Ao abordar, em mais de uma de suas metas, as populações do campo, as áreas indígenas e os remanescentes de quilombos, o PNE tem propósitos claros. O objetivo é promover o acesso à escola, a elevação da escolaridade e a promoção da qualidade, sempre tendo em vista a superação das desigualdades. Para isso, as estratégias do plano buscam assegurar uma inclusão efetiva, com projetos elaborados especificamente para esses grupos e material pedagógico adequado.
O PNE prevê a preservação da identidade cultural e a participação da comunidade na definição do modelo de organização pedagógica e de gestão das instituições de ensino
Campo
5.177.972
é o total de matrículas na zona rural
São 4.424
municípios com matrículas na zona rural
As regiões Nordeste, Sudeste e Sul concentram as matrículas em áreas rurais
2.570*
municípios têm projetos voltados para essa população
54.403
escolas na zona rural
7.992
utilizam materiais pedagógicos para a Educação do Campo
Infraestrutura (Em %)
Água potável | 87,9% |
Banheiro | 91,2% |
Energia elétrica | 93,0% |
Esgoto | 85,3% |
Distribuição por região
Norte | 2.079 |
Nordeste | 3.243 |
Sudeste | 1.015 |
Sul | 1.131 |
Centro-Oeste | 524 |
Somente 15% das escolas da zona rural utilizam material pedagógico para Educação do Campo.
Indígenas
250.884
é o total de matrículas em terras indígenas
São 420
municípios com matrículas em terras indígenas
As matrículas em áreas indígenas estão espalhadas por todo o território nacional
279*
municípios têm projetos voltados para essa população
3.363
escolas em terras indígenas
1.214
utilizam materiais pedagógicos para a Educação Indígena
Infraestrutura (Em %)
Água potável | 60,8% |
Banheiro | 55,5% |
Energia elétrica | 67,6% |
Esgoto | 49,8% |
Distribuição por região
Norte | 673 |
Nordeste | 265 |
Sudeste | 38 |
Sul | 77 |
Centro-Oeste | 161 |
A região Norte se destaca com a maior quantidade de escolas com material pedagógico para Educação Indígena.
Quilombolas
260.087
é o total de matrículas em áreas remanescentes de quilombos
São 657
municípios com matrículas em áreas remanescentes de quilombos
Os estados da região Nordeste preservam muitas áreas de quilombos
484*
municípios têm projetos voltados para essa população
2.523
escolas em áreas remanescentes de quilombos
365
utilizam materiais pedagógicos para a Educação das relações étnico-raciais
Infraestrutura (Em %)
Água potável | 90,4% |
Banheiro | 94,2% |
Energia elétrica | 97,7% |
Esgoto | 89,8% |
Distribuição por região
Norte | 64 |
Nordeste | 189 |
Sudeste | 52 |
Sul | 31 |
Centro-Oeste | 29 |
Das escolas que utilizam material sobre relações étnico-raciais, a maioria está localizada na região Nordeste.
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar 2020. *IBGE/Munic 2018. Elaboração: Todos Pela Educação.