Mato Grosso

Além dos baixos percentuais de aprendizagem adequada dos alunos da rede pública no Ensino Médio, o Mato Grosso também enfrenta desafios significativos na formação dos professores: 70% das turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio têm aulas com docentes sem formação compatível com as disciplinas que lecionam.

População

3.484.466

Rendimento Domiciliar per Capita

R$ 1.403,00

9

Posição no país

Matrículas na Educação Básica

TOTAL: 880.844

769.865 Pública

Privada110.979

Estabelecimentos da Educação Básica

TOTAL: 2.708

2.278Pública

Privada430

Rede Total

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Fundamental

97,7

de crianças e jovens de 6 a 14 anos na etapa

Defasagem (em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

4,7

Anos Finais

10,4

Aprendizagem (em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Total e por Rede)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Anos Iniciais

Língua
Portuguesa

57,8

Matemática

44,7

5,9

Privada

87,5
77,9

7,3

Pública

53,7
40,1

5,7

Estadual

53,8
40,4

5,8

Anos Finais

Língua
Portuguesa

34,5

Matemática

17,4

4,9

Privada

70,8
53,6

6,5

Pública

30,2
13,2

4,7

Estadual

29,6
12,4

4,6

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Médio

77,2

de jovens de 15 a 17 anos na etapa

Defasagem (em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

23,9

Aprendizagem (em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Total e por Rede)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Língua
Portuguesa

23,7

Matemática

5,7

3,5

Privada

62,3
30,5

5,6

Pública

18,7
2,5

Estadual

18,7
2,5

3,2

De cada

100

estudantes que ingressam na escola

95

concluem o Ensino Fundamental 1 aos 12 anos

83

concluem o Ensino Fundamental 2 aos 16 anos

67

concluem o Ensino Médio aos 19 anos

41.273

é o total de professores da educação básica

91,6

é o percentual de professores com nível superior de escolaridade

Porcentagem de turmas em que os professores têm formação compatível com a disciplina que lecionam

Ensino Fundamental – Anos Finais

30,4

Todas as disciplinas

Língua Portuguesa

42,3

Matemática

69,9

Ensino Médio

30,3

Todas as disciplinas

Língua Portuguesa

44,1

Matemática

82,7

Cuiabá

Rede Total

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Fundamental

96,1

de crianças e jovens de 6 a 14 anos na etapa

Rede Pública

Defasagem (em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

5,7

Anos Finais

12,0

Aprendizagem (em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Rede Pública)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Anos Iniciais

Língua
Portuguesa

52,8

Matemática

35,9

5,6

Anos Finais

Língua
Portuguesa

27,6

Matemática

10,4

4,5

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Médio

77,3

de jovens de 15 a 17 anos na etapa

Defasagem (em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

27,2

Aprendizagem (em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Total e por Rede)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Língua
Portuguesa

15,6

Matemática

2,0

3,0

De cada

100

estudantes que ingressam na escola

97

concluem o Ensino Fundamental 1 aos 12 anos

86

concluem o Ensino Fundamental 2 aos 16 anos

77

concluem o Ensino Médio aos 19 anos

Mato Grosso do Sul
Goiás
Link copiado