Brasil

Para melhor compreensão do cenário educacional brasileiro, este infográfico busca oferecer um panorama geral que vai do número de crianças e jovens na escola aos resultados das avaliações de aprendizagem, com destaque para as desigualdades que ainda persistem nas diversas etapas de ensino, passando pela formação dos professores. Na seção Estados, Distrito Federal e Capitais, você encontra um retrato semelhante para cada um dos 26 estados e para o Distrito Federal.

Número de crianças e jovens na escola por faixa etária

De 0 a 3 anos – 2019
Total: 3.879.681
37,0% das crianças de 0 a 3 anos estão na escola
De 4 e 5 anos – 2019
Total: 5.091.932
94,1% das crianças de 4 e 5 anos estão na escola
De 6 a 14 anos – 2020
Total: 25.048.738
99,4% das crianças e dos jovens de 6 a 14 anos estão na escola
15 a 17 anos – 2020
Total: 8.290.471
94,5% dos jovens de 15 a 17 anos estão na escola

Distorção idade-série – 2020

Ensino Fundamental
15,5%
Ensino Médio
26,2%
A distorção idade-série traz a porcentagem de alunos com dois anos ou mais de atraso em relação à série/ano adequado

Docentes

Professores da Educação Básica – 2020
Total: 2.189.005
Por nível de escolaridade
  • 43,6% têm Ensino Superior sem Pós-Graduação
  • 43,0% têm Ensino Superior com Pós-Graduação
  • 8,4% têm Ensino Médio Normal/Magistério
  • 4,8% têm Ensino Médio
  • 0,2% têm Ensino Fundamental
1,7 milhão
está na Rede Pública
548 mil
estão na Rede Privada

Porcentagem de turmas em que os professores têm formação compatível com a disciplina que lecionam

EF – Anos FinaisEnsino Médio
Total
60,7
67,4
Matemática
62,9
77,2
Língua Portuguesa
71,3
83,8

Gestão

Diretores da Educação Básica – 2020
Total: 161.183
Por critério de acesso a cargo/função
  • 49,1% Exclusivamente por indicação/escolha da gestão
  • 15,4% Exclusivamente por processo eleitoral com a participação da comunidade escolar
  • 12,7% Ser proprietário ou sócio-proprietário da escola
  • 7,3% Processo seletivo qualificado e escolha/nomeação da gestão
  • 6,4% Concurso público específico para o cargo de gestor escolar
  • 5,0% Processo seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar
  • 4,1% Outro

Financiamento

6,3%
é a estimativa de investimento público total em Educação em relação ao PIB (2017)
268,9 bilhões
é o total das despesas estaduais e municipais empenhadas na função Educação em 2020

No Brasil, de cada

100

estudantes que ingressam na escola

93

concluem o Ensino Fundamental 1 aos 12 anos

Ao final desta etapa de ensino:

61,1%
têm aprendizagem adequada em Língua Portuguesa
51,5%
têm aprendizagem adequada em Matemática
82

concluem o Ensino Fundamental 2 aos 16 anos

Ao final desta etapa de ensino:

41,4%
têm aprendizagem adequada em Língua Portuguesa
24,4%
têm aprendizagem adequada em Matemática
69

concluem o Ensino Médio aos 19 anos

Ao final desta etapa de ensino:

37,1%
têm aprendizagem adequada em Língua Portuguesa
10,3%
têm aprendizagem adequada em Matemática

De olho na equidade

Taxa de atendimento

0 a 3 anos – 2019

25% mais ricos
54,3%
25% mais pobres
27,8%

4 e 5 anos – 2019

25% mais ricos
98,3%
25% mais pobres
92,6%

6 a 14 anos – 2020

25% mais ricos
99,8%
25% mais pobres
99,2%

15 a 17 anos – 2020

25% mais ricos
99,2%
25% mais pobres
93,4%

Taxa de conclusão

Ensino Fundamental
Anos Iniciais com 12 anos – 2020

25% mais ricos
97,9%
25% mais pobres
90,6%

Ensino Fundamental
Anos Finais com 16 anos – 2020

25% mais ricos
96,7%
25% mais pobres
78,2%

Ensino Médio
com 19 anos – 2020

25% mais ricos
92,6%
25% mais pobres
58,8%
Nesta seção, trazemos os principais resultados da Educação pelo recorte de renda, a fim de demonstrar as iniquidades do sistema educacional

Alunos com aprendizagem adequada no Saeb - Rede Total

Língua Portuguesa

5º ano do Ensino Fundamental – 2019

Nível Socioeconômico – NSE alto
80,6%
Nível Socioeconômico – NSE baixo
38,2%

9º ano do Ensino Fundamental – 2019

Nível Socioeconômico – NSE alto
58,9%
Nível Socioeconômico – NSE baixo
26,2%

3ª série do Ensino Médio – 2019

Nível Socioeconômico – NSE alto
57,6%
Nível Socioeconômico – NSE baixo
28,2%

Matemática

5º ano do Ensino Fundamental – 2019

Nível Socioeconômico – NSE alto
73,9%
Nível Socioeconômico – NSE baixo
29,7%

9º ano do Ensino Fundamental – 2019

Nível Socioeconômico – NSE alto
39,4%
Nível Socioeconômico – NSE baixo
13,5%

3ª série do Ensino Médio – 2019

Nível Socioeconômico – NSE alto
19,2%
Nível Socioeconômico – NSE baixo
4,9%

Dados Gerais

Para que seja possível compreender os principais obstáculos presentes no contexto da Educação no Brasil, o ponto de partida é a descrição de sua magnitude e abrangência, especialmente no que se refere ao número de alunos, de professores e de escolas existentes no País.

Matrículas – 2020

Rede PúblicaRede PrivadaTodas as redes
Rede federalRede estadualRede municipalTotalRede conveniadaRede não conveniadaTotal
Educação Básica405.99715.199.50022.898.61138.504.108974.1207.817.0668.791.18647.295.294
Creche9463.2812.439.0762.443.303615.585593.1011.208.6863.651.989
Pré-Escola1.39955.4674.000.7094.057.575148.757971.4741.120.2315.177.806
Educação Infantil2.34558.7486.439.7856.500.878764.3421.564.5752.328.9178.829.795
Anos Iniciais do Ensino Fundamental6.9071.892.37410.078.53511.977.816105.2002.707.3992.812.59914.790.415
Anos Finais do Ensino Fundamental15.8654.944.0645.131.67810.091.60734.6151.802.1931.836.80811.928.415
Ensino Fundamental22.7726.836.43815.210.21322.069.423139.8154.509.5924.649.40726.718.830
Ensino Médio233.3306.351.44440.0306.624.80419.468906.481925.9497.550.753

Fonte: MEC/Inep/DEED- Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Notas: 1O mesmo aluno pode ter mais de uma matrícula., 2Apenas são consideradas as turmas de escolarização, excluindo turmas de Atendimento Complementar e Atendimento Educacional Especializado (AEE). e 3O total do Ensino Médio inclui matrículas do Ensino Médio Propedêutico, Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) e Ensino Médio Normal/Magistério..

Docentes – 2020

Rede PúblicaRede PrivadaTodas as redes
Rede federalRede estadualRede municipalTotal
Educação Básica36.925638.9741.133.2641.711.932547.8632.189.005
Creche110487196.912197.503109.470306.239
Pré-Escola1723.405237.151240.71588.697328.036
Educação Infantil2593.845409.478413.550182.945593.087
Anos Iniciais do Ensino Fundamental69095.489475.466562.720194.265748.051
Anos Finais do Ensino Fundamental1.671307.376328.950614.641160.723753.431
Ensino Fundamental2.255387.661747.4081.095.755318.3441.378.812
Ensino Médio28.842387.3763.165418.549102.732505.782

Fonte: MEC/Inep/DEED- Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Notas: 6São considerados apenas os docentes em atividade que atuam em turmas de escolarização. e 7Os professores são contados uma única vez em cada etapa/modalidade de ensino e em cada Unidade da Federação (UF), região e no País, porém, podem atuar em mais de uma etapa/modalidade de ensino e em mais de uma UF ou região..

Aproximadamente 80% dos professores da Educação Básica estão nas redes públicas de ensino

Estabelecimentos – 2020

Rede PúblicaRede PrivadaTodas as redes
Rede federalRede estadualRede municipalTotalRede conveniadaRede não conveniadaTotal
Educação Básica70029.888107.899138.4877.58733.45941.046179.533
Creche1813042.39142.5396.35322.00228.35570.894
Pré-Escola2179271.61972.4322.93825.64228.580101.012
Educação Infantil2282080.03180.8736.68126.43133.112113.985
Anos Iniciais do Ensino Fundamental2510.39773.93984.3611.62522.09423.719108.080
Anos Finais do Ensino Fundamental3918.66628.76947.47432913.80514.13461.608
Ensino Fundamental4622.00578.046100.0971.69823.04524.743124.840
Ensino Médio59919.71818320.5001948.2398.43328.933

Fonte: MEC/Inep/DEED- Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Notas: 4São excluídos os estabelecimentos que não estão em atividade ou que não têm turmas de escolarização. e 5O mesmo estabelecimento pode ter mais de uma etapa/modalidade de ensino. .

Infraestrutura dos estabelecimentos (Rede total) – 2020 (Em %)

RecursosCrechePré-EscolaEducação InfantilAnos Iniciais do Ensino FundamentalAnos Finais do Ensino FundamentalEnsino FundamentalEnsino Médio
Infraestrutura básica
Água potável97,094,895,392,592,993,194,3
Esgoto sanitário96,994,394,892,795,193,598,6
Banheiro98,096,796,895,596,495,896,7
Banheiro adequado à Educação Infantil66,852,254,7----
Energia elétrica99,497,798,096,697,897,099,7
Espaços de aprendizagem e equipamentos
Parque Infantil58,145,648,2----
Quadra de esportes---39,561,644,376,9
Biblioteca e/ou sala de leitura---52,573,357,088,4
Laboratório de Ciências---10,325,413,550,9
Laboratório de Informática---35,254,840,376,2
Acesso à internet - Para uso dos alunos---31,847,935,666,7

Fonte: MEC/Inep/DEED- Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Notas: 4São excluídos os estabelecimentos que não estão em atividade ou que não têm turmas de escolarização. e 5O mesmo estabelecimento pode ter mais de uma etapa/modalidade de ensino. .

Equipamentos essenciais, como parque infantil, quadra esportiva e biblioteca, ainda não estão presentes na maioria das escolas brasileiras

A Educação Brasileira em 2020
Distribuição de Matrículas
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