SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica

Instituído em 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é o principal instrumento de análise da qualidade do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nas esferas municipal, estadual e federal. Nos gráficos a seguir, é possível acompanhar a aprendizagem dos alunos nas diversas unidades da federação.

Porcentagem de alunos com aprendizagem adequada no Saeb (Rede total) – 2007 e 2019
Por Unidades da Federação

Varição entre 2007 e 2019
Porcentagem em 2007
Porcentagem em 2019
Língua Portuguesa
Matemática
Porcentagem em 2019
Porcentagem em 2007
Varição entre 2007 e 2019

5º ano do Ensino Fundamental

    • Rondônia
      0 100
      31
      22
      53
      27
      17
      44
    • Acre
      0 100
      36
      24
      61
      36
      16
      51
    • Amazonas
      0 100
      29
      20
      49
      23
      14
      38
    • Roraima
      0 100
      26
      22
      49
      23
      16
      39
    • Pará
      0 100
      24
      15
      39
      16
      11
      27
    • Amapá
      0 100
      25
      16
      40
      16
      10
      26
    • Tocantins
      0 100
      31
      20
      51
      28
      15
      43
    • Maranhão
      0 100
      21
      16
      37
      14
      13
      27
    • Piauí
      0 100
      32
      20
      53
      28
      16
      44
    • Ceará
      0 100
      46
      21
      67
      40
      15
      55
    • Rio Grande do Norte
      0 100
      31
      14
      45
      21
      11
      32
    • Paraíba
      0 100
      31
      19
      51
      25
      16
      40
    • Pernambuco
      0 100
      31
      21
      51
      25
      16
      41
    • Alagoas
      0 100
      35
      13
      48
      31
      10
      41
    • Sergipe
      0 100
      24
      19
      43
      18
      15
      33
    • Bahia
      0 100
      27
      20
      48
      20
      16
      36
    • Minas Gerais
      0 100
      33
      35
      68
      28
      32
      60
    • Espírito Santo
      0 100
      32
      33
      65
      28
      28
      56
    • Rio de Janeiro
      0 100
      31
      34
      64
      24
      28
      51
    • São Paulo
      0 100
      36
      38
      73
      34
      33
      67
    • Paraná
      0 100
      36
      37
      73
      33
      34
      67
    • Santa Catarina
      0 100
      37
      35
      72
      31
      31
      62
    • Rio Grande do Sul
      0 100
      34
      33
      67
      27
      28
      56
    • Mato Grosso do Sul
      0 100
      29
      31
      60
      22
      26
      48
    • Mato Grosso
      0 100
      31
      26
      57
      24
      21
      45
    • Goiás
      0 100
      40
      27
      66
      33
      21
      54
    • Distrito Federal
      0 100
      27
      46
      73
      26
      39
      65

Fonte: MEC/Inep/DAEB - Microdados do Saeb. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota: 30.

Porcentagem de alunos com aprendizagem adequada no Saeb (Rede total) – 2007 e 2019
Por Unidades da Federação

Porcentagem em 2007
Porcentagem em 2019
Variação entre 2007 e 2019
Porcentagem em 2007
Porcentagem em 2019
Variação entre 2007 e 2019

5º ano do Ensino Fundamental

Língua Portuguesa
Matemática
0 100
0 100
    • 22
      53
      31
      Rondônia
      27
      17
      44
    • 24
      61
      36
      Acre
      36
      16
      51
    • 20
      49
      29
      Amazonas
      23
      14
      38
    • 22
      49
      26
      Roraima
      23
      16
      39
    • 15
      39
      24
      Pará
      16
      11
      27
    • 16
      40
      25
      Amapá
      16
      10
      26
    • 20
      51
      31
      Tocantins
      28
      15
      43
    • 16
      37
      21
      Maranhão
      14
      13
      27
    • 20
      53
      32
      Piauí
      28
      16
      44
    • 21
      67
      46
      Ceará
      40
      15
      55
    • 14
      45
      31
      Rio Grande do Norte
      21
      11
      32
    • 19
      51
      31
      Paraíba
      25
      16
      40
    • 21
      51
      31
      Pernambuco
      25
      16
      41
    • 13
      48
      35
      Alagoas
      31
      10
      41
    • 19
      43
      24
      Sergipe
      18
      15
      33
    • 20
      48
      27
      Bahia
      20
      16
      36
    • 35
      68
      33
      Minas Gerais
      28
      32
      60
    • 33
      65
      32
      Espírito Santo
      28
      28
      56
    • 34
      64
      31
      Rio de Janeiro
      24
      28
      51
    • 38
      73
      36
      São Paulo
      34
      33
      67
    • 37
      73
      36
      Paraná
      33
      34
      67
    • 35
      72
      37
      Santa Catarina
      31
      31
      62
    • 33
      67
      34
      Rio Grande do Sul
      27
      28
      56
    • 31
      60
      29
      Mato Grosso do Sul
      22
      26
      48
    • 26
      57
      31
      Mato Grosso
      24
      21
      45
    • 27
      66
      40
      Goiás
      33
      21
      54
    • 46
      73
      27
      Distrito Federal
      26
      39
      65

Fonte: MEC/Inep/DAEB - Microdados do Saeb. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota: 30Para “nível de aprendizado adequado”, foram considerados os parâmetros estabelecidos pelo Todos Pela Educação, definidos como pontuações mínimas na escala do Saeb. São consideradas as seguintes notas de corte em Língua Portuguesa: 200, 275 e 300, para o 5º ano do Ensino Fundamental, 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, respectivamente. Para Matemática, as notas de corte são: 225, 300 e 350, para o 5º ano do Ensino Fundamental, 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, respectivamente..

O Ceará é o que mais se destaca, tanto em Língua Portuguesa como em Matemática

Porcentagem de alunos com aprendizagem adequada no Saeb (Rede total) – 2007 e 2019
Por Unidades da Federação

Varição entre 2007 e 2019
Porcentagem em 2007
Porcentagem em 2019
Língua Portuguesa
Matemática
Porcentagem em 2019
Porcentagem em 2007
Varição entre 2007 e 2019

9º ano do Ensino Fundamental

    • Rondônia
      0 100
      22
      14
      36
      10
      9
      20
    • Acre
      0 100
      24
      13
      37
      12
      6
      18
    • Amazonas
      0 100
      17
      15
      31
      6
      8
      14
    • Roraima
      0 100
      11
      14
      25
      5
      8
      13
    • Pará
      0 100
      12
      13
      25
      4
      7
      11
    • Amapá
      0 100
      13
      12
      25
      4
      4
      8
    • Tocantins
      0 100
      19
      14
      32
      12
      7
      19
    • Maranhão
      0 100
      12
      11
      24
      4
      6
      11
    • Piauí
      0 100
      22
      16
      37
      12
      12
      24
    • Ceará
      0 100
      34
      14
      48
      19
      9
      28
    • Rio Grande do Norte
      0 100
      18
      15
      33
      7
      10
      17
    • Paraíba
      0 100
      22
      12
      35
      11
      8
      18
    • Pernambuco
      0 100
      24
      13
      36
      12
      9
      21
    • Alagoas
      0 100
      24
      9
      33
      14
      5
      19
    • Sergipe
      0 100
      18
      14
      32
      8
      9
      17
    • Bahia
      0 100
      16
      15
      30
      6
      9
      15
    • Minas Gerais
      0 100
      20
      25
      45
      9
      20
      29
    • Espírito Santo
      0 100
      23
      23
      45
      12
      18
      30
    • Rio de Janeiro
      0 100
      21
      23
      44
      12
      15
      27
    • São Paulo
      0 100
      25
      24
      49
      14
      17
      30
    • Paraná
      0 100
      24
      23
      47
      12
      18
      30
    • Santa Catarina
      0 100
      27
      22
      49
      15
      17
      32
    • Rio Grande do Sul
      0 100
      23
      24
      47
      11
      16
      27
    • Mato Grosso do Sul
      0 100
      17
      22
      39
      8
      15
      23
    • Mato Grosso
      0 100
      19
      16
      35
      8
      11
      19
    • Goiás
      0 100
      29
      18
      46
      15
      12
      27
    • Distrito Federal
      0 100
      17
      29
      46
      7
      22
      30

Fonte: MEC/Inep/DAEB - Microdados do Saeb. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota: 30.

Porcentagem de alunos com aprendizagem adequada no Saeb (Rede total) – 2007 e 2019
Por Unidades da Federação

Porcentagem em 2007
Porcentagem em 2019
Variação entre 2007 e 2019
Porcentagem em 2007
Porcentagem em 2019
Variação entre 2007 e 2019

9º ano do Ensino Fundamental

Língua Portuguesa
Matemática
0 100
0 100
    • 14
      36
      22
      Rondônia
      10
      9
      20
    • 13
      37
      24
      Acre
      12
      6
      18
    • 15
      31
      17
      Amazonas
      6
      8
      14
    • 14
      25
      11
      Roraima
      5
      8
      13
    • 13
      25
      12
      Pará
      4
      7
      11
    • 12
      25
      13
      Amapá
      4
      4
      8
    • 14
      32
      19
      Tocantins
      12
      7
      19
    • 11
      24
      12
      Maranhão
      4
      6
      11
    • 16
      37
      22
      Piauí
      12
      12
      24
    • 14
      48
      34
      Ceará
      19
      9
      28
    • 15
      33
      18
      Rio Grande do Norte
      7
      10
      17
    • 12
      35
      22
      Paraíba
      11
      8
      18
    • 13
      36
      24
      Pernambuco
      12
      9
      21
    • 9
      33
      24
      Alagoas
      14
      5
      19
    • 14
      32
      18
      Sergipe
      8
      9
      17
    • 15
      30
      16
      Bahia
      6
      9
      15
    • 25
      45
      20
      Minas Gerais
      9
      20
      29
    • 23
      45
      23
      Espírito Santo
      12
      18
      30
    • 23
      44
      21
      Rio de Janeiro
      12
      15
      27
    • 24
      49
      25
      São Paulo
      14
      17
      30
    • 23
      47
      24
      Paraná
      12
      18
      30
    • 22
      49
      27
      Santa Catarina
      15
      17
      32
    • 24
      47
      23
      Rio Grande do Sul
      11
      16
      27
    • 22
      39
      17
      Mato Grosso do Sul
      8
      15
      23
    • 16
      35
      19
      Mato Grosso
      8
      11
      19
    • 18
      46
      29
      Goiás
      15
      12
      27
    • 29
      46
      17
      Distrito Federal
      7
      22
      30

Fonte: MEC/Inep/DAEB - Microdados do Saeb. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota: 30Para “nível de aprendizado adequado”, foram considerados os parâmetros estabelecidos pelo Todos Pela Educação, definidos como pontuações mínimas na escala do Saeb. São consideradas as seguintes notas de corte em Língua Portuguesa: 200, 275 e 300, para o 5º ano do Ensino Fundamental, 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, respectivamente. Para Matemática, as notas de corte são: 225, 300 e 350, para o 5º ano do Ensino Fundamental, 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, respectivamente..

Em todas as unidades da federação, há uma distância significativa entre a aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática

Porcentagem de alunos com aprendizagem adequada no Saeb (Rede total) – 2007 e 2019
Por Unidades da Federação

Varição entre 2007 e 2019
Porcentagem em 2007
Porcentagem em 2019
Língua Portuguesa
Matemática
Porcentagem em 2019
Porcentagem em 2007
Varição entre 2007 e 2019

3º ano do Ensino Médio

    • Rondônia
      0 100
      17
      18
      34
      1
      6
      7
    • Acre
      0 100
      8
      21
      29
      1
      5
      6
    • Amazonas
      0 100
      8
      10
      18
      1
      2
      3
    • Roraima
      0 100
      8
      15
      23
      3
      2
      5
    • Pará
      0 100
      8
      13
      21
      1
      3
      4
    • Amapá
      0 100
      5
      15
      20
      0
      3
      3
    • Tocantins
      0 100
      14
      13
      27
      2
      4
      7
    • Maranhão
      0 100
      7
      13
      20
      1
      3
      4
    • Piauí
      0 100
      15
      15
      31
      4
      6
      10
    • Ceará
      0 100
      14
      20
      34
      2
      7
      8
    • Rio Grande do Norte
      0 100
      10
      17
      27
      -1
      7
      6
    • Paraíba
      0 100
      16
      19
      35
      3
      7
      10
    • Pernambuco
      0 100
      19
      19
      38
      2
      9
      11
    • Alagoas
      0 100
      13
      14
      27
      1
      4
      5
    • Sergipe
      0 100
      17
      15
      31
      2
      6
      9
    • Bahia
      0 100
      9
      17
      26
      0
      6
      6
    • Minas Gerais
      0 100
      10
      32
      42
      -1
      14
      13
    • Espírito Santo
      0 100
      26
      24
      49
      5
      12
      17
    • Rio de Janeiro
      0 100
      13
      27
      40
      1
      10
      12
    • São Paulo
      0 100
      15
      28
      43
      1
      11
      12
    • Paraná
      0 100
      16
      30
      46
      0
      16
      15
    • Santa Catarina
      0 100
      13
      27
      41
      1
      12
      12
    • Rio Grande do Sul
      0 100
      11
      35
      46
      -1
      14
      14
    • Mato Grosso do Sul
      0 100
      11
      28
      39
      0
      10
      10
    • Mato Grosso
      0 100
      11
      18
      30
      2
      5
      7
    • Goiás
      0 100
      28
      18
      46
      6
      8
      14
    • Distrito Federal
      0 100
      6
      43
      50
      1
      18
      18

Fonte: MEC/Inep/DAEB - Microdados do Saeb. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota: 30.

Porcentagem de alunos com aprendizagem adequada no Saeb (Rede total) – 2007 e 2019
Por Unidades da Federação

Porcentagem em 2007
Porcentagem em 2019
Variação entre 2007 e 2019
Porcentagem em 2007
Porcentagem em 2019
Variação entre 2007 e 2019

3ª série do Ensino Médio

Língua Portuguesa
Matemática
0 100
0 100
    • 18
      34
      17
      Rondônia
      1
      6
      7
    • 21
      29
      8
      Acre
      1
      5
      6
    • 10
      18
      8
      Amazonas
      1
      2
      3
    • 15
      23
      8
      Roraima
      3
      2
      5
    • 13
      21
      8
      Pará
      1
      3
      4
    • 15
      20
      5
      Amapá
      0
      3
      3
    • 13
      27
      14
      Tocantins
      2
      4
      7
    • 13
      20
      7
      Maranhão
      1
      3
      4
    • 15
      31
      15
      Piauí
      4
      6
      10
    • 20
      34
      14
      Ceará
      2
      7
      8
    • 17
      27
      10
      Rio Grande do Norte
      -1
      7
      6
    • 19
      35
      16
      Paraíba
      3
      7
      10
    • 19
      38
      19
      Pernambuco
      2
      9
      11
    • 14
      27
      13
      Alagoas
      1
      4
      5
    • 15
      31
      17
      Sergipe
      2
      6
      9
    • 17
      26
      9
      Bahia
      0
      6
      6
    • 32
      42
      10
      Minas Gerais
      -1
      14
      13
    • 24
      49
      26
      Espírito Santo
      5
      12
      17
    • 27
      40
      13
      Rio de Janeiro
      1
      10
      12
    • 28
      43
      15
      São Paulo
      1
      11
      12
    • 30
      46
      16
      Paraná
      0
      16
      15
    • 27
      41
      13
      Santa Catarina
      1
      12
      12
    • 35
      46
      11
      Rio Grande do Sul
      -1
      14
      14
    • 28
      39
      11
      Mato Grosso do Sul
      0
      10
      10
    • 18
      30
      11
      Mato Grosso
      2
      5
      7
    • 18
      46
      28
      Goiás
      6
      8
      14
    • 43
      50
      6
      Distrito Federal
      1
      18
      18

Fonte: MEC/Inep/DAEB - Microdados do Saeb. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota: 30Para “nível de aprendizado adequado”, foram considerados os parâmetros estabelecidos pelo Todos Pela Educação, definidos como pontuações mínimas na escala do Saeb. São consideradas as seguintes notas de corte em Língua Portuguesa: 200, 275 e 300, para o 5º ano do Ensino Fundamental, 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, respectivamente. Para Matemática, as notas de corte são: 225, 300 e 350, para o 5º ano do Ensino Fundamental, 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, respectivamente..

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