POPULAÇÃO DO CAMPO, INDÍGENAS E QUILOMBOLAS

Em mais de uma de suas metas, o PNE contempla as populações do campo, as áreas indígenas e os remanescentes de quilombos. Os objetivos incluem o acesso à escola, a elevação da escolaridade e a promoção da qualidade, sempre tendo em vista a superação das desigualdades. Para isso, é fundamental assegurar uma inclusão efetiva, com projetos elaborados especificamente para esses grupos e material pedagógico adequado.

O PNE prevê a preservação da identidade cultural e a participação da comunidade na definição do modelo de organização pedagógica e de gestão das instituições de ensino

Campo

5.328.818
é o total de matrículas na zona rural
São 4.441
municípios com matrículas na zona rural

As regiões Nordeste, Sudeste e Sul concentram as matrículas em áreas rurais

2.570
municípios têm projetos voltados para essa população
55.345
escolas na zona rural
8.066
utilizam materiais pedagógicos para a Educação do Campo

Infraestrutura (Em %)

Água potável
86,4%
Banheiro
90,2%
Energia elétrica
91,8%
Esgoto
92,5%

Distribuição por região

Norte
2.187
Nordeste
3.369
Sudeste
956
Sul
1.015
Centro-Oeste
539
Somente 15% das escolas da zona rural utilizam material pedagógico para Educação do Campo.

Indígenas

253.117
é o total de matrículas em terras indígenas
São 427
municípios com matrículas em terras indígenas

As matrículas em áreas indígenas estão espalhadas por todo o território nacional

279
municípios têm projetos voltados para essa população
3.371
escolas em terras indígenas
985
utilizam materiais pedagógicos para a Educação Indígena

Infraestrutura (Em %)

Água potável
59,3%
Banheiro
96,9%
Energia elétrica
57,0%
Esgoto
66,1%

Distribuição por região

Norte
539
Nordeste
190
Sudeste
28
Sul
75
Centro-Oeste
153
A região Norte se destaca com a maior quantidade de escolas com material pedagógico para Educação Indígena.

Quilombolas

273.403
é o total de matrículas em áreas remanescentes de quilombos
São 668
municípios com matrículas em áreas remanescentes de quilombos

Os estados da região Nordeste preservam muitas áreas de quilombos

484
municípios têm projetos voltados para essa população
2.554
escolas em áreas remanescentes de quilombos
323
utilizam materiais pedagógicos para a Educação das relações étnico-raciais

Infraestrutura (Em %)

Água potável
87,9%
Banheiro
90,2%
Energia elétrica
94,7%
Esgoto
97,8%

Distribuição por região

Norte
51
Nordeste
167
Sudeste
47
Sul
26
Centro-Oeste
32
Das escolas que utilizam material sobre relações étnico-raciais, a maioria está localizada na região Nordeste.
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar 2019. Elaboração: Todos Pela Educação.
Ensino Médio
Educação Especial/Inclusiva
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