PROFESSORES – REMUNERAÇÃO E CARREIRA

Metas do PNE

Valorizar os profissionais do magistério das redes públicas da Educação Básica, a fim de equiparar o rendimento médio ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano da vigência do PNE.

Assegurar, no prazo de dois anos, a existência de planos de carreira para os profissionais da Educação Básica e Superior pública de todos os sistemas de ensino e, para o plano de carreira dos profissionais da Educação Básica pública, tomar como referência o piso salarial nacional profissional, definido em lei federal, nos termos do inciso VIII do art. 206 da Constituição Federal.

Indicador pne

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

Aumentar a atratividade da carreira do professor é um desafio urgente. Com salários defasados em relação à média das profissões com Ensino Superior e fragilidade nos planos de carreira, a profissão docente precisa ser fortalecida. Os indicadores mais recentes apontam para essa direção.

A média salarial dos professores da Educação Básica da rede pública aumentou de 69,8% para 71,7% entre 2018 e 2019, em comparação com o salário das profissões de grau superior. Embora a contração do rendimento de outros profissionais com curso superior entre 2018 e 2019 possa explicar parcialmente esse aumento, não deixa de ser um dado relevante.

Da mesma forma, entre 2014 e 2018, a porcentagem de municípios que oferecem um plano de carreira para o Magistério saltou de 89,6% para 95,7%. Os dados mostram que os principais critérios de progressão funcional na carreira docente são a qualificação/titulação (89,7%) e o tempo de exercício efetivo no cargo (77,3%). Quanto a critérios ligados a desempenho, 37,1% dos municípios o adotam na estrutura de progresso funcional.

De olho da equidade

O sistema escolar brasileiro reproduz diversas desigualdades sociais. É importante evidenciá-las para que as políticas públicas sejam colocadas em prática de forma mais equitativa. Por isso, é essencial a análise de recortes por região, localidade, renda e raça/cor.

87%

dos municípios de Minas Gerais oferecem planos de carreira para o Magistério. Em outros estados, como Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba, todos os municípios já o fazem.

64%

dos municípios com mais de 500 mil habitantes asseguram, no plano de carreira, dois terços da carga horária para atividades em sala de aula. O mesmo ocorre para 74,2% dos municípios brasileiros.

Rendimento

Salário médio dos professores da Educação Básica da rede pública e de profissionais de outras áreas com curso superior
Brasil – 2012-2019

Indicador pne

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

Nos últimos oito anos, o salário dos professores se aproximou onze pontos percentuais do recebido pelos demais profissionais com curso superior.

2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019
Professores da Educação Básica - rede pública (a) 3.682 4.004 3.915 4.011 3.698 3.889 3.907 3.899
Profissionais da área de Exatas 8.334 7.540 8.113 7.623 7.315 7.430 7.703 7.321
Profissionais da área de Humanas 6.784 6.736 6.077 6.541 5.985 5.709 6.200 6.241
Profissionais da área de Saúde 7.657 7.432 7.205 7.525 7.314 7.397 7.887 7.588
Média de rendimento dos profissionais com curso superior exceto docentes (b) 6.063 6.156 5.901 5.976 5.658 5.624 5.596 5.435
Proporção da média salarial dos professores da Educação Básica - rede pública em relação à média dos profissionais com curso superior (a/b) 60,7 65,0 66,3 67,1 65,4 69,2 69,8 71,7

Fonte: IBGE/Pnad Contínua. Elaboração: Todos Pela Educação.

Local de trabalho

Docentes na Educação Básica por quantidade de estabelecimentos em que lecionam – Brasil – 2009-2019 (Em %)

Um a cada cinco docentes brasileiros dá aulas em mais de uma escola.

Quantidade de estabelecimentos
1 2 3 ou mais
2009 77,1 18,6 4,2
2010 77,0 18,7 4,3
2011 77,5 18,4 4,1
2012 77,7 18,3 4,0
2013 77,9 18,1 4,0
2014 78,0 17,9 4,0
2015 78,3 17,7 4,0
2016 78,3 17,7 4,1
2017 78,5 17,4 4,0
2018 78,7 17,2 4,1
2019 78,9 16,9 4,2

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota: 7 Os professores são contados uma única vez em cada etapa/modalidade de ensino e em cada Unidade da Federação (UF), região e no País, porém, podem atuar em mais de uma etapa/modalidade de ensino e em mais de uma UF ou região..

Docentes na Educação Básica por quantidade de estabelecimentos em que lecionam

Por etapa – Brasil – 2019

Quase a totalidade dos docentes em Creche dão aulas em uma única escola.

1 estabelecimento

2 estabelecimentos

3 ou mais estabelecimentos

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota: 7 Os professores são contados uma única vez em cada etapa/modalidade de ensino e em cada Unidade da Federação (UF), região e no País, porém, podem atuar em mais de uma etapa/modalidade de ensino e em mais de uma UF ou região..

Carreira

Porcentagem de municípios que possuem plano de carreira de Magistério

Indicador pne

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

Todos os municípios com mais de 500 mil habitantes já oferecem plano de carreira para seus professores.

2014 2018
Brasil 89,6 95,7
Municípios por faixa populacional
Até 5 mil habitantes 86,6 93,9
De 5.001 a 10 mil habitantes 87,3 95,3
De 10.001 a 20 mil habitantes 90,3 95,9
De 20.001 a 50 mil habitantes 92,7 97,6
De 50.001 a 100 mil habitantes 93,7 96,8
De 100.001 a 500 mil habitantes 92,5 95,5
Mais de 500 mil habitantes 94,7 100,0
Capitais 92,6 96,3

Fonte: IBGE/Munic. Elaboração: Todos Pela Educação.

Municípios de acordo com a adoção de critérios de progressão/promoção/ascensão estabelecidos no plano de carreira do Magistério – Brasil – 2018

A qualificação e a permanência na carreira ainda estão entre os principais critérios de ascensão profissional na rede pública.

Absoluto %
Qualificação ou titulação 4.996 89,7
Tempo de efetivo exercício no cargo 4.306 77,3
Avaliação de desempenho 2.069 37,1
Incorporação permanente de remuneração por ocupação de cargo em comissão 320 5,7
Desempenho dos alunos em avaliação externa 222 4,0
Desempenho em prova de conhecimentos na área curricular de atuação docente e de conhecimentos pedagógicos 203 3,6
Outros 121 2,2

Fonte: IBGE/Munic. Elaboração: Todos Pela Educação.

Municípios que preveem no plano de carreira do Magistério dois terços de carga horária para atividades em sala de aula

Ampliar o tempo dedicado ao planejamento pedagógico ainda é um desafio para os municípios.

Absoluto %
Brasil 4.134 74,2
Municípios por faixa populacional
Até 5 mil habitantes 906 72,1
De 5.001 a 10 mil habitantes 902 75,0
De 10.001 a 20 mil habitantes 1.025 76,0
De 20.001 a 50 mil habitantes 821 74,9
De 50.001 a 100 mil habitantes 255 73,1
De 100.001 a 500 mil habitantes 189 71,3
Mais de 500 mil habitantes 16 64,0
Capitais 20 74,1

Fonte: IBGE/Munic. Elaboração: Todos Pela Educação.

Carreira

Municípios que possuem plano de carreira de Magistério – 2018

Por unidades da federação

Unidade da federação %
Brasil 95,7
Região Norte 92,0
Rondônia 96,2
Acre 100,0
Amazonas 95,2
Roraima 93,3
Pará 95,1
Amapá 93,8
Tocantins 84,2
Região Nordeste 98,6
Maranhão 96,3
Piauí 98,2
Ceará 100,0
Rio Grande do Norte 100,0
Paraíba 100,0
Pernambuco 98,4
Alagoas 100,0
Sergipe 98,7
Bahia 97,6
Região Sudeste 91,1
Minas Gerais 87,0
Espírito Santo 98,7
Rio de Janeiro 93,5
São Paulo 95,2
Região Sul 99,2
Paraná 99,7
Santa Catarina 97,6
Rio Grande do Sul 99,6
Região Centro-Oeste 96,4
Mato Grosso do Sul 97,5
Mato Grosso 98,6
Goiás 94,7
Distrito Federal 100,0

Fonte: IBGE/Munic. Elaboração: Todos Pela Educação.

Municípios que preveem no plano de carreira do Magistério dois terços de carga horária para atividades em sala de aula – 2018

Por unidades da federação

Unidade da federação Total %
Brasil 4.134 74,2
Região Norte 339 75,3
Rondônia 45 86,5
Acre 18 81,8
Amazonas 46 74,2
Roraima 14 93,3
Pará 99 68,8
Amapá 14 87,5
Tocantins 103 74,1
Região Nordeste 1.509 84,1
Maranhão 177 81,6
Piauí 205 91,5
Ceará 137 74,5
Rio Grande do Norte 149 89,2
Paraíba 202 90,6
Pernambuco 163 88,1
Alagoas 87 85,3
Sergipe 70 93,3
Bahia 319 76,5
Região Sudeste 1.075 64,4
Minas Gerais 511 59,9
Espírito Santo 58 74,4
Rio de Janeiro 41 44,6
São Paulo 465 72,1
Região Sul 801 67,3
Paraná 301 75,4
Santa Catarina 221 74,9
Rio Grande do Sul 279 56,1
Região Centro-Oeste 410 87,8
Mato Grosso do Sul 72 91,1
Mato Grosso 131 92,9
Goiás 206 83,7
Distrito Federal 1 100,0

Fonte: IBGE/Munic. Elaboração: Todos Pela Educação.

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