SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica
Instituído em 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é o principal instrumento de análise da qualidade do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nas esferas municipal, estadual e federal. Nos gráficos a seguir, é possível acompanhar a aprendizagem dos alunos nas diversas unidades da federação.
Porcentagem de alunos com aprendizagem adequada no Saeb (Rede total) – 2007 e 2019
Por Unidades da Federação
5º ano do Ensino Fundamental
- Rondônia0 1003127
- Acre0 1003636
- Amazonas0 1002923
- Roraima0 1002623
- Pará0 1002416
- Amapá0 1002516
- Tocantins0 1003128
- Maranhão0 1002114
- Piauí0 1003228
- Ceará0 1004640
- Rio Grande do Norte0 1003121
- Paraíba0 1003125
- Pernambuco0 1003125
- Alagoas0 1003531
- Sergipe0 1002418
- Bahia0 1002720
- Minas Gerais0 1003328
- Espírito Santo0 1003228
- Rio de Janeiro0 1003124
- São Paulo0 1003634
- Paraná0 1003633
- Santa Catarina0 1003731
- Rio Grande do Sul0 1003427
- Mato Grosso do Sul0 1002922
- Mato Grosso0 1003124
- Goiás0 1004033
- Distrito Federal0 1002726
Fonte: MEC/Inep/DAEB - Microdados do Saeb. Elaboração: Todos Pela Educação.
Nota: 30.
Porcentagem de alunos com aprendizagem adequada no Saeb (Rede total) – 2007 e 2019
Por Unidades da Federação
5º ano do Ensino Fundamental
- 31Rondônia27
- 36Acre36
- 29Amazonas23
- 26Roraima23
- 24Pará16
- 25Amapá16
- 31Tocantins28
- 21Maranhão14
- 32Piauí28
- 46Ceará40
- 31Rio Grande do Norte21
- 31Paraíba25
- 31Pernambuco25
- 35Alagoas31
- 24Sergipe18
- 27Bahia20
- 33Minas Gerais28
- 32Espírito Santo28
- 31Rio de Janeiro24
- 36São Paulo34
- 36Paraná33
- 37Santa Catarina31
- 34Rio Grande do Sul27
- 29Mato Grosso do Sul22
- 31Mato Grosso24
- 40Goiás33
- 27Distrito Federal26
Fonte: MEC/Inep/DAEB - Microdados do Saeb. Elaboração: Todos Pela Educação.
Nota: 30Para “nível de aprendizado adequado”, foram considerados os parâmetros estabelecidos pelo Todos Pela Educação, definidos como pontuações mínimas na escala do Saeb. São consideradas as seguintes notas de corte em Língua Portuguesa: 200, 275 e 300, para o 5º ano do Ensino Fundamental, 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, respectivamente. Para Matemática, as notas de corte são: 225, 300 e 350, para o 5º ano do Ensino Fundamental, 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, respectivamente..
Porcentagem de alunos com aprendizagem adequada no Saeb (Rede total) – 2007 e 2019
Por Unidades da Federação
9º ano do Ensino Fundamental
- Rondônia0 1002210
- Acre0 1002412
- Amazonas0 100176
- Roraima0 100115
- Pará0 100124
- Amapá0 100134
- Tocantins0 1001912
- Maranhão0 100124
- Piauí0 1002212
- Ceará0 1003419
- Rio Grande do Norte0 100187
- Paraíba0 1002211
- Pernambuco0 1002412
- Alagoas0 1002414
- Sergipe0 100188
- Bahia0 100166
- Minas Gerais0 100209
- Espírito Santo0 1002312
- Rio de Janeiro0 1002112
- São Paulo0 1002514
- Paraná0 1002412
- Santa Catarina0 1002715
- Rio Grande do Sul0 1002311
- Mato Grosso do Sul0 100178
- Mato Grosso0 100198
- Goiás0 1002915
- Distrito Federal0 100177
Fonte: MEC/Inep/DAEB - Microdados do Saeb. Elaboração: Todos Pela Educação.
Nota: 30.
Porcentagem de alunos com aprendizagem adequada no Saeb (Rede total) – 2007 e 2019
Por Unidades da Federação
9º ano do Ensino Fundamental
- 22Rondônia10
- 24Acre12
- 17Amazonas6
- 11Roraima5
- 12Pará4
- 13Amapá4
- 19Tocantins12
- 12Maranhão4
- 22Piauí12
- 34Ceará19
- 18Rio Grande do Norte7
- 22Paraíba11
- 24Pernambuco12
- 24Alagoas14
- 18Sergipe8
- 16Bahia6
- 20Minas Gerais9
- 23Espírito Santo12
- 21Rio de Janeiro12
- 25São Paulo14
- 24Paraná12
- 27Santa Catarina15
- 23Rio Grande do Sul11
- 17Mato Grosso do Sul8
- 19Mato Grosso8
- 29Goiás15
- 17Distrito Federal7
Fonte: MEC/Inep/DAEB - Microdados do Saeb. Elaboração: Todos Pela Educação.
Nota: 30Para “nível de aprendizado adequado”, foram considerados os parâmetros estabelecidos pelo Todos Pela Educação, definidos como pontuações mínimas na escala do Saeb. São consideradas as seguintes notas de corte em Língua Portuguesa: 200, 275 e 300, para o 5º ano do Ensino Fundamental, 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, respectivamente. Para Matemática, as notas de corte são: 225, 300 e 350, para o 5º ano do Ensino Fundamental, 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, respectivamente..
Porcentagem de alunos com aprendizagem adequada no Saeb (Rede total) – 2007 e 2019
Por Unidades da Federação
3º ano do Ensino Médio
- Rondônia0 100171
- Acre0 10081
- Amazonas0 10081
- Roraima0 10083
- Pará0 10081
- Amapá0 10050
- Tocantins0 100142
- Maranhão0 10071
- Piauí0 100154
- Ceará0 100142
- Rio Grande do Norte0 10010-1
- Paraíba0 100163
- Pernambuco0 100192
- Alagoas0 100131
- Sergipe0 100172
- Bahia0 10090
- Minas Gerais0 10010-1
- Espírito Santo0 100265
- Rio de Janeiro0 100131
- São Paulo0 100151
- Paraná0 100160
- Santa Catarina0 100131
- Rio Grande do Sul0 10011-1
- Mato Grosso do Sul0 100110
- Mato Grosso0 100112
- Goiás0 100286
- Distrito Federal0 10061
Fonte: MEC/Inep/DAEB - Microdados do Saeb. Elaboração: Todos Pela Educação.
Nota: 30.
Porcentagem de alunos com aprendizagem adequada no Saeb (Rede total) – 2007 e 2019
Por Unidades da Federação
3ª série do Ensino Médio
- 17Rondônia1
- 8Acre1
- 8Amazonas1
- 8Roraima3
- 8Pará1
- 5Amapá0
- 14Tocantins2
- 7Maranhão1
- 15Piauí4
- 14Ceará2
- 10Rio Grande do Norte-1
- 16Paraíba3
- 19Pernambuco2
- 13Alagoas1
- 17Sergipe2
- 9Bahia0
- 10Minas Gerais-1
- 26Espírito Santo5
- 13Rio de Janeiro1
- 15São Paulo1
- 16Paraná0
- 13Santa Catarina1
- 11Rio Grande do Sul-1
- 11Mato Grosso do Sul0
- 11Mato Grosso2
- 28Goiás6
- 6Distrito Federal1
Fonte: MEC/Inep/DAEB - Microdados do Saeb. Elaboração: Todos Pela Educação.
Nota: 30Para “nível de aprendizado adequado”, foram considerados os parâmetros estabelecidos pelo Todos Pela Educação, definidos como pontuações mínimas na escala do Saeb. São consideradas as seguintes notas de corte em Língua Portuguesa: 200, 275 e 300, para o 5º ano do Ensino Fundamental, 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, respectivamente. Para Matemática, as notas de corte são: 225, 300 e 350, para o 5º ano do Ensino Fundamental, 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, respectivamente..