O que pensam os Diretores Escolares e os Secretários da Educação

No esforço de compreender a escola e seus desafios, é fundamental conhecer o pensamento de alunos e professores, mas também dos gestores escolares. Na última edição do Saeb, o Ministério da Educação/Inep incluiu questionários para Diretores Escolares e Secretários da Educação. Os resultados trazem um painel da visão dessas lideranças sobre aspectos como condições de funcionamento, gestão pedagógica, evasão e repetência, avaliação, formação e experiência profissional. Os resultados estão sintetizados neste infográfico.

Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano (Em %)

  • Recursos financeiros suficientes
    • Concordo fortemente 1,9
    • Concordo 28,9
    • Discordo 45,0
    • Discordo fortemente 15,5
    • Sem resposta 8,8
  • Docentes para todas as disciplinas
    • Concordo fortemente 15,1
    • Concordo 52,5
    • Discordo 19,7
    • Discordo fortemente 4,0
    • Sem resposta 8,8
  • Quantidade suficiente de pessoal administrativo
    • Concordo fortemente 7,2
    • Concordo 41,7
    • Discordo 31,5
    • Discordo fortemente 10,9
    • Sem resposta 8,8
  • Quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico
    • Concordo fortemente 7,6
    • Concordo 44,4
    • Discordo 30,1
    • Discordo fortemente 9,3
    • Sem resposta 8,7
  • Recursos pedagógicos suficientes
    • Concordo fortemente 4,0
    • Concordo 43,2
    • Discordo 38,1
    • Discordo fortemente 5,9
    • Sem resposta 8,8
  • Apoio da Secretaria de Educação
    • Concordo fortemente 12,2
    • Concordo 65,3
    • Discordo 12,0
    • Discordo fortemente 1,7
    • Sem resposta 9,0
  • Docentes foram assíduos
    • Concordo fortemente 9,6
    • Concordo 62,5
    • Discordo 16,9
    • Discordo fortemente 2,1
    • Sem resposta 8,9
  • Substituições dos docentes facilmente realizadas
    • Concordo fortemente 8,1
    • Concordo 48,5
    • Discordo 28,0
    • Discordo fortemente 6,6
    • Sem resposta 8,8
  • Troca de experiências entre diretores(as)
    • Concordo fortemente 18,7
    • Concordo 67,4
    • Discordo 4,7
    • Discordo fortemente 0,4
    • Sem resposta 8,8
Para quase 70% dos gestores, os recursos financeiros da escola foram insuficientes

Em relação à gestão pedagógica (Em %)

  • Estabelece metas de aprendizagem
    • Sim 84,1
    • Não 1,6
    • Não se aplica 0,6
    • Sem informação 13,7
  • Considera os resultados de avaliações externas
    • Sim 82,6
    • Não 2,3
    • Não se aplica 1,3
    • Sem informação 13,8
  • Os(As) estudantes são preparados(as) para as avaliações externas
    • Sim 83,9
    • Não 7,2
    • Não se aplica
    • Sem informação 8,9
  • Há metas para os indicadores externos
    • Sim 80,0
    • Não 4,5
    • Não se aplica 1,7
    • Sem informação 13,8

Neste ano, para a redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola (Em %)

  • Contato com os familiares do(a) estudante
    • Muito efetiva 30,7
    • Efetiva 46,3
    • Pouco efetiva 10,8
    • Nada efetiva 0,5
    • Não foi realizada esta ação 2,9
    • Sem informação 8,8
  • Ir à residência do(a) estudante
    • Muito efetiva 10,0
    • Efetiva 35,1
    • Pouco efetiva 22,1
    • Nada efetiva 2,6
    • Não foi realizada esta ação 21,3
    • Sem informação 8,9
  • Informar ao Conselho Tutelar
    • Muito efetiva 21,6
    • Efetiva 42,0
    • Pouco efetiva 16,2
    • Nada efetiva 2,5
    • Não foi realizada esta ação 8,7
    • Sem informação 9,0
Contatar os familiares e informar o Conselho Tutelar são medidas efetivas para combater o abandono escolar, segundo a pesquisa

Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola (Em %)

  • Oferta de reforço escolar
    • Muito efetiva 16,8
    • Efetiva 45,1
    • Pouco efetiva 15,9
    • Nada efetiva 1,8
    • Não foi realizada esta ação 11,5
    • Sem informação 8,9
  • Colaboração entre os(as) estudantes
    • Muito efetiva 18,7
    • Efetiva 60,0
    • Pouco efetiva 10,8
    • Nada efetiva 0,5
    • Não foi realizada esta ação 1,2
    • Sem informação 8,9
  • Revisão dos procedimentos de avaliação
    • Muito efetiva 17,1
    • Efetiva 64,6
    • Pouco efetiva 8,0
    • Nada efetiva 0,3
    • Não foi realizada esta ação 1,1
    • Sem informação 9,0
  • Revisão das práticas pedagógicas
    • Muito efetiva 19,1
    • Efetiva 63,7
    • Pouco efetiva 7,5
    • Nada efetiva 0,3
    • Não foi realizada esta ação 0,6
    • Sem informação 8,9
A revisão das práticas pedagógicas é considerada a medida mais efetiva para reduzir a repetência escolar

Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas (Em %)

  • Bullying
    • Sim 73,1
    • Não 18,4
    • Sem informação 8,5
  • Machismo
    • Sim 15,8
    • Não 75,7
    • Sem informação 8,5
  • Homofobia
    • Sim 26,1
    • Não 65,4
    • Sem informação 8,5
  • Educação ambiental
    • Sim 72,6
    • Não 18,9
    • Sem informação 8,5
  • Desigualdades sociais
    • Sim 35,9
    • Não 55,7
    • Sem informação 8,5
  • Relações étnico-raciais/racismo
    • Sim 48,0
    • Não 43,6
    • Sem informação 8,5

Fonte: MEC/Inep/DEED- Microdados do Saeb. Elaboração: Todos Pela Educação.

73,1% das escolas têm programas de combate ao bullying

Experiência profissional do Secretário Municipal de Educação (Em %)

Mais alto nível de escolaridade concluído

0,1 Ensino Fundamental

2,9 Ensino Médio

21,3 Graduação

66,4 Especialização

6,6 Mestrado

1,2 Doutorado

1,6 Sem informação

66,4% dos gestores dizem ter especialização

Formação relacionada ao
campo educacional

2,9 disseram “Sim”

6,7 disseram que “Não se aplica”

88,5 disseram “Não”

1,9 sem informação

Cargos exercidos, além da função de Secretário da Educação

83,9 disseram “Sim”

1,7 sem informação

14,4 disseram “Não”

Com relação à EDUCAÇÃO INFANTIL, a Secretaria possui (Em %)

Cálculo da demanda por vagas?

73,7 disseram “Sim”

5,2 sem informação

21,2 disseram “Não”

Programa para garantia de acesso?

59,1 disseram “Sim”

5,9 sem informação

35,0 disseram “Não”

Com relação à avaliação (Em %)

Secretarias orientam a preparação dos alunos para as avaliações externas

96,2 disseram “Sim”

0,3 sem informação

3,5 disseram “Não”

Secretarias realizam avaliação municipal
das escolas

53,0 disseram “Sim”

0,4 sem informação

46,6 disseram “Não”

Indique quais profissionais vinculados à sua Secretaria possuem plano de carreira (Em %)

  • Auxiliares e assistentes da Educação Infantil
    • Sim 32,9
    • Não 40,8
    • Não se aplica 23,2
    • Sem informação 3,1
  • Professores(as) da Educação Infantil
    • Sim 93,0
    • Não 3,5
    • Não se aplica 3,0
    • Sem informação 0,5
  • Professores(as) do Ensino Fundamental
    • Sim 94,1
    • Não 2,7
    • Não se aplica 2,7
    • Sem informação 0,4
  • Professores(as) do Ensino Médio
    • Sim 3,0
    • Não 11,5
    • Não se aplica 77,6
    • Sem informação 7,9
  • Profissionais não docentes
    • Sim 39,2
    • Não 31,7
    • Não se aplica 25,2
    • Sem informação 3,9

Quando perguntados se os professores, com jornada de 40 horas semanais, recebem um vencimento básico inicial igual ou superior a R$ 2.557,74 por mês, os entrevistados responderam (Em %):

75,9 disseram “Sim”

16,0 disseram “Não”

8,1 sem informação

Fonte:MEC/Inep/DEED-Microdados do Saeb. Elaboração: Todos Pela Educação.

Gestão Democrática
Financiamento
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