EDUCAÇÃO SUPERIOR
Metas do PNE
A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.
Os dados estatísticos mais recentes disponíveis mostram que o acesso ao Ensino Superior – medido pelas taxas bruta e líquida de matrículas – não avançou expressivamente entre 2018 e 2019.
A taxa bruta de matrículas, definida como a proporção de pessoas que frequentam o Ensino Superior em relação à população de 18 a 24 anos, aumentou ligeiramente de 44,3% para 44,4%.
Já a taxa líquida de matrículas, que mede a proporção de pessoas de 18 a 24 anos que frequentam o Ensino Superior em relação à população dessa faixa etária, diminuiu de 21,8% para 21,5%.
A ausência de ganhos expressivos se agrava quando se observa a forte desigualdade presente no acesso à Educação Superior: a taxa líquida de matrículas é quatro vezes maior para os mais ricos, em relação ao quartil mais pobre da população.
Por fim, os dados mostram que o número de mestres e de doutores e a sua porcentagem no quadro total de docentes da Educação Superior seguem em crescimento no País, tendo já superado as metas definidas no PNE.
O sistema escolar brasileiro reproduz diversas desigualdades sociais. É importante evidenciá-las para que as políticas públicas sejam colocadas em prática de forma mais equitativa. Por isso, é essencial a análise de alguns recortes: por região, localidade, renda e raça/cor.
10,7%
é a taxa líquida de matrícula na Educação Superior entre os 25% mais pobres, em comparação a 45,9% quando se consideram os 25% mais ricos.
35,8%
é a taxa líquida de matrículas na Educação Superior no Distrito Federal. Já na Bahia, é de 14,6%.
Grandes números da Educação Superior – Brasil – 2018
Total | Público | Privado | |
---|---|---|---|
Ingressantes | 3.445.935 | 580.936 | 2.864.999 |
Matrículas | 8.450.755 | 2.077.481 | 6.373.274 |
Concluintes | 1.264.288 | 259.302 | 1.004.986 |
Docentes | 397.893 | 183.669 | 214.224 |
Instituições | 2.537 | 299 | 2.238 |
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo da Educação Superior. Elaboração: Todos Pela Educação.
Notas: 25 Número total de docentes (em exercício e afastados). e 26 Consideram-se as matrículas, os ingressos e os concluintes dos cursos de graduação..
Acesso
Porcentagem de pessoas que frequentam o Ensino Superior em relação à população de 18 a 24 anos (taxa bruta)
Brasil – 2012-2019
A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.
Fonte: IBGE/Pnad Contínua. Elaboração: Todos Pela Educação.
Porcentagem de pessoas de 18 a 24 anos que frequentam o Ensino Superior em relação à população dessa faixa etária (taxa líquida)
Brasil – 2012-2019
A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.
Fonte: IBGE/Pnad Contínua. Elaboração: Todos Pela Educação.
Porcentagem de pessoas de 18 a 24 anos que frequentam o Ensino Superior em relação à população dessa faixa etária (taxa líquida)
Brasil – 2019
A altura das barras representa a distância, em pontos percentuais, em relação ao quadro geral do País.
Fonte: IBGE/Pnad Contínua. Elaboração: Todos Pela Educação.
Notas: 9 As categorias raça/cor, conforme autodeclaração do respondente – “Brancos”, “Pretos” e “Pardos” –, não esgotam as categorias de raça/cor levantadas pelo IBGE. As estatísticas “Amarelos”, “Indígenas” e “Não Declarado” não foram apuradas por não ter observações em quantidade suficiente para garantir a validade estatística. e 10 A renda domiciliar per capita é calculada a partir de todos os rendimentos do trabalho dos moradores do domicílio exclusive o rendimento das pessoas cuja condição no domicílio era pensionista, empregado doméstico ou parente do empregado doméstico e crianças menores de 10 anos..
Saiba mais
O crescimento da Educação Superior no Brasil
Taxa bruta é a proporção do número de matrículas na Educação Superior em relação ao total da população na faixa etária de 18 a 24 anos.
Taxa líquida é a proporção do número de alunos de 18 a 24 anos na Educação Superior em relação ao total da população dessa faixa etária.
Formação
Porcentagem de mestres e doutores no corpo docente da Educação Superior – Brasil – 2010-2018
A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.
Mestres e doutores
Doutores
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo da Educação Superior. Elaboração: Todos Pela Educação.
Nota: 25 Número total de docentes (em exercício e afastados)..
Número de mestres e doutores titulados
Brasil – 2010-2018
A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo da Educação Superior. Elaboração: Todos Pela Educação.
Nota: 25 Número total de docentes (em exercício e afastados)..
Acesso
Porcentagem de pessoas de 18 a 24 anos que frequentam o Ensino Superior em relação à população dessa faixa etária (taxa líquida) – 2012-2019
Por unidades da federação
Unidade da federação | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Brasil | 16,6 | 17,1 | 18,2 | 19,3 | 20,7 | 19,9 | 21,8 | 21,5 |
Região Norte | 11,6 | 12,7 | 13,3 | 14,4 | 15,1 | 15,3 | 17,8 | 18,0 |
Rondônia | 14,4 | 15,1 | 16,1 | 16,9 | 17,7 | 17,2 | 21,6 | 21,6 |
Acre | 14,0 | 16,4 | 17,6 | 18,1 | 20,1 | 19,9 | 19,8 | 20,1 |
Amazonas | 13,6 | 14,1 | 14,7 | 15,6 | 18,1 | 15,7 | 18,1 | 19,3 |
Roraima | 22,4 | 19,2 | 19,3 | 25,4 | 19,0 | 22,5 | 23,7 | 22,1 |
Pará | 8,6 | 9,9 | 10,6 | 11,3 | 11,4 | 12,7 | 14,6 | 15,0 |
Amapá | 16,9 | 14,9 | 15,4 | 18,4 | 19,3 | 21,4 | 26,8 | 28,1 |
Tocantins | 12,5 | 15,9 | 15,9 | 18,4 | 19,7 | 18,7 | 21,9 | 17,5 |
Região Nordeste | 11,5 | 12,3 | 13,7 | 14,5 | 16,0 | 15,2 | 17,4 | 17,1 |
Maranhão | 7,7 | 8,5 | 8,1 | 10,2 | 11,7 | 12,5 | 15,2 | 14,4 |
Piauí | 14,3 | 15,8 | 16,2 | 16,7 | 19,0 | 19,8 | 21,2 | 23,1 |
Ceará | 12,8 | 14,1 | 15,5 | 15,5 | 15,8 | 16,7 | 17,7 | 19,8 |
Rio Grande do Norte | 12,6 | 14,4 | 17,2 | 19,5 | 17,6 | 18,5 | 22,5 | 20,9 |
Paraíba | 16,3 | 15,4 | 17,5 | 17,8 | 19,9 | 20,5 | 21,0 | 19,7 |
Pernambuco | 11,7 | 12,5 | 14,3 | 14,3 | 18,0 | 14,0 | 17,9 | 17,4 |
Alagoas | 11,3 | 10,7 | 13,2 | 13,6 | 15,0 | 13,0 | 17,8 | 14,0 |
Sergipe | 15,8 | 17,9 | 17,5 | 18,1 | 17,0 | 17,9 | 16,6 | 16,1 |
Bahia | 9,8 | 10,1 | 12,1 | 13,2 | 14,8 | 13,3 | 14,8 | 14,6 |
Região Sudeste | 18,5 | 19,3 | 20,1 | 21,6 | 23,7 | 21,4 | 23,3 | 23,2 |
Minas Gerais | 16,5 | 18,3 | 18,6 | 20,8 | 23,3 | 19,4 | 21,2 | 21,4 |
Espírito Santo | 18,3 | 16,5 | 17,9 | 19,3 | 21,5 | 20,3 | 21,1 | 21,1 |
Rio de Janeiro | 17,5 | 17,7 | 18,7 | 20,2 | 22,0 | 21,0 | 24,8 | 24,6 |
São Paulo | 19,9 | 20,6 | 21,5 | 22,8 | 24,7 | 22,8 | 24,1 | 23,7 |
Região Sul | 21,5 | 21,4 | 22,3 | 22,8 | 23,9 | 25,2 | 26,7 | 25,9 |
Paraná | 21,7 | 19,7 | 22,0 | 22,3 | 22,2 | 24,7 | 26,1 | 25,7 |
Santa Catarina | 21,6 | 21,9 | 23,8 | 23,9 | 25,2 | 26,2 | 27,0 | 28,3 |
Rio Grande do Sul | 21,2 | 22,9 | 21,7 | 22,7 | 24,8 | 25,2 | 27,1 | 24,7 |
Região Centro-Oeste | 21,9 | 21,8 | 23,2 | 24,2 | 24,1 | 25,2 | 26,9 | 25,4 |
Mato Grosso do Sul | 19,9 | 18,6 | 20,3 | 20,6 | 23,0 | 23,7 | 21,4 | 20,2 |
Mato Grosso | 19,3 | 20,6 | 19,8 | 21,4 | 23,0 | 22,1 | 23,8 | 20,8 |
Goiás | 19,9 | 19,3 | 22,2 | 23,6 | 21,2 | 23,6 | 26,0 | 24,7 |
Distrito Federal | 31,4 | 31,3 | 31,3 | 31,5 | 33,0 | 32,8 | 36,5 | 35,8 |
Fonte: IBGE/Pnad Contínua. Elaboração: Todos Pela Educação.
Formação
Porcentagem de mestres e doutores no corpo docente da Educação Superior – 2018
Por unidades da federação
Unidade da federação | Mestres e doutores | Doutores |
---|---|---|
Brasil | 82,2 | 43,0 |
Região Norte | 75,6 | 33,9 |
Rondônia | 67,8 | 24,8 |
Acre | 70,6 | 33,7 |
Amazonas | 76,6 | 32,7 |
Roraima | 81,8 | 38,2 |
Pará | 83,4 | 41,0 |
Amapá | 60,9 | 20,1 |
Tocantins | 68,4 | 30,6 |
Região Nordeste | 81,6 | 40,7 |
Maranhão | 72,2 | 29,7 |
Piauí | 76,3 | 33,6 |
Ceará | 84,0 | 40,3 |
Rio Grande do Norte | 83,2 | 47,6 |
Paraíba | 88,0 | 48,8 |
Pernambuco | 81,3 | 41,5 |
Alagoas | 76,5 | 36,0 |
Sergipe | 84,8 | 47,2 |
Bahia | 82,2 | 40,4 |
Região Sudeste | 83,5 | 45,6 |
Minas Gerais | 82,0 | 42,5 |
Espírito Santo | 81,9 | 38,5 |
Rio de Janeiro | 87,1 | 52,5 |
São Paulo | 83,1 | 45,1 |
Região Sul | 84,6 | 45,2 |
Paraná | 83,4 | 44,2 |
Santa Catarina | 79,0 | 37,0 |
Rio Grande do Sul | 90,1 | 52,4 |
Região Centro-Oeste | 77,8 | 38,7 |
Mato Grosso do Sul | 82,4 | 44,7 |
Mato Grosso | 70,6 | 32,1 |
Goiás | 77,1 | 34,7 |
Distrito Federal | 82,7 | 46,6 |
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo da Educação Superior. Elaboração: Todos Pela Educação
Nota: 25 Número total de docentes (em exercício e afastados)..
Número de mestres e doutores titulados – 2018
Por unidades da federação
Unidade da federação | Mestres titulados | Doutores titulados |
---|---|---|
Brasil | 64.432 | 22.901 |
Região Norte | 3.334 | 617 |
Rondônia | 180 | 15 |
Acre | 191 | 20 |
Amazonas | 743 | 175 |
Roraima | 127 | 11 |
Pará | 1.679 | 349 |
Amapá | 101 | 7 |
Tocantins | 313 | 40 |
Região Nordeste | 12.630 | 3.523 |
Maranhão | 603 | 82 |
Piauí | 575 | 76 |
Ceará | 2.090 | 608 |
Rio Grande do Norte | 1.593 | 418 |
Paraíba | 1.705 | 448 |
Pernambuco | 2.337 | 896 |
Alagoas | 472 | 98 |
Sergipe | 728 | 172 |
Bahia | 2.527 | 725 |
Região Sudeste | 29.762 | 12.736 |
Minas Gerais | 7.165 | 2.229 |
Espírito Santo | 1.279 | 200 |
Rio de Janeiro | 7.402 | 2.951 |
São Paulo | 13.916 | 7.356 |
Região Sul | 13.595 | 4.638 |
Paraná | 5.095 | 1.412 |
Santa Catarina | 2.604 | 916 |
Rio Grande do Sul | 5.896 | 2.310 |
Região Centro-Oeste | 5.111 | 1.387 |
Mato Grosso do Sul | 942 | 242 |
Mato Grosso | 799 | 124 |
Goiás | 1.547 | 352 |
Distrito Federal | 1.823 | 669 |
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo da Educação Superior. Elaboração: Todos Pela Educação
Nota: 25 Número total de docentes (em exercício e afastados)..