Em mais de uma de suas metas, o PNE contempla as populações do campo, as áreas indígenas e os remanescentes de quilombos. Os objetivos incluem o acesso à escola, a elevação da escolaridade e a promoção da qualidade, sempre tendo em vista a superação das desigualdades. Para isso, é fundamental assegurar uma inclusão efetiva, com projetos elaborados especificamente para esses grupos e material pedagógico adequado.
O PNE prevê a preservação da identidade cultural e a participação da comunidade na definição do modelo de organização pedagógica e de gestão das instituições de ensino
Campo
5.328.818
é o total de matrículas na zona rural
São 4.441
municípios com matrículas na zona rural
As regiões Nordeste, Sudeste e Sul concentram as matrículas em áreas rurais
2.570
municípios têm projetos voltados para essa população
55.345
escolas na zona rural
8.066
utilizam materiais pedagógicos para a Educação do Campo
Infraestrutura (Em %)
Água potável | 86,4% |
Banheiro | 90,2% |
Energia elétrica | 91,8% |
Esgoto | 92,5% |
Distribuição por região
Norte | 2.187 |
Nordeste | 3.369 |
Sudeste | 956 |
Sul | 1.015 |
Centro-Oeste | 539 |
Somente 15% das escolas da zona rural utilizam material pedagógico para Educação do Campo.
Indígenas
253.117
é o total de matrículas em terras indígenas
São 427
municípios com matrículas em terras indígenas
As matrículas em áreas indígenas estão espalhadas por todo o território nacional
279
municípios têm projetos voltados para essa população
3.371
escolas em terras indígenas
985
utilizam materiais pedagógicos para a Educação Indígena
Infraestrutura (Em %)
Água potável | 59,3% |
Banheiro | 96,9% |
Energia elétrica | 57,0% |
Esgoto | 66,1% |
Distribuição por região
Norte | 539 |
Nordeste | 190 |
Sudeste | 28 |
Sul | 75 |
Centro-Oeste | 153 |
A região Norte se destaca com a maior quantidade de escolas com material pedagógico para Educação Indígena.
Quilombolas
273.403
é o total de matrículas em áreas remanescentes de quilombos
São 668
municípios com matrículas em áreas remanescentes de quilombos
Os estados da região Nordeste preservam muitas áreas de quilombos
484
municípios têm projetos voltados para essa população
2.554
escolas em áreas remanescentes de quilombos
323
utilizam materiais pedagógicos para a Educação das relações étnico-raciais
Infraestrutura (Em %)
Água potável | 87,9% |
Banheiro | 90,2% |
Energia elétrica | 94,7% |
Esgoto | 97,8% |
Distribuição por região
Norte | 51 |
Nordeste | 167 |
Sudeste | 47 |
Sul | 26 |
Centro-Oeste | 32 |
Das escolas que utilizam material sobre relações étnico-raciais, a maioria está localizada na região Nordeste.
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar 2019. Elaboração: Todos Pela Educação.