PROFESSORES – FORMAÇÃO

Metas do PNE

Garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no prazo de um ano de vigência do PNE, política nacional de formação dos profissionais da Educação de que tratam os incisos I, II e III do caput do art. 61 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, assegurando que todos os professores e as professoras da Educação Básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam.

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

A escolaridade média dos professores da Educação Básica no Brasil avançou, mas ainda há desafios importantes a serem superados. Em 2020, 86,6% dos professores da Educação Básica apresentavam escolaridade de nível superior, sendo que 43% fizeram pós-graduação – um aumento consistente de 18,6 pontos percentuais na última década.

Contudo, quando se considera a adequação da formação docente para lecionar em suas respectivas turmas ou disciplinas, verifica-se que, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, apenas 60,3% das turmas possuíam professores com formação compatível. Entre as oito disciplinas analisadas, somente Língua Portuguesa e Educação Física superaram o patamar de turmas com 70% de professores com formação adequada. No Ensino Médio, 65,3% das turmas tinham professores com formação adequada para as disciplinas lecionadas.

Os dados revelam que 15 unidades federativas não ultrapassaram o patamar de 60% de turmas cujos docentes apresentavam formação adequada nos Anos Finais do Ensino Fundamental, sendo 13 unidades federativas localizadas nas regiões Norte e Nordeste. No Ensino Médio, oito estados não superaram esse patamar.

De olho da equidade

A formação inicial dos professores e a compatibilidade entre sua graduação e as disciplinas que lecionam para suas turmas também evidenciam profundas desigualdades do sistema educacional brasileiro.

26,4%

dos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental do Maranhão apresentam a formação esperada para lecionar para suas turmas, enquanto as taxas superam os 80% no Distrito Federal e no Paraná.

32,3%

das turmas de Ensino Médio possuíam professores com formação adequada no Mato Grosso, enquanto, no Amapá, no Rio Grande do Norte e no Distrito Federal, as taxas superaram 80%.

Escolaridade

Professores da Educação Básica
Por nível de escolaridade – Brasil – 2009-2020 (Em %)

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

Na última década, veio crescendo o número de professores com pós-graduação.

Ensino Superior sem pós-graduação

Ensino Superior com pós-graduação

Ensino Médio Normal/Magistério

Ensino Médio

Ensino Fundamental

20102020
Ensino Superior sem pós-graduação888.916954.666
Ensino Superior com pós-graduação487.454940.820
Ensino Médio Normal/Magistério450.250183.849
Ensino Médio160.362104.852
Ensino Fundamental12.5364.818

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota: 7Os professores são contados uma única vez em cada etapa/modalidade de ensino e em cada Unidade da Federação (UF), região e no País, porém, podem atuar em mais de uma etapa/modalidade de ensino e em mais de uma UF ou região..

Professores da Educação Básica
Por nível de escolaridade e etapa de ensino – Brasil – 2020 (Em %)

Um a cada cinco professores da Educação Infantil não tem curso superior.

Ensino SuperiorEnsino Normal / MagistérioEnsino MédioEnsino Fundamental
TotalCom pós- -graduaçãoSem pós- -graduação
Educação Infantil79,137,241,914,36,30,3
Ensino Fundamental88,444,344,17,24,20,2
Ensino Médio97,149,847,30,82,10,1

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota: 7Os professores são contados uma única vez em cada etapa/modalidade de ensino e em cada Unidade da Federação (UF), região e no País, porém, podem atuar em mais de uma etapa/modalidade de ensino e em mais de uma UF ou região..

Professores que possuem cursos de formação continuada com, no mínimo, 80 horas
Por etapa de ensino - Brasil – 2020

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

Etapa de ensino%
Educação Básica39,5
Educação Infantil43,7
Ensino Fundamental39,9
Ensino Médio32,2

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota: 7Os professores são contados uma única vez em cada etapa/modalidade de ensino e em cada Unidade da Federação (UF), região e no País, porém, podem atuar em mais de uma etapa/modalidade de ensino e em mais de uma UF ou região..

Saiba mais

Sete níveis para compreender a formação docente

Para a melhor compreensão do contexto de desenvolvimento profissional dos professores, o movimento Todos pela Educação criou uma tipologia composta por sete níveis. No nível 1, o professor tem licenciatura ou bacharelado com formação pedagógica na disciplina que leciona; no nível 7, sequer possui formação superior completa.

Veja, abaixo, a tabela com a descrição da tipologia utilizada nas tabelas das páginas seguintes.

Tipologia da formação docente e possíveis caminhos para maior adequação

Formação do docenteExemplo
Tipo 1 - Formação compatívelLicenciatura na disciplina que leciona ou bacharelado na disciplina que leciona com formação pedagógica ou qualquer bacharelado com formação pedagógica na disciplina que leciona.Licenciado em Matemática ou bacharel em Matemática com formação pedagógica ou bacharel em Química com formação pedagógica em Matemática. Dá aula de Matemática.
Tipo 2Licenciatura em alguma disciplina da BNCC, mas leciona outra disciplina.Licenciado em Física. Dá aula de Matemática.
Tipo 3Licenciatura em Pedagogia.Licenciado em Pedagogia. Dá aula de Matemática.
Tipo 4Outro bacharelado com formação pedagógica em disciplina diferente da que leciona.Administrador com formação pedagógica em Física. Dá aula de Matemática.
Tipo 5Bacharelado na disciplina que leciona sem formação pedagógica.Bacharel em Matemática. Dá aula de Matemática.
Tipo 6Outra formação de Ensino Superior.Bacharel em Administração. Dá aula de Matemática.
Tipo 7Docentes sem Ensino Superior completo.Não tem Ensino Superior. Dá aula de Matemática.

Formação

Adequação da formação docente no Ensino Fundamental (Anos Finais)
Porcentagens de turmas por tipologia de formação docente – Brasil – 2012-2020

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

Entre 2019 e 2020, cresceu a porcentagem de turmas que têm aulas com professores com formação adequada nesta etapa.

Tipo 1Tipo 2Tipo 3Tipo 4Tipo 5Tipo 6Tipo 7
201250,114,18,02,33,64,417,5
201351,414,28,41,92,94,416,8
201453,014,38,91,72,04,315,9
201552,215,58,91,62,24,115,6
201654,313,99,01,52,24,015,1
201753,315,09,31,42,14,514,4
201855,215,19,61,71,43,913,1
201956,816,910,10,62,54,68,4
202060,315,110,80,42,13,38,1

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Adequação da formação docente no Ensino Fundamental (Anos Finais)
Porcentagens de turmas por disciplina e tipologia de formação docente – Brasil – 2020

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

8,1% das turmas dos Anos Finais têm aulas de Matemática com professores sem formação de nível superior.

Tipo 1Tipo 2Tipo 3Tipo 4Tipo 5Tipo 6Tipo 7
Artes42,822,216,10,44,44,49,6
Ciências68,37,710,70,62,22,57,9
Ed. Física72,25,97,70,13,12,38,5
Geografia59,717,011,20,21,62,57,7
História64,212,011,60,22,02,47,6
Matemática62,913,410,70,31,63,18,1
Língua Estrangeira39,838,06,80,61,35,77,8
Língua Portuguesa71,25,111,70,40,93,27,5

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Adequação da formação docente no Ensino Médio
Porcentagens de turmas por tipologia de formação docente – Brasil – 2012-2020

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

34,7% das turmas de Ensino Médio têm aulas com professores com formação não compatível à disciplina que lecionam.

Tipo 1Tipo 2Tipo 3Tipo 4Tipo 5Tipo 6Tipo 7
201256,419,03,92,64,76,57,0
201357,818,74,02,43,96,46,8
201459,519,24,21,72,86,16,5
201558,919,34,21,63,06,26,7
201660,418,84,01,53,06,26,1
201761,018,94,11,52,95,85,9
201861,919,44,42,02,04,95,4
201963,320,54,40,32,96,02,6
202065,319,85,20,52,64,22,4

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Adequação da formação docente no Ensino Médio
Porcentagens de turmas por disciplina e tipologia de formação docente – Brasil – 2020

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

Há falta de professores com a formação adequada em diversas áreas do conhecimento.

Tipo 1Tipo 2Tipo 3Tipo 4Tipo 5Tipo 6Tipo 7
Artes55,622,08,30,55,65,22,8
Biologia82,95,13,50,93,12,61,8
Ed. Física83,74,93,00,13,52,52,2
Filosofia50,329,19,70,82,94,82,5
Física49,636,03,40,91,85,23,0
Geografia75,414,33,80,22,32,21,9
História75,910,96,50,12,72,21,7
Matemática77,211,23,90,31,83,42,2
Língua Estrangeira43,438,53,90,61,68,33,8
Língua Portuguesa83,74,33,90,41,44,22,0
Química65,621,43,40,61,94,42,6
Sociologia36,341,010,50,93,45,52,4

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Escolaridade

Professores da Educação Básica – Por nível de escolaridade – 2020

Por unidades da federação

Unidade da federaçãoSuperiorEnsino Normal / MagistérioEnsino MédioEnsino Fundamental
TotalCom pós--graduaçãoSem pós--graduação
Brasil86,643,043,68,44,80,2
Região Norte84,533,051,67,67,60,4
Rondônia94,860,134,63,61,50,1
Acre79,431,148,34,813,81,9
Amazonas81,028,752,25,812,80,5
Roraima77,136,840,310,611,11,2
Pará85,430,255,28,55,90,2
Amapá85,435,649,813,21,40,1
Tocantins86,331,654,78,05,60,1
Região Nordeste77,739,738,014,47,60,3
Maranhão65,031,933,128,46,30,3
Piauí81,842,039,811,46,50,3
Ceará85,238,346,86,38,40,2
Rio Grande do Norte87,245,841,45,27,30,3
Paraíba82,144,138,110,96,70,2
Pernambuco77,039,037,916,76,00,4
Alagoas74,638,835,914,111,00,3
Sergipe88,443,145,38,03,60,1
Bahia76,443,033,413,89,20,6
Região Sudeste90,638,851,86,42,90,1
Minas Gerais90,541,948,66,62,70,2
Espírito Santo98,082,016,01,00,90,0
Rio de Janeiro72,928,544,522,83,90,3
São Paulo95,937,058,91,22,80,0
Região Sul90,262,427,86,33,30,2
Paraná92,574,617,95,71,70,1
Santa Catarina91,259,431,83,05,60,2
Rio Grande do Sul86,850,036,79,43,60,3
Região Centro-Oeste93,749,843,91,94,20,2
Mato Grosso do Sul95,254,141,21,92,80,1
Mato Grosso92,552,540,01,06,10,3
Goiás92,048,143,92,75,20,2
Distrito Federal97,445,352,21,31,20,1

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota: 7Os professores são contados uma única vez em cada etapa/modalidade de ensino e em cada Unidade da Federação (UF), região e no País, porém, podem atuar em mais de uma etapa/modalidade de ensino e em mais de uma UF ou região..

Formação

Adequação da formação docente no Ensino Fundamental (Anos Finais)
Porcentagens de turmas por tipologia de formação docente – Brasil – 2020

Por unidades da federação

Unidade da federaçãoTipo 1Tipo 2Tipo 3Tipo 4Tipo 5Tipo 6Tipo 7
Brasil60,315,110,80,42,13,38,1
Região Norte48,113,918,30,30,83,515,2
Rondônia60,217,412,71,01,53,24,0
Acre36,313,515,50,20,91,032,5
Amazonas38,612,821,70,20,35,521,0
Roraima42,18,116,70,10,56,326,3
Pará51,414,318,10,30,82,512,6
Amapá65,57,711,00,52,64,97,8
Tocantins47,717,121,50,30,63,59,3
Região Nordeste44,618,415,50,41,34,415,3
Maranhão26,420,617,00,40,93,431,2
Piauí45,518,817,40,20,94,412,8
Ceará48,822,913,70,40,94,78,6
Rio Grande do Norte56,810,817,11,12,04,67,5
Paraíba57,412,913,20,52,54,78,9
Pernambuco49,024,19,00,51,53,212,7
Alagoas53,113,313,00,22,13,015,3
Sergipe68,813,19,60,10,73,34,3
Bahia40,216,220,40,51,25,815,7
Região Sudeste73,214,76,00,31,81,72,2
Minas Gerais74,29,58,30,32,92,52,3
Espírito Santo75,95,612,70,41,92,70,9
Rio de Janeiro75,48,03,30,63,72,86,2
São Paulo71,620,75,10,30,60,80,9
Região Sul73,711,06,80,21,73,63,0
Paraná81,47,13,10,32,05,11,0
Santa Catarina67,49,014,00,11,52,95,1
Rio Grande do Sul70,815,85,50,21,62,73,4
Região Centro-Oeste57,312,99,60,410,24,94,6
Mato Grosso do Sul77,210,45,60,41,62,62,3
Mato Grosso33,49,711,50,628,98,37,6
Goiás54,119,413,50,32,74,65,3
Distrito Federal83,66,32,20,34,92,20,5

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Adequação da formação docente no Ensino Médio
Porcentagens de turmas por tipologia de formação docente – Brasil - 2020

Por unidades da federação

Unidade da federaçãoTipo 1Tipo 2Tipo 3Tipo 4Tipo 5Tipo 6Tipo 7
Brasil65,319,85,20,52,64,22,4
Região Norte67,516,68,70,41,33,52,1
Rondônia65,420,08,21,31,62,90,6
Acre52,725,010,10,11,71,68,9
Amazonas69,316,57,20,10,64,71,6
Roraima52,513,311,00,11,07,114,8
Pará73,312,88,90,31,42,60,7
Amapá83,16,62,10,33,23,41,3
Tocantins50,228,213,50,51,23,92,6
Região Nordeste54,425,27,30,51,96,64,0
Maranhão54,526,16,60,62,44,25,7
Piauí60,919,65,90,11,94,07,6
Ceará62,023,03,10,22,06,72,9
Rio Grande do Norte82,98,11,30,82,42,42,1
Paraíba69,017,42,40,54,23,82,8
Pernambuco51,337,12,50,51,54,82,4
Alagoas65,516,77,20,23,63,53,3
Sergipe78,016,52,10,21,31,80,3
Bahia37,628,915,30,71,211,45,0
Região Sudeste72,219,42,80,71,62,11,1
Minas Gerais78,69,91,90,33,84,11,4
Espírito Santo78,47,17,90,23,03,10,2
Rio de Janeiro78,014,31,31,21,61,52,2
São Paulo66,526,83,50,80,51,30,7
Região Sul71,714,64,80,21,64,42,8
Paraná80,09,41,30,22,06,40,6
Santa Catarina64,811,713,20,11,13,25,9
Rio Grande do Sul68,422,12,10,21,43,22,7
Região Centro-Oeste54,418,05,20,512,07,22,8
Mato Grosso do Sul73,416,62,60,62,73,10,9
Mato Grosso32,38,85,90,734,214,04,1
Goiás52,227,67,00,33,55,93,5
Distrito Federal82,78,41,20,44,92,20,2

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Educação Superior
Formação de Professores
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