GESTÃO DEMOCRÁTICA
Metas do PNE
Os dados disponíveis permitem atualizar o retrato dos diretores escolares brasileiros, em relação a sua formação e acesso ao cargo, aspectos considerados relevantes pelo PNE para que o País alcance uma maior qualidade no ensino oferecido às crianças e aos jovens. Em 2020, havia, no Brasil, 161,2 mil diretores escolares. Quanto à formação, 88,2% desses gestores possuíam formação superior, dentre eles, 54,4% com pós-graduação. Há, contudo, diferenças regionais importantes. No Maranhão, por exemplo, apenas 64,6% possuíam nível superior, enquanto, no Mato Grosso do Sul, essa porcentagem era de 98,2%. No que se refere ao acesso ao posto de diretor, metade dos diretores das escolas públicas do País chegou ao cargo exclusivamente por indicação ou escolha dos gestores públicos. Outros 20% ingressaram exclusivamente por processo eleitoral com a participação da comunidade escolar. Em 22 das 27 unidades federativas, predominou o acesso por indicação ou escolha da gestão.
Diretores da Educação Básica
Por critério de acesso ao cargo/função (Em %) – Brasil – 2020
Ser proprietário ou sócio-proprietário da escola | Exclusivamente por indicação/escolha da gestão | Processo seletivo qualificado e escolha/nomeação da gestão | Concurso público específico para o cargo de gestor escolar | Exclusivamente por processo eleitoral com a participação da comunidade escolar | Processo seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar | Outro | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Brasil | 12,7 | 49,1 | 7,3 | 6,4 | 15,4 | 5,0 | 4,1 |
Por rede de ensino | |||||||
Pública | - | 54,9 | 7,0 | 8,3 | 20,1 | 6,6 | 3,1 |
Federal | - | 17,4 | 3,1 | 0,4 | 67,2 | 9,7 | 2,2 |
Estadual | - | 23,0 | 9,6 | 11,3 | 38,1 | 13,6 | 4,3 |
Municipal | - | 65,0 | 6,2 | 7,5 | 14,2 | 4,4 | 2,7 |
Privada | 54,3 | 30,0 | 8,3 | - | - | - | 7,4 |
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.
Nota: 27Destaca‐se que cada escola podia declarar até três gestores. Nessas estatísticas, consideramos apenas os gestores com cargo de direção..
49,1% dos diretores de escolas da Educação Básica assumiram o cargo exclusivamente por indicação da gestão
Por nível de escolaridade – Brasil – 2020
Ensino Fundamental | Ensino Médio | Ensino Normal / Magistério | Ensino Superior | |||
---|---|---|---|---|---|---|
Total | Com pós-graduação | Sem pós-graduação | ||||
Porcentagem | 0,2 | 3,7 | 7,9 | 88,2 | 54,4 | 33,9 |
Absoluto | 366 | 5.967 | 12.670 | 142.180 | 87.604 | 54.576 |
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.
Nota: 27Destaca‐se que cada escola podia declarar até três gestores. Nessas estatísticas, consideramos apenas os gestores com cargo de direção..
Municípios
Com Secretaria exclusiva para a Educação (Em %)
Brasil – 2006-2018
2006 | 2009 | 2011 | 2014 | 2018 | |
---|---|---|---|---|---|
Brasil | 26,3 | 43,1 | 52,0 | 59,2 | 56,5 |
Municípios por faixa populacional | |||||
Até 5 mil habitantes | 16,3 | 28,6 | 38,4 | 44,5 | 41,9 |
De 5.001 a 10 mil habitantes | 17,0 | 34,1 | 43,7 | 52,1 | 49,2 |
De 10.001 a 20 mil habitantes | 23,6 | 42,8 | 51,8 | 58,8 | 57,8 |
De 20.001 a 50 mil habitantes | 36,4 | 53,7 | 63,3 | 69,7 | 64,4 |
De 50.001 a 100 mil habitantes | 52,7 | 70,7 | 74,3 | 81,3 | 77,4 |
De 100.001 a 500 mil habitantes | 64,7 | 78,8 | 82,6 | 86,6 | 85,7 |
Mais de 500 mil habitantes | 81,3 | 90,0 | 94,4 | 94,7 | 88,0 |
Capitais | 59,3 | 88,9 | 85,2 | 96,3 | 92,6 |
Fonte: IBGE/Munic. Elaboração: Todos Pela Educação.
Com Conselho Municipal de Educação (Em %)
Brasil – 2006-2018
2006 | 2009 | 2011 | 2014 | 2018 | |
---|---|---|---|---|---|
Brasil | 67,6 | 79,1 | 84,8 | 87,5 | 92,8 |
Municípios por faixa populacional | |||||
Até 5 mil habitantes | 65,2 | 78,5 | 82,4 | 85,7 | 92,2 |
De 5.001 a 10 mil habitantes | 62,4 | 73,3 | 80,8 | 83,1 | 90,2 |
De 10.001 a 20 mil habitantes | 64,2 | 77,4 | 83,6 | 86,3 | 92,4 |
De 20.001 a 50 mil habitantes | 71,8 | 82,5 | 88,3 | 90,7 | 93,7 |
De 50.001 a 100 mil habitantes | 80,4 | 89,3 | 92,3 | 94,8 | 96,6 |
De 100.001 a 500 mil habitantes | 88,4 | 92,0 | 96,3 | 98,0 | 98,9 |
Mais de 500 mil habitantes | 100,0 | 100,0 | 100,0 | 100,0 | 100,0 |
Capitais | 92,6 | 100,0 | 100,0 | 100,0 | 100,0 |
Fonte: IBGE/Munic. Elaboração: Todos Pela Educação.
Com Conselho Municipal de Educação, por tipo de atuação (Em %)
Brasil – 2006-2018
2006 | 2009 | 2011 | 2014 | 2018 | |
---|---|---|---|---|---|
Consultivo | 53,5 | 64,8 | 72,0 | 74,8 | 77,0 |
Deliberativo | 51,1 | 65,0 | 71,3 | 73,6 | 77,8 |
Fiscalizador | 49,0 | 60,0 | 67,1 | 68,5 | 69,1 |
Normativo | 41,2 | 51,1 | 57,3 | 58,7 | 61,1 |
Fonte: IBGE/Munic. Elaboração: Todos Pela Educação.
Diretores da Educação Básica
Por nível de escolaridade e unidades da federação - 2020
Unidade da federação | Ensino Fundamental | Ensino Médio | Ensino Normal / Magistério | Ensino Superior | ||
---|---|---|---|---|---|---|
Total | Com pós-graduação | Sem pós-graduação | ||||
Brasil | 0,2 | 3,7 | 7,9 | 88,2 | 54,4 | 33,9 |
Região Norte | 0,1 | 3,1 | 6,9 | 89,8 | 49,8 | 40,0 |
Rondônia | 0,2 | 1,0 | 3,5 | 95,3 | 76,8 | 18,5 |
Acre | 0,3 | 3,6 | 12,7 | 83,5 | 50,3 | 33,2 |
Amazonas | 0,3 | 5,3 | 5,0 | 89,4 | 48,7 | 40,8 |
Roraima | 0,2 | 7,2 | 7,9 | 84,7 | 43,1 | 41,6 |
Pará | 0,0 | 2,5 | 7,0 | 90,4 | 46,7 | 43,7 |
Amapá | 0,3 | 4,2 | 15,6 | 80,0 | 39,4 | 40,6 |
Tocantins | 0,1 | 2,0 | 5,3 | 92,7 | 56,5 | 36,1 |
Região Nordeste | 0,4 | 4,3 | 15,3 | 80,0 | 50,2 | 29,8 |
Maranhão | 0,4 | 4,6 | 30,4 | 64,6 | 36,1 | 28,5 |
Piauí | 0,3 | 4,8 | 12,0 | 82,9 | 46,6 | 36,3 |
Ceará | 0,2 | 2,6 | 3,5 | 93,7 | 68,4 | 25,3 |
Rio Grande do Norte | 0,2 | 6,6 | 5,3 | 87,9 | 51,4 | 36,5 |
Paraíba | 0,6 | 6,4 | 14,0 | 79,0 | 43,3 | 35,7 |
Pernambuco | 0,2 | 2,3 | 12,0 | 85,4 | 57,3 | 28,2 |
Alagoas | 0,0 | 3,8 | 11,6 | 84,5 | 57,0 | 27,5 |
Sergipe | 0,2 | 0,9 | 6,1 | 92,8 | 56,3 | 36,5 |
Bahia | 0,6 | 4,9 | 17,6 | 76,9 | 48,6 | 28,3 |
Região Sudeste | 0,1 | 4,1 | 3,8 | 91,9 | 46,8 | 45,2 |
Minas Gerais | 0,3 | 3,5 | 4,8 | 91,3 | 56,1 | 35,2 |
Espírito Santo | 0,1 | 0,9 | 1,2 | 97,9 | 86,5 | 11,4 |
Rio de Janeiro | 0,2 | 2,6 | 11,4 | 85,8 | 49,8 | 36,0 |
São Paulo | 0,0 | 5,3 | 0,6 | 94,1 | 37,2 | 56,9 |
Região Sul | 0,2 | 2,5 | 3,2 | 94,1 | 77,4 | 16,7 |
Paraná | 0,1 | 0,8 | 1,1 | 98,0 | 89,4 | 8,7 |
Santa Catarina | 0,2 | 2,5 | 1,7 | 95,6 | 79,2 | 16,4 |
Rio Grande do Sul | 0,3 | 4,3 | 6,2 | 89,2 | 64,1 | 25,1 |
Região Centro-Oeste | 0,1 | 2,2 | 1,8 | 95,9 | 69,7 | 26,2 |
Mato Grosso do Sul | 0,0 | 0,8 | 1,0 | 98,2 | 75,1 | 23,1 |
Mato Grosso | 0,2 | 3,8 | 0,8 | 95,2 | 66,8 | 28,5 |
Goiás | 0,2 | 2,1 | 2,6 | 95,1 | 68,7 | 26,4 |
Distrito Federal | 0,1 | 0,9 | 1,9 | 97,1 | 72,0 | 25,1 |
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.
Nota: 27Destaca‐se que cada escola podia declarar até três gestores. Nessas estatísticas, consideramos apenas os gestores com cargo de direção..
Diretores da Educação Básica
Por critério de acesso ao cargo/à função e unidades da federação – 2020
Unidade da federação | Ser proprietário ou sócio-proprietário da escola | Exclusivamente por indicação/escolha da gestão | Processo seletivo qualificado e escolha/nomeação da gestão | Concurso público específico para o cargo de gestor escolar | Exclusivamente por processo eleitoral com a participação da comunidade escolar | Processo seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar | Outro |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Brasil | 12,7 | 49,1 | 7,3 | 6,4 | 15,4 | 5,0 | 4,1 |
Região Norte | 6,1 | 68,1 | 5,0 | 1,3 | 6,9 | 3,0 | 9,6 |
Rondônia | 5,4 | 68,7 | 6,2 | 0,5 | 12,5 | 3,2 | 3,6 |
Acre | 2,3 | 28,2 | 8,5 | 1,7 | 22,6 | 35,8 | 0,8 |
Amazonas | 6,8 | 83,6 | 3,1 | 0,2 | 2,4 | 0,3 | 3,6 |
Roraima | 5,2 | 78,3 | 5,0 | 0,2 | 3,5 | 0,8 | 7,0 |
Pará | 6,3 | 64,3 | 4,3 | 2,0 | 7,5 | 1,3 | 14,3 |
Amapá | 6,1 | 79,5 | 5,2 | 0,3 | 3,4 | 1,0 | 4,6 |
Tocantins | 6,3 | 71,6 | 10,1 | 0,5 | 2,3 | 3,6 | 5,6 |
Região Nordeste | 13,3 | 62,4 | 8,7 | 0,4 | 6,9 | 5,0 | 3,3 |
Maranhão | 6,4 | 75,9 | 5,4 | 0,6 | 5,4 | 4,3 | 2,1 |
Piauí | 7,7 | 62,0 | 18,2 | 0,2 | 9,0 | 0,3 | 2,6 |
Ceará | 13,4 | 58,0 | 13,2 | 0,3 | 0,3 | 10,8 | 3,9 |
Rio Grande do Norte | 14,1 | 49,3 | 2,3 | 0,6 | 27,0 | 3,9 | 2,7 |
Paraíba | 16,4 | 73,3 | 3,6 | 0,2 | 3,6 | 0,2 | 2,7 |
Pernambuco | 25,6 | 43,5 | 13,9 | 0,2 | 3,3 | 9,6 | 3,8 |
Alagoas | 15,2 | 53,9 | 6,1 | 0,2 | 18,1 | 4,3 | 2,1 |
Sergipe | 17,2 | 54,4 | 16,5 | 0,5 | 3,0 | 5,5 | 2,8 |
Bahia | 12,0 | 66,4 | 6,4 | 0,4 | 6,9 | 3,7 | 4,3 |
Região Sudeste | 15,0 | 36,0 | 7,9 | 17,7 | 16,8 | 2,5 | 4,2 |
Minas Gerais | 11,9 | 44,2 | 3,2 | 0,3 | 33,7 | 2,8 | 3,8 |
Espírito Santo | 6,9 | 45,2 | 16,6 | 0,5 | 18,3 | 6,8 | 5,7 |
Rio de Janeiro | 23,2 | 26,5 | 5,0 | 0,5 | 35,9 | 4,9 | 3,9 |
São Paulo | 14,0 | 34,7 | 10,7 | 34,8 | 0,6 | 0,9 | 4,4 |
Região Sul | 10,5 | 41,6 | 4,7 | 0,2 | 29,7 | 10,7 | 2,4 |
Paraná | 8,9 | 37,4 | 4,6 | 0,2 | 35,5 | 12,4 | 1,1 |
Santa Catarina | 8,3 | 52,2 | 5,8 | 0,2 | 8,2 | 21,1 | 4,2 |
Rio Grande do Sul | 13,6 | 39,2 | 4,2 | 0,3 | 37,6 | 2,4 | 2,7 |
Região Centro-Oeste | 12,2 | 35,8 | 6,1 | 0,6 | 33,1 | 8,6 | 3,6 |
Mato Grosso do Sul | 10,0 | 45,6 | 8,9 | 0,9 | 17,9 | 13,3 | 3,5 |
Mato Grosso | 8,0 | 33,0 | 4,6 | 1,2 | 46,6 | 3,6 | 3,0 |
Goiás | 14,7 | 39,1 | 3,9 | 0,4 | 31,9 | 6,6 | 3,5 |
Distrito Federal | 14,8 | 15,4 | 13,5 | 0,2 | 31,0 | 19,9 | 5,3 |
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.
Nota: 27Destaca‐se que cada escola podia declarar até três gestores. Nessas estatísticas, consideramos apenas os gestores com cargo de direção..