,5 | 53,0 |
São Paulo | 84,3 | 47,8 |
Região Sul | 85,9 | 48,3 |
Paraná | 84,4 | 46,2 |
Santa Catarina | 81,4 | 41,5 |
Rio Grande do Sul | 91,1 | 55,8 |
Região Centro-Oeste | 78,4 | 41,9 |
Mato Grosso do Sul | 83,5 | 48,9 |
Mato Grosso | 71,7 | 37,7 |
Goiás | 77,9 | 37,2 |
Distrito Federal | 82,2 | 47,9 |
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo da Educação Superior. Elaboração: Todos Pela Educação
Nota: 25Número total de docentes (em exercício e afastados)..
Número de mestres e doutores titulados – 2019
Por unidades da federação
Unidade da federação | Mestres titulados | Doutores titulados |
---|---|---|
Brasil | 68.877 | 24.290 |
Região Norte | 3.873 | 782 |
Rondônia | 251 | 17 |
Acre | 166 | 17 |
Amazonas | 826 | 190 |
Roraima | 172 | 8 |
Pará | 1.917 | 478 |
Amapá | 132 | 16 |
Tocantins | 409 | 56 |
Região Nordeste | 13.822 | 3.939 |
Maranhão | 687 | 80 |
Piauí | 671 | 116 |
Ceará | 2.357 | 654 |
Rio Grande do Norte | 1.701 | 477 |
Paraíba | 1.818 | 544 |
Pernambuco | 2.548 | 973 |
Alagoas | 641 | 116 |
Sergipe | 738 | 201 |
Bahia | 2.661 | 778 |
Região Sudeste | 31.087 | 13.142 |
Minas Gerais | 7.495 | 2.551 |
Espírito Santo | 1.305 | 229 |
Rio de Janeiro | 7.799 | 3.105 |
São Paulo | 14.488 | 7.257 |
Região Sul | 14.524 | 4.883 |
Paraná | 5.349 | 1.516 |
Santa Catarina | 2.945 | 928 |
Rio Grande do Sul | 6.230 | 2.439 |
Região Centro-Oeste | 5.571 | 1.544 |
Mato Grosso do Sul | 1.026 | 239 |
Mato Grosso | 857 | 164 |
Goiás | 1.621 | 404 |
Distrito Federal | 2.067 | 737 |
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo da Educação Superior. Elaboração: Todos Pela Educação
Nota: 25Número total de docentes (em exercício e afastados)..