Paraná

No Paraná, 62,7% dos alunos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede pública possuem nível de aprendizagem adequada em Matemática. Contudo, nas etapas seguintes, os índices diminuem. O Ideb dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é um dos maiores do País, alcançando o patamar de 6,5 em sua rede total.

População

11.433.957

Rendimento Domiciliar per Capita

R$ 1.621,00

6

Posição no país

Matrículas na Educação Básica

TOTAL: 2.572.007

2.116.602 Pública

Privada455.405

Estabelecimentos da Educação Básica

TOTAL: 9.511

7.331Pública

Privada2.180

Rede Total

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Fundamental

98,3

de crianças e jovens de 6 a 14 anos na etapa

Defasagem (em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

6,0

Anos Finais

16,5

Aprendizagem (em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Total e por Rede)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Anos Iniciais

Língua
Portuguesa

73,6

Matemática

65,4

6,5

Privada

87,3
82,7

7,4

Pública

71,4
62,7

6,3

Estadual

46,9
43,9

6,3

Anos Finais

Língua
Portuguesa

45,4

Matemática

25,9

4,9

Privada

72,5
59,9

6,7

Pública

41,3
20,8

4,7

Estadual

41,2
20,7

4,6

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Médio

75,7

de jovens de 15 a 17 anos na etapa

Defasagem (em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

18,0

Aprendizagem (em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Total e por Rede)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Língua
Portuguesa

32,8

Matemática

10,8

4,0

Privada

66,4
41,3

5,9

Pública

26,3
4,9

Estadual

26,1
4,7

3,7

De cada

100

estudantes que ingressam na escola

94

concluem o Ensino Fundamental 1 aos 12 anos

85

concluem o Ensino Fundamental 2 aos 16 anos

71

concluem o Ensino Médio aos 19 anos

137.660

é o total de professores da educação básica

92,0

é o percentual de professores com nível superior de escolaridade

Porcentagem de turmas em que os professores têm formação compatível com a disciplina que lecionam

Ensino Fundamental – Anos Finais

81,4

Todas as disciplinas

Língua Portuguesa

79,9

Matemática

76,0

Ensino Médio

78,7

Todas as disciplinas

Língua Portuguesa

81,9

Matemática

79,7

Curitiba

Rede Total

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Fundamental

98,8

de crianças e jovens de 6 a 14 anos na etapa

Rede Pública

Defasagem (em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

2,3

Anos Finais

14,3

Aprendizagem (em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Rede Pública)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Anos Iniciais

Língua
Portuguesa

70,7

Matemática

61,3

6,4

Anos Finais

Língua
Portuguesa

44,3

Matemática

23,4

4,8

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Médio

72,4

de jovens de 15 a 17 anos na etapa

Defasagem (em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

19,2

Aprendizagem (em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Total e por Rede)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Língua
Portuguesa

33,7

Matemática

8,0

3,9

De cada

100

estudantes que ingressam na escola

97

concluem o Ensino Fundamental 1 aos 12 anos

81

concluem o Ensino Fundamental 2 aos 16 anos

75

concluem o Ensino Médio aos 19 anos

São Paulo
Santa Catarina
Link copiado