Amapá

No Amapá, 21 em cada 100 alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental estão defasados dois ou mais anos em relação ao ano escolar que deveriam cursar. O estado também registra baixos índices de aprendizagem. Em Matemática, 17% dos alunos dos Anos Iniciais da rede pública e 0,9% no Ensino Médio possuem aprendizagem adequada para a etapa.

População

845.731

Rendimento Domiciliar per Capita

R$ 880,00

22

Posição no país

Matrículas na Educação Básica

TOTAL: 220.269

198.959 Pública

Privada21.310

Estabelecimentos da Educação Básica

TOTAL: 841

761Pública

Privada80

Rede Total

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Fundamental

96,9

de crianças e jovens de 6 a 14 anos na etapa

Defasagem (em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

20,5

Anos Finais

35,1

Aprendizagem (em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Total e por Rede)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Anos Iniciais

Língua
Portuguesa

35,6

Matemática

20,9

4,6

Privada

77,0
61,8

6,8

Pública

31,7
17,0

4,4

Estadual

31,4
17,4

4,5

Anos Finais

Língua
Portuguesa

21,5

Matemática

6,8

3,8

Privada

63,4
33,6

6,0

Pública

16,7
3,7

3,5

Estadual

16,5
3,7

3,5

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Médio

68,4

de jovens de 15 a 17 anos na etapa

Defasagem (em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

35,5

Aprendizagem (em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Total e por Rede)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Língua
Portuguesa

17,0

Matemática

2,8

3,2

Privada

58,2
21,2

5,4

Pública

12,7
0,9

Estadual

12,7
0,9

3,0

De cada

100

estudantes que ingressam na escola

82

concluem o Ensino Fundamental 1 aos 12 anos

75

concluem o Ensino Fundamental 2 aos 16 anos

68

concluem o Ensino Médio aos 19 anos

10.796

é o total de professores da educação básica

84,6

é o percentual de professores com nível superior de escolaridade

Porcentagem de turmas em que os professores têm formação compatível com a disciplina que lecionam

Ensino Fundamental – Anos Finais

68,2

Todas as disciplinas

Língua Portuguesa

73,2

Matemática

71,8

Ensino Médio

80,6

Todas as disciplinas

Língua Portuguesa

92,2

Matemática

89,0

Macapá

Rede Total

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Fundamental

98,1

de crianças e jovens de 6 a 14 anos na etapa

Rede Pública

Defasagem (em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

20,8

Anos Finais

35,8

Aprendizagem (em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Rede Pública)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Anos Iniciais

Língua
Portuguesa

34,4

Matemática

18,2

4,5

Anos Finais

Língua
Portuguesa

19,7

Matemática

4,4

3,6

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Médio

70,5

de jovens de 15 a 17 anos na etapa

Defasagem (em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

34,6

Aprendizagem (em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Total e por Rede)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Língua
Portuguesa

14,8

Matemática

1,0

3,1

De cada

100

estudantes que ingressam na escola

86

concluem o Ensino Fundamental 1 aos 12 anos

76

concluem o Ensino Fundamental 2 aos 16 anos

79

concluem o Ensino Médio aos 19 anos

Pará
Tocantins
Link copiado