PROFESSORES – FORMAÇÃO
Metas do PNE
A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.
A escolaridade média dos professores da Educação Básica no Brasil avançou, mas ainda há desafios importantes a serem superados. Em 2020, 86,6% dos professores da Educação Básica apresentavam escolaridade de nível superior, sendo que 43% fizeram pós-graduação – um aumento consistente de 18,6 pontos percentuais na última década.
Contudo, quando se considera a adequação da formação docente para lecionar em suas respectivas turmas ou disciplinas, verifica-se que, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, apenas 60,3% das turmas possuíam professores com formação compatível. Entre as oito disciplinas analisadas, somente Língua Portuguesa e Educação Física superaram o patamar de turmas com 70% de professores com formação adequada. No Ensino Médio, 65,3% das turmas tinham professores com formação adequada para as disciplinas lecionadas.
Os dados revelam que 15 unidades federativas não ultrapassaram o patamar de 60% de turmas cujos docentes apresentavam formação adequada nos Anos Finais do Ensino Fundamental, sendo 13 unidades federativas localizadas nas regiões Norte e Nordeste. No Ensino Médio, oito estados não superaram esse patamar.
A formação inicial dos professores e a compatibilidade entre sua graduação e as disciplinas que lecionam para suas turmas também evidenciam profundas desigualdades do sistema educacional brasileiro.
26,4%
dos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental do Maranhão apresentam a formação esperada para lecionar para suas turmas, enquanto as taxas superam os 80% no Distrito Federal e no Paraná.
32,3%
das turmas de Ensino Médio possuíam professores com formação adequada no Mato Grosso, enquanto, no Amapá, no Rio Grande do Norte e no Distrito Federal, as taxas superaram 80%.
Escolaridade
Professores da Educação Básica
Por nível de escolaridade – Brasil – 2009-2020 (Em %)
A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.
Na última década, veio crescendo o número de professores com pós-graduação.
Ensino Superior sem pós-graduação
Ensino Superior com pós-graduação
Ensino Médio Normal/Magistério
Ensino Médio
Ensino Fundamental
2010 | 2020 | |
---|---|---|
Ensino Superior sem pós-graduação | 888.916 | 954.666 |
Ensino Superior com pós-graduação | 487.454 | 940.820 |
Ensino Médio Normal/Magistério | 450.250 | 183.849 |
Ensino Médio | 160.362 | 104.852 |
Ensino Fundamental | 12.536 | 4.818 |
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.
Nota: 7Os professores são contados uma única vez em cada etapa/modalidade de ensino e em cada Unidade da Federação (UF), região e no País, porém, podem atuar em mais de uma etapa/modalidade de ensino e em mais de uma UF ou região..
Professores da Educação Básica
Por nível de escolaridade e etapa de ensino – Brasil – 2020 (Em %)
Um a cada cinco professores da Educação Infantil não tem curso superior.
Ensino Superior | Ensino Normal / Magistério | Ensino Médio | Ensino Fundamental | |||
---|---|---|---|---|---|---|
Total | Com pós- -graduação | Sem pós- -graduação | ||||
Educação Infantil | 79,1 | 37,2 | 41,9 | 14,3 | 6,3 | 0,3 |
Ensino Fundamental | 88,4 | 44,3 | 44,1 | 7,2 | 4,2 | 0,2 |
Ensino Médio | 97,1 | 49,8 | 47,3 | 0,8 | 2,1 | 0,1 |
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.
Nota: 7Os professores são contados uma única vez em cada etapa/modalidade de ensino e em cada Unidade da Federação (UF), região e no País, porém, podem atuar em mais de uma etapa/modalidade de ensino e em mais de uma UF ou região..
Professores que possuem cursos de formação continuada com, no mínimo, 80 horas
Por etapa de ensino - Brasil – 2020
A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.
Etapa de ensino | % |
---|---|
Educação Básica | 39,5 |
Educação Infantil | 43,7 |
Ensino Fundamental | 39,9 |
Ensino Médio | 32,2 |
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.
Nota: 7Os professores são contados uma única vez em cada etapa/modalidade de ensino e em cada Unidade da Federação (UF), região e no País, porém, podem atuar em mais de uma etapa/modalidade de ensino e em mais de uma UF ou região..
Saiba mais
Sete níveis para compreender a formação docente
Para a melhor compreensão do contexto de desenvolvimento profissional dos professores, o movimento Todos pela Educação criou uma tipologia composta por sete níveis. No nível 1, o professor tem licenciatura ou bacharelado com formação pedagógica na disciplina que leciona; no nível 7, sequer possui formação superior completa.
Veja, abaixo, a tabela com a descrição da tipologia utilizada nas tabelas das páginas seguintes.
Tipologia da formação docente e possíveis caminhos para maior adequação
Formação do docente | Exemplo | |
Tipo 1 - Formação compatível | Licenciatura na disciplina que leciona ou bacharelado na disciplina que leciona com formação pedagógica ou qualquer bacharelado com formação pedagógica na disciplina que leciona. | Licenciado em Matemática ou bacharel em Matemática com formação pedagógica ou bacharel em Química com formação pedagógica em Matemática. Dá aula de Matemática. |
Tipo 2 | Licenciatura em alguma disciplina da BNCC, mas leciona outra disciplina. | Licenciado em Física. Dá aula de Matemática. |
Tipo 3 | Licenciatura em Pedagogia. | Licenciado em Pedagogia. Dá aula de Matemática. |
Tipo 4 | Outro bacharelado com formação pedagógica em disciplina diferente da que leciona. | Administrador com formação pedagógica em Física. Dá aula de Matemática. |
Tipo 5 | Bacharelado na disciplina que leciona sem formação pedagógica. | Bacharel em Matemática. Dá aula de Matemática. |
Tipo 6 | Outra formação de Ensino Superior. | Bacharel em Administração. Dá aula de Matemática. |
Tipo 7 | Docentes sem Ensino Superior completo. | Não tem Ensino Superior. Dá aula de Matemática. |
Formação
Adequação da formação docente no Ensino Fundamental (Anos Finais)
Porcentagens de turmas por tipologia de formação docente – Brasil – 2012-2020
A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.
Entre 2019 e 2020, cresceu a porcentagem de turmas que têm aulas com professores com formação adequada nesta etapa.
Tipo 1 | Tipo 2 | Tipo 3 | Tipo 4 | Tipo 5 | Tipo 6 | Tipo 7 | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
2012 | 50,1 | 14,1 | 8,0 | 2,3 | 3,6 | 4,4 | 17,5 |
2013 | 51,4 | 14,2 | 8,4 | 1,9 | 2,9 | 4,4 | 16,8 |
2014 | 53,0 | 14,3 | 8,9 | 1,7 | 2,0 | 4,3 | 15,9 |
2015 | 52,2 | 15,5 | 8,9 | 1,6 | 2,2 | 4,1 | 15,6 |
2016 | 54,3 | 13,9 | 9,0 | 1,5 | 2,2 | 4,0 | 15,1 |
2017 | 53,3 | 15,0 | 9,3 | 1,4 | 2,1 | 4,5 | 14,4 |
2018 | 55,2 | 15,1 | 9,6 | 1,7 | 1,4 | 3,9 | 13,1 |
2019 | 56,8 | 16,9 | 10,1 | 0,6 | 2,5 | 4,6 | 8,4 |
2020 | 60,3 | 15,1 | 10,8 | 0,4 | 2,1 | 3,3 | 8,1 |
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.
Adequação da formação docente no Ensino Fundamental (Anos Finais)
Porcentagens de turmas por disciplina e tipologia de formação docente – Brasil – 2020
A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.
8,1% das turmas dos Anos Finais têm aulas de Matemática com professores sem formação de nível superior.
Tipo 1 | Tipo 2 | Tipo 3 | Tipo 4 | Tipo 5 | Tipo 6 | Tipo 7 | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Artes | 42,8 | 22,2 | 16,1 | 0,4 | 4,4 | 4,4 | 9,6 |
Ciências | 68,3 | 7,7 | 10,7 | 0,6 | 2,2 | 2,5 | 7,9 |
Ed. Física | 72,2 | 5,9 | 7,7 | 0,1 | 3,1 | 2,3 | 8,5 |
Geografia | 59,7 | 17,0 | 11,2 | 0,2 | 1,6 | 2,5 | 7,7 |
História | 64,2 | 12,0 | 11,6 | 0,2 | 2,0 | 2,4 | 7,6 |
Matemática | 62,9 | 13,4 | 10,7 | 0,3 | 1,6 | 3,1 | 8,1 |
Língua Estrangeira | 39,8 | 38,0 | 6,8 | 0,6 | 1,3 | 5,7 | 7,8 |
Língua Portuguesa | 71,2 | 5,1 | 11,7 | 0,4 | 0,9 | 3,2 | 7,5 |
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.
Adequação da formação docente no Ensino Médio
Porcentagens de turmas por tipologia de formação docente – Brasil – 2012-2020
A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.
34,7% das turmas de Ensino Médio têm aulas com professores com formação não compatível à disciplina que lecionam.
Tipo 1 | Tipo 2 | Tipo 3 | Tipo 4 | Tipo 5 | Tipo 6 | Tipo 7 | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
2012 | 56,4 | 19,0 | 3,9 | 2,6 | 4,7 | 6,5 | 7,0 |
2013 | 57,8 | 18,7 | 4,0 | 2,4 | 3,9 | 6,4 | 6,8 |
2014 | 59,5 | 19,2 | 4,2 | 1,7 | 2,8 | 6,1 | 6,5 |
2015 | 58,9 | 19,3 | 4,2 | 1,6 | 3,0 | 6,2 | 6,7 |
2016 | 60,4 | 18,8 | 4,0 | 1,5 | 3,0 | 6,2 | 6,1 |
2017 | 61,0 | 18,9 | 4,1 | 1,5 | 2,9 | 5,8 | 5,9 |
2018 | 61,9 | 19,4 | 4,4 | 2,0 | 2,0 | 4,9 | 5,4 |
2019 | 63,3 | 20,5 | 4,4 | 0,3 | 2,9 | 6,0 | 2,6 |
2020 | 65,3 | 19,8 | 5,2 | 0,5 | 2,6 | 4,2 | 2,4 |
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.
Adequação da formação docente no Ensino Médio
Porcentagens de turmas por disciplina e tipologia de formação docente – Brasil – 2020
A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.
Há falta de professores com a formação adequada em diversas áreas do conhecimento.
Tipo 1 | Tipo 2 | Tipo 3 | Tipo 4 | Tipo 5 | Tipo 6 | Tipo 7 | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Artes | 55,6 | 22,0 | 8,3 | 0,5 | 5,6 | 5,2 | 2,8 |
Biologia | 82,9 | 5,1 | 3,5 | 0,9 | 3,1 | 2,6 | 1,8 |
Ed. Física | 83,7 | 4,9 | 3,0 | 0,1 | 3,5 | 2,5 | 2,2 |
Filosofia | 50,3 | 29,1 | 9,7 | 0,8 | 2,9 | 4,8 | 2,5 |
Física | 49,6 | 36,0 | 3,4 | 0,9 | 1,8 | 5,2 | 3,0 |
Geografia | 75,4 | 14,3 | 3,8 | 0,2 | 2,3 | 2,2 | 1,9 |
História | 75,9 | 10,9 | 6,5 | 0,1 | 2,7 | 2,2 | 1,7 |
Matemática | 77,2 | 11,2 | 3,9 | 0,3 | 1,8 | 3,4 | 2,2 |
Língua Estrangeira | 43,4 | 38,5 | 3,9 | 0,6 | 1,6 | 8,3 | 3,8 |
Língua Portuguesa | 83,7 | 4,3 | 3,9 | 0,4 | 1,4 | 4,2 | 2,0 |
Química | 65,6 | 21,4 | 3,4 | 0,6 | 1,9 | 4,4 | 2,6 |
Sociologia | 36,3 | 41,0 | 10,5 | 0,9 | 3,4 | 5,5 | 2,4 |
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.
Escolaridade
Professores da Educação Básica – Por nível de escolaridade – 2020
Por unidades da federação
Unidade da federação | Superior | Ensino Normal / Magistério | Ensino Médio | Ensino Fundamental | ||
---|---|---|---|---|---|---|
Total | Com pós--graduação | Sem pós--graduação | ||||
Brasil | 86,6 | 43,0 | 43,6 | 8,4 | 4,8 | 0,2 |
Região Norte | 84,5 | 33,0 | 51,6 | 7,6 | 7,6 | 0,4 |
Rondônia | 94,8 | 60,1 | 34,6 | 3,6 | 1,5 | 0,1 |
Acre | 79,4 | 31,1 | 48,3 | 4,8 | 13,8 | 1,9 |
Amazonas | 81,0 | 28,7 | 52,2 | 5,8 | 12,8 | 0,5 |
Roraima | 77,1 | 36,8 | 40,3 | 10,6 | 11,1 | 1,2 |
Pará | 85,4 | 30,2 | 55,2 | 8,5 | 5,9 | 0,2 |
Amapá | 85,4 | 35,6 | 49,8 | 13,2 | 1,4 | 0,1 |
Tocantins | 86,3 | 31,6 | 54,7 | 8,0 | 5,6 | 0,1 |
Região Nordeste | 77,7 | 39,7 | 38,0 | 14,4 | 7,6 | 0,3 |
Maranhão | 65,0 | 31,9 | 33,1 | 28,4 | 6,3 | 0,3 |
Piauí | 81,8 | 42,0 | 39,8 | 11,4 | 6,5 | 0,3 |
Ceará | 85,2 | 38,3 | 46,8 | 6,3 | 8,4 | 0,2 |
Rio Grande do Norte | 87,2 | 45,8 | 41,4 | 5,2 | 7,3 | 0,3 |
Paraíba | 82,1 | 44,1 | 38,1 | 10,9 | 6,7 | 0,2 |
Pernambuco | 77,0 | 39,0 | 37,9 | 16,7 | 6,0 | 0,4 |
Alagoas | 74,6 | 38,8 | 35,9 | 14,1 | 11,0 | 0,3 |
Sergipe | 88,4 | 43,1 | 45,3 | 8,0 | 3,6 | 0,1 |
Bahia | 76,4 | 43,0 | 33,4 | 13,8 | 9,2 | 0,6 |
Região Sudeste | 90,6 | 38,8 | 51,8 | 6,4 | 2,9 | 0,1 |
Minas Gerais | 90,5 | 41,9 | 48,6 | 6,6 | 2,7 | 0,2 |
Espírito Santo | 98,0 | 82,0 | 16,0 | 1,0 | 0,9 | 0,0 |
Rio de Janeiro | 72,9 | 28,5 | 44,5 | 22,8 | 3,9 | 0,3 |
São Paulo | 95,9 | 37,0 | 58,9 | 1,2 | 2,8 | 0,0 |
Região Sul | 90,2 | 62,4 | 27,8 | 6,3 | 3,3 | 0,2 |
Paraná | 92,5 | 74,6 | 17,9 | 5,7 | 1,7 | 0,1 |
Santa Catarina | 91,2 | 59,4 | 31,8 | 3,0 | 5,6 | 0,2 |
Rio Grande do Sul | 86,8 | 50,0 | 36,7 | 9,4 | 3,6 | 0,3 |
Região Centro-Oeste | 93,7 | 49,8 | 43,9 | 1,9 | 4,2 | 0,2 |
Mato Grosso do Sul | 95,2 | 54,1 | 41,2 | 1,9 | 2,8 | 0,1 |
Mato Grosso | 92,5 | 52,5 | 40,0 | 1,0 | 6,1 | 0,3 |
Goiás | 92,0 | 48,1 | 43,9 | 2,7 | 5,2 | 0,2 |
Distrito Federal | 97,4 | 45,3 | 52,2 | 1,3 | 1,2 | 0,1 |
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.
Nota: 7Os professores são contados uma única vez em cada etapa/modalidade de ensino e em cada Unidade da Federação (UF), região e no País, porém, podem atuar em mais de uma etapa/modalidade de ensino e em mais de uma UF ou região..
Formação
Adequação da formação docente no Ensino Fundamental (Anos Finais)
Porcentagens de turmas por tipologia de formação docente – Brasil – 2020
Por unidades da federação
Unidade da federação | Tipo 1 | Tipo 2 | Tipo 3 | Tipo 4 | Tipo 5 | Tipo 6 | Tipo 7 |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Brasil | 60,3 | 15,1 | 10,8 | 0,4 | 2,1 | 3,3 | 8,1 |
Região Norte | 48,1 | 13,9 | 18,3 | 0,3 | 0,8 | 3,5 | 15,2 |
Rondônia | 60,2 | 17,4 | 12,7 | 1,0 | 1,5 | 3,2 | 4,0 |
Acre | 36,3 | 13,5 | 15,5 | 0,2 | 0,9 | 1,0 | 32,5 |
Amazonas | 38,6 | 12,8 | 21,7 | 0,2 | 0,3 | 5,5 | 21,0 |
Roraima | 42,1 | 8,1 | 16,7 | 0,1 | 0,5 | 6,3 | 26,3 |
Pará | 51,4 | 14,3 | 18,1 | 0,3 | 0,8 | 2,5 | 12,6 |
Amapá | 65,5 | 7,7 | 11,0 | 0,5 | 2,6 | 4,9 | 7,8 |
Tocantins | 47,7 | 17,1 | 21,5 | 0,3 | 0,6 | 3,5 | 9,3 |
Região Nordeste | 44,6 | 18,4 | 15,5 | 0,4 | 1,3 | 4,4 | 15,3 |
Maranhão | 26,4 | 20,6 | 17,0 | 0,4 | 0,9 | 3,4 | 31,2 |
Piauí | 45,5 | 18,8 | 17,4 | 0,2 | 0,9 | 4,4 | 12,8 |
Ceará | 48,8 | 22,9 | 13,7 | 0,4 | 0,9 | 4,7 | 8,6 |
Rio Grande do Norte | 56,8 | 10,8 | 17,1 | 1,1 | 2,0 | 4,6 | 7,5 |
Paraíba | 57,4 | 12,9 | 13,2 | 0,5 | 2,5 | 4,7 | 8,9 |
Pernambuco | 49,0 | 24,1 | 9,0 | 0,5 | 1,5 | 3,2 | 12,7 |
Alagoas | 53,1 | 13,3 | 13,0 | 0,2 | 2,1 | 3,0 | 15,3 |
Sergipe | 68,8 | 13,1 | 9,6 | 0,1 | 0,7 | 3,3 | 4,3 |
Bahia | 40,2 | 16,2 | 20,4 | 0,5 | 1,2 | 5,8 | 15,7 |
Região Sudeste | 73,2 | 14,7 | 6,0 | 0,3 | 1,8 | 1,7 | 2,2 |
Minas Gerais | 74,2 | 9,5 | 8,3 | 0,3 | 2,9 | 2,5 | 2,3 |
Espírito Santo | 75,9 | 5,6 | 12,7 | 0,4 | 1,9 | 2,7 | 0,9 |
Rio de Janeiro | 75,4 | 8,0 | 3,3 | 0,6 | 3,7 | 2,8 | 6,2 |
São Paulo | 71,6 | 20,7 | 5,1 | 0,3 | 0,6 | 0,8 | 0,9 |
Região Sul | 73,7 | 11,0 | 6,8 | 0,2 | 1,7 | 3,6 | 3,0 |
Paraná | 81,4 | 7,1 | 3,1 | 0,3 | 2,0 | 5,1 | 1,0 |
Santa Catarina | 67,4 | 9,0 | 14,0 | 0,1 | 1,5 | 2,9 | 5,1 |
Rio Grande do Sul | 70,8 | 15,8 | 5,5 | 0,2 | 1,6 | 2,7 | 3,4 |
Região Centro-Oeste | 57,3 | 12,9 | 9,6 | 0,4 | 10,2 | 4,9 | 4,6 |
Mato Grosso do Sul | 77,2 | 10,4 | 5,6 | 0,4 | 1,6 | 2,6 | 2,3 |
Mato Grosso | 33,4 | 9,7 | 11,5 | 0,6 | 28,9 | 8,3 | 7,6 |
Goiás | 54,1 | 19,4 | 13,5 | 0,3 | 2,7 | 4,6 | 5,3 |
Distrito Federal | 83,6 | 6,3 | 2,2 | 0,3 | 4,9 | 2,2 | 0,5 |
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.
Adequação da formação docente no Ensino Médio
Porcentagens de turmas por tipologia de formação docente – Brasil - 2020
Por unidades da federação
Unidade da federação | Tipo 1 | Tipo 2 | Tipo 3 | Tipo 4 | Tipo 5 | Tipo 6 | Tipo 7 |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Brasil | 65,3 | 19,8 | 5,2 | 0,5 | 2,6 | 4,2 | 2,4 |
Região Norte | 67,5 | 16,6 | 8,7 | 0,4 | 1,3 | 3,5 | 2,1 |
Rondônia | 65,4 | 20,0 | 8,2 | 1,3 | 1,6 | 2,9 | 0,6 |
Acre | 52,7 | 25,0 | 10,1 | 0,1 | 1,7 | 1,6 | 8,9 |
Amazonas | 69,3 | 16,5 | 7,2 | 0,1 | 0,6 | 4,7 | 1,6 |
Roraima | 52,5 | 13,3 | 11,0 | 0,1 | 1,0 | 7,1 | 14,8 |
Pará | 73,3 | 12,8 | 8,9 | 0,3 | 1,4 | 2,6 | 0,7 |
Amapá | 83,1 | 6,6 | 2,1 | 0,3 | 3,2 | 3,4 | 1,3 |
Tocantins | 50,2 | 28,2 | 13,5 | 0,5 | 1,2 | 3,9 | 2,6 |
Região Nordeste | 54,4 | 25,2 | 7,3 | 0,5 | 1,9 | 6,6 | 4,0 |
Maranhão | 54,5 | 26,1 | 6,6 | 0,6 | 2,4 | 4,2 | 5,7 |
Piauí | 60,9 | 19,6 | 5,9 | 0,1 | 1,9 | 4,0 | 7,6 |
Ceará | 62,0 | 23,0 | 3,1 | 0,2 | 2,0 | 6,7 | 2,9 |
Rio Grande do Norte | 82,9 | 8,1 | 1,3 | 0,8 | 2,4 | 2,4 | 2,1 |
Paraíba | 69,0 | 17,4 | 2,4 | 0,5 | 4,2 | 3,8 | 2,8 |
Pernambuco | 51,3 | 37,1 | 2,5 | 0,5 | 1,5 | 4,8 | 2,4 |
Alagoas | 65,5 | 16,7 | 7,2 | 0,2 | 3,6 | 3,5 | 3,3 |
Sergipe | 78,0 | 16,5 | 2,1 | 0,2 | 1,3 | 1,8 | 0,3 |
Bahia | 37,6 | 28,9 | 15,3 | 0,7 | 1,2 | 11,4 | 5,0 |
Região Sudeste | 72,2 | 19,4 | 2,8 | 0,7 | 1,6 | 2,1 | 1,1 |
Minas Gerais | 78,6 | 9,9 | 1,9 | 0,3 | 3,8 | 4,1 | 1,4 |
Espírito Santo | 78,4 | 7,1 | 7,9 | 0,2 | 3,0 | 3,1 | 0,2 |
Rio de Janeiro | 78,0 | 14,3 | 1,3 | 1,2 | 1,6 | 1,5 | 2,2 |
São Paulo | 66,5 | 26,8 | 3,5 | 0,8 | 0,5 | 1,3 | 0,7 |
Região Sul | 71,7 | 14,6 | 4,8 | 0,2 | 1,6 | 4,4 | 2,8 |
Paraná | 80,0 | 9,4 | 1,3 | 0,2 | 2,0 | 6,4 | 0,6 |
Santa Catarina | 64,8 | 11,7 | 13,2 | 0,1 | 1,1 | 3,2 | 5,9 |
Rio Grande do Sul | 68,4 | 22,1 | 2,1 | 0,2 | 1,4 | 3,2 | 2,7 |
Região Centro-Oeste | 54,4 | 18,0 | 5,2 | 0,5 | 12,0 | 7,2 | 2,8 |
Mato Grosso do Sul | 73,4 | 16,6 | 2,6 | 0,6 | 2,7 | 3,1 | 0,9 |
Mato Grosso | 32,3 | 8,8 | 5,9 | 0,7 | 34,2 | 14,0 | 4,1 |
Goiás | 52,2 | 27,6 | 7,0 | 0,3 | 3,5 | 5,9 | 3,5 |
Distrito Federal | 82,7 | 8,4 | 1,2 | 0,4 | 4,9 | 2,2 | 0,2 |
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.