EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Metas do PNE
A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.
A proporção de matrículas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) em relação ao total de matrículas de Educação Básica de Nível Médio cresceu 6,4 pontos percentuais, na última década, o que revela um ritmo lento diante das demandas educacionais brasileiras.
Em 2020, o percentual era de 19,1%, um crescimento de 0,4 ponto percentual em relação a 2019. Em valores absolutos, há atualmente 1,9 milhão de matrículas, das quais 1,2 milhão (62,2%) ofertado na rede pública.
Aproximadamente, metade do total de matrículas de EPTNM era na modalidade subsequente, ou seja, de alunos que já concluíram a Educação Básica. Aquelas integradas ao Ensino Médio correspondiam a 32,6%.
No conjunto, há diferenças regionais importantes na oferta, como pode ser visto no quadro “De olho na equidade”.
O sistema escolar brasileiro reproduz diversas desigualdades sociais. É importante evidenciá-las para que as políticas públicas sejam colocadas em prática de forma mais equitativa. Por isso, é essencial a análise de alguns recortes: por região, localidade, renda e raça/cor.
23,4%
das matrículas da Educação Básica de Nível Médio da região Sul referem-se à Educação Profissional Técnica de Nível Médio. O mesmo vale para 10,8% das matrículas da região Norte e 12,2% da região Centro-Oeste.
9,7%
das matrículas da Educação Básica de Nível Médio do Mato Grosso correspondem à Educação Profissional Técnica de Nível Médio. O mesmo vale para 27,7% das matrículas da rede pública do Piauí.
Matrículas
Matrículas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Rede Total) – Por rede de ensino – Brasil – 2010 e 2020
A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.
2010 | 2020 | |
---|---|---|
Total | 1.361.827 | 1.901.477 |
Pública | 805.178 | 1.183.192 |
Privada | 556.649 | 718.285 |
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.
Notas: 1O mesmo aluno pode ter mais de uma matrícula. e 23Considera-se como Educação Profissional Técnica de Nível Médio as matrículas das seguintes etapas de ensino: Curso Técnico Integrado (Ensino Médio e EJA-EM Integrado); Ensino Médio Normal/Magistério; Curso Técnico Concomitante e Subsequente..
Matrículas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Rede Total) – Por modalidade – Brasil – 2020
Total e porcentagem
A maioria dos jovens e adultos busca a formação técnica após a conclusão do Ensino Médio, na modalidade subsequente. Também se destaca a modalidade integrada, com cursos articulados ao Ensino Médio.
Concomitante
236.320 (12,4%)
Integrada ao EM
620.563 (32,6%)
Integrada à EJA
39.921 (2,1%)
Normal/Magistério
68.126 (3,6%)
Subsequente
936.547 (49,3%)
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.
Notas: 1O mesmo aluno pode ter mais de uma matrícula. e 23Considera-se como Educação Profissional Técnica de Nível Médio as matrículas das seguintes etapas de ensino: Curso Técnico Integrado (Ensino Médio e EJA-EM Integrado); Ensino Médio Normal/Magistério; Curso Técnico Concomitante e Subsequente..
Porcentagem de matrículas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em relação ao total de matrículas de Educação Básica de Nível Médio
Brasil – 2009-2020
O número de matrículas manteve trajetória ascendente em 2020.
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.
Notas: 1O mesmo aluno pode ter mais de uma matrícula. e 23Considera-se como Educação Profissional Técnica de Nível Médio as matrículas das seguintes etapas de ensino: Curso Técnico Integrado (Ensino Médio e EJA-EM Integrado); Ensino Médio Normal/Magistério; Curso Técnico Concomitante e Subsequente..
Matrículas
Matrículas na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em relação ao total de matrículas na Educação Básica de Nível Médio – 2020
Por unidades da federação
Unidade da federação | Educação Profissional Técnica de Nível Médio | FIC integrada à EJA - Nível Médio | Ensino Médio | Matrículas na EB de Nível Médio* | % |
---|---|---|---|---|---|
Brasil | 1.901.477 | 4.989 | 8.069.734 | 9.976.200 | 19,1 |
Região Norte | 104.923 | 237 | 868.883 | 974.043 | 10,8 |
Rondônia | 10.107 | 0 | 74.782 | 84.889 | 11,9 |
Acre | 5.368 | 0 | 45.727 | 51.095 | 10,5 |
Amazonas | 28.332 | 0 | 223.389 | 251.721 | 11,3 |
Roraima | 4.713 | 0 | 28.881 | 33.594 | 14,0 |
Pará | 42.840 | 23 | 388.636 | 431.499 | 9,9 |
Amapá | 4.631 | 0 | 36.633 | 41.264 | 11,2 |
Tocantins | 8.932 | 214 | 70.835 | 79.981 | 11,2 |
Região Nordeste | 581.611 | 4.202 | 2.220.246 | 2.806.059 | 20,7 |
Maranhão | 41.249 | 101 | 300.169 | 341.519 | 12,1 |
Piauí | 49.491 | 29 | 129.441 | 178.961 | 27,7 |
Ceará | 89.236 | 3.518 | 362.887 | 455.641 | 19,6 |
Rio Grande do Norte | 44.987 | 0 | 121.131 | 166.118 | 27,1 |
Paraíba | 37.671 | 152 | 139.711 | 177.534 | 21,2 |
Pernambuco | 118.800 | 349 | 377.576 | 496.725 | 23,9 |
Alagoas | 26.852 | 0 | 128.242 | 155.094 | 17,3 |
Sergipe | 13.377 | 0 | 85.148 | 98.525 | 13,6 |
Bahia | 159.948 | 53 | 575.941 | 735.942 | 21,7 |
Região Sudeste | 806.565 | 283 | 3.280.539 | 4.087.387 | 19,7 |
Minas Gerais | 132.333 | 79 | 833.503 | 965.915 | 13,7 |
Espírito Santo | 41.654 | 98 | 129.964 | 171.716 | 24,3 |
Rio de Janeiro | 173.892 | 46 | 665.554 | 839.492 | 20,7 |
São Paulo | 458.686 | 60 | 1.651.518 | 2.110.264 | 21,7 |
Região Sul | 315.042 | 54 | 1.030.646 | 1.345.742 | 23,4 |
Paraná | 125.315 | 0 | 422.524 | 547.839 | 22,9 |
Santa Catarina | 65.491 | 54 | 261.627 | 327.172 | 20,0 |
Rio Grande do Sul | 124.236 | 0 | 346.495 | 470.731 | 26,4 |
Região Centro-Oeste | 93.336 | 213 | 669.420 | 762.969 | 12,2 |
Mato Grosso do Sul | 19.531 | 190 | 104.929 | 124.650 | 15,7 |
Mato Grosso | 16.837 | 0 | 155.874 | 172.711 | 9,7 |
Goiás | 30.788 | 23 | 281.469 | 312.280 | 9,9 |
Distrito Federal | 26.180 | 0 | 127.148 | 153.328 | 17,1 |
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.
Notas: 1O mesmo aluno pode ter mais de uma matrícula., 23Considera-se como Educação Profissional Técnica de Nível Médio as matrículas das seguintes etapas de ensino: Curso Técnico Integrado (Ensino Médio e EJA-EM Integrado); Ensino Médio Normal/Magistério; Curso Técnico Concomitante e Subsequente. e 24Consideram-se, além das matrículas de Ensino Médio Regular, as matrículas na Modalidade EJA de Ensino Médio.. *São consideradas matrículas na Educação Básica de Nível Médio as matrículas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Formação Inicial e Continuada (FIC) integrada à EJA Nível Médio e as matrículas de Ensino Médio.