Pará

No Pará, de cada 100 alunos matriculados, aqueles que apresentam defasagem superior a dois anos em relação ao ano e à série que deveriam estar cursando são 21, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, 39, nos Anos Finais, e 47, no Ensino Médio. Como resultado, apenas 47, de cada 100 jovens, se formam no Ensino Médio até os 19 anos.

População

8.602.865

Rendimento Domiciliar per Capita

R$ 807,00

25

Posição no país

Matrículas na Educação Básica

TOTAL: 2.294.276

2.058.911 Pública

Privada235.365

Estabelecimentos da Educação Básica

TOTAL: 10.757

9.781Pública

Privada976

Rede Total

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Fundamental

97,2

de crianças e jovens de 6 a 14 anos na etapa

Defasagem (em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

21,2

Anos Finais

38,7

Aprendizagem (em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Total e por Rede)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Anos Iniciais

Língua
Portuguesa

37,5

Matemática

23,1

4,7

Privada

74,3
53,6

6,5

Pública

34,1
20,2

4,5

Estadual

38,9
20,5

4,5

Anos Finais

Língua
Portuguesa

23,2

Matemática

8,3

3,8

Privada

60,8
33,4

5,8

Pública

18,7
5,3

3,6

Estadual

17,7
3,9

3,3

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Médio

57,6

de jovens de 15 a 17 anos na etapa

Defasagem (em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

46,5

Aprendizagem (em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Total e por Rede)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Língua
Portuguesa

15,6

Matemática

3,9

3,1

Privada

62,1
27,5

5,5

Pública

10,1
1,1

Estadual

9,9
1,0

2,8

De cada

100

estudantes que ingressam na escola

79

concluem o Ensino Fundamental 1 aos 12 anos

64

concluem o Ensino Fundamental 2 aos 16 anos

47

concluem o Ensino Médio aos 19 anos

84.137

é o total de professores da educação básica

84,1

é o percentual de professores com nível superior de escolaridade

Porcentagem de turmas em que os professores têm formação compatível com a disciplina que lecionam

Ensino Fundamental – Anos Finais

50,0

Todas as disciplinas

Língua Portuguesa

59,4

Matemática

57,8

Ensino Médio

67,7

Todas as disciplinas

Língua Portuguesa

80,5

Matemática

81,5

Belém

Rede Total

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Fundamental

97,4

de crianças e jovens de 6 a 14 anos na etapa

Rede Pública

Defasagem (em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

19,5

Anos Finais

37,9

Aprendizagem (em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Rede Pública)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Anos Iniciais

Língua
Portuguesa

44,5

Matemática

26,3

4,8

Anos Finais

Língua
Portuguesa

23,5

Matemática

6,3

3,5

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Médio

67,3

de jovens de 15 a 17 anos na etapa

Defasagem (em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

48,3

Aprendizagem (em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Total e por Rede)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Língua
Portuguesa

14,4

Matemática

2,5

2,9

De cada

100

estudantes que ingressam na escola

85

concluem o Ensino Fundamental 1 aos 12 anos

75

concluem o Ensino Fundamental 2 aos 16 anos

63

concluem o Ensino Médio aos 19 anos

Roraima
Amapá
Link copiado