ALFABETIZAÇÃO ATÉ 8 ANOS
Metas do PNE
A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.
A primeira edição da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), em 2014, deu dimensão concreta a um problema ainda pouco conhecido, mostrando que as dificuldades de aprendizagem começam cedo no Brasil. Os resultados sinalizavam que o País não conseguia alfabetizar adequadamente a maioria das crianças.
Dois anos depois, a segunda edição da ANA confirmou os resultados anteriores. Em 2016, menos da metade dos alunos de 3º ano do Ensino Fundamental alcançaram os níveis de proficiência suficientes em Leitura (45,3%) e em Matemática (45,5%).
Desde então, a indisponibilidade de dados públicos atualizados prejudica o monitoramento do cumprimento da meta e sua evolução no período, dificultando o controle social necessário para a efetivação da garantia do direito à aprendizagem das crianças no começo de sua trajetória educacional básica.
O sistema escolar brasileiro reproduz diversas desigualdades sociais. É importante evidenciá-las para que as políticas públicas sejam colocadas em prática de forma mais equitativa. Por isso, é essencial a análise de alguns recortes: por região, localidade, renda e raça/cor.
23,4%
dos alunos de NSE muito baixo e baixo apresentavam nível suficiente de Leitura, em 2016, proporção quase três vezes menor do que a do grupo de NSE alto e muito alto.
24,8%
das crianças de NSE muito baixo e baixo se situavam no patamar de proficiência suficiente, em Matemática, enquanto 68,6% dos alunos de NSE alto e muito alto alcançavam a mesma condição.
Alfabetização
A Avaliação Nacional da Alfabetização foi descontinuada. Por isso, os dados mais recentes disponíveis referem-se a 2016, mas ainda representam claramente os imensos desafios brasileiros na área da alfabetização
Porcentagem de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental no nível suficiente de alfabetização por NSE da escola
Brasil – 2014 e 2016
A análise por Nível Socioeconômico (NSE) demonstra o impacto da desigualdade sobre os resultados de aprendizagem das crianças brasileiras, tanto na Leitura como na Escrita e na Matemática.
LEITURA
2014
2016
ESCRITA
MATEMÁTICA
Fonte: MEC/Inep/Daeb - Microdados da ANA. Elaboração: Todos Pela Educação.
Notas: 14 A escala de notas de Leitura e Matemática é dividida em quatro níveis, com os níveis 3 e 4 considerados “suficientes”. Em Escrita, são cinco níveis, com os níveis 4 e 5 considerados “suficientes”. Cabe destacar que a nomenclatura ANA foi extinta, em 2019, e o novo Saeb passou a incluir a avaliação de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. e 15 Conforme informado pelo Inep nos testes de Escrita, houve mudanças metodológicas entre as edições de 2014 e 2016, o que impossibilita a comparabilidade dos dados de Escrita..
Às desigualdades socioeconômicas somam-se as disparidades regionais. A tabela a seguir permite ver com clareza as diferenças de aprendizagem das crianças brasileiras, conforme o estado e a região onde vivem
Alfabetização
Porcentagem de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental no nível suficiente de alfabetização – 2014 e 2016
Por unidades da federação
Unidade da federação | Leitura | Escrita | Matemática | ||
---|---|---|---|---|---|
2014 | 2016 | 2016 | 2014 | 2016 | |
Brasil | 43,8 | 45,3 | 66,1 | 42,9 | 45,5 |
Região Norte | 27,5 | 29,8 | 47,0 | 25,1 | 29,4 |
Rondônia | 39,1 | 40,0 | 61,5 | 38,7 | 40,7 |
Acre | 44,7 | 45,5 | 62,7 | 40,6 | 46,7 |
Amazonas | 29,9 | 33,7 | 47,5 | 28,1 | 32,6 |
Roraima | 33,8 | 29,0 | 48,4 | 31,1 | 29,2 |
Pará | 21,2 | 23,6 | 40,1 | 18,6 | 23,1 |
Amapá | 20,6 | 20,6 | 40,8 | 17,1 | 19,5 |
Tocantins | 35,6 | 35,4 | 57,6 | 32,2 | 34,5 |
Região Nordeste | 27,6 | 30,8 | 49,2 | 25,9 | 30,5 |
Maranhão | 18,6 | 22,7 | 40,1 | 16,3 | 22,7 |
Piauí | 24,2 | 29,1 | 46,1 | 21,2 | 28,0 |
Ceará | 52,2 | 54,8 | 70,7 | 48,7 | 51,7 |
Rio Grande do Norte | 29,1 | 32,3 | 59,2 | 24,4 | 30,6 |
Paraíba | 24,6 | 28,5 | 44,3 | 23,9 | 28,7 |
Pernambuco | 27,7 | 29,4 | 48,2 | 29,0 | 31,0 |
Alagoas | 21,1 | 23,8 | 43,6 | 20,1 | 24,1 |
Sergipe | 19,4 | 19,8 | 44,0 | 18,9 | 20,5 |
Bahia | 24,0 | 27,3 | 45,2 | 22,2 | 27,2 |
Região Sudeste | 56,7 | 56,3 | 78,5 | 57,1 | 57,3 |
Minas Gerais | 63,8 | 62,4 | 79,2 | 62,6 | 62,2 |
Espírito Santo | 50,3 | 52,6 | 74,9 | 49,3 | 53,6 |
Rio de Janeiro | 40,7 | 40,2 | 64,8 | 38,7 | 39,5 |
São Paulo | 59,6 | 58,7 | 82,9 | 61,7 | 60,8 |
Região Sul | 54,5 | 55,1 | 80,2 | 53,9 | 55,6 |
Paraná | 55,5 | 55,3 | 85,6 | 55,0 | 55,6 |
Santa Catarina | 60,8 | 60,8 | 84,8 | 60,7 | 62,2 |
Rio Grande do Sul | 49,8 | 51,1 | 71,0 | 48,8 | 51,2 |
Região Centro-Oeste | 47,7 | 48,8 | 70,5 | 45,1 | 48,1 |
Mato Grosso do Sul | 45,0 | 43,8 | 66,7 | 42,3 | 42,3 |
Mato Grosso | 45,3 | 46,7 | 72,0 | 43,3 | 46,3 |
Goiás | 48,1 | 49,7 | 69,1 | 44,8 | 48,6 |
Distrito Federal | 53,1 | 55,5 | 76,4 | 51,7 | 56,7 |
Fonte: MEC/Inep/Daeb - Microdados da ANA. Elaboração: Todos Pela Educação.
Notas: 14 A escala de notas de Leitura e Matemática é dividida em quatro níveis, com os níveis 3 e 4 considerados “suficientes”. Em Escrita, são cinco níveis, com os níveis 4 e 5 considerados “suficientes”. Cabe destacar que a nomenclatura ANA foi extinta, em 2019, e o novo Saeb passou a incluir a avaliação de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. e 15 Conforme informado pelo Inep nos testes de Escrita, houve mudanças metodológicas entre as edições de 2014 e 2016, o que impossibilita a comparabilidade dos dados de Escrita..