FLUXO E QUALIDADE
Metas do PNE
A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.
Se, por um lado, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) vem melhorando desde 2005, tanto nos Anos Iniciais como nos Anos Finais do Ensino Fundamental, por outro lado, no Ensino Médio, o Ideb está praticamente estagnado.
Como esse indicador é composto por duas dimensões: o rendimento escolar (representado pelas médias das taxas de aprovação do ciclo avaliado) e o desempenho (que mede a aprendizagem, com base nos resultados do Saeb, aplicado pelo Inep), é possível avaliar qual das duas mais tem contribuído para sua evolução.
Nos Anos Iniciais e nos Anos Finais do Ensino Fundamental, observa-se uma notória participação do desempenho dos alunos na elevação dos índices. Já no Ensino Médio, a decomposição aponta que esses ganhos foram inferiores aos obtidos na dimensão do rendimento, e se observa uma relativa estagnação do Ideb, quando comparado a 2005.
Vale lembrar que, no Ensino Médio, são altas as taxas de abandono e de distorção idade-série. Em 2019, na primeira série do Ensino Médio, por exemplo, três em cada dez matriculados estavam em situação de atraso de dois ou mais anos na trajetória escolar.
O sistema escolar brasileiro reproduz diversas desigualdades sociais. É importante evidenciá-las para que as políticas públicas sejam colocadas em prática de forma mais equitativa. Por isso, é essencial a análise de alguns recortes: por região, localidade, renda e raça/cor.
2,3
pontos é a distância entre o Ideb do Ensino Médio nas escolas da rede pública (3,5) e nas escolas da rede privada (5,8).
34,6
pontos percentuais é a diferença entre a taxa de distorção idade-série do Pará (46,5%) e de São Paulo (11,9%), no Ensino Médio.
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
Rede Total – Brasil – 2005-2017
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Ideb
Decomposição
A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.
Rendimento
Desempenho
Ensino Fundamental - Anos Finais
Ideb
Decomposição
Ensino Médio
Ideb
Decomposição
Fonte: MEC/Inep/Daeb - Ideb. Elaboração: Todos Pela Educação.
Nota: 18 Evolução dos indicadores de rendimento e desempenho em relação aos valores de 2005, que são igualados a 100. Assim, um valor 20% maior do que o de 2005 é representado como 120, e um 20% menor é representado como 80..
Saiba mais
Os gráficos que mostram a decomposição dos indicadores de rendimento e desempenho que compõem o Ideb têm como ponto de partida os valores de 2005, igualados a 100. Assim, um valor 20% maior em relação a 2005 é representado como 120.
Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por exemplo, os resultados da decomposição do desempenho apontam para uma melhora de 34,3% em 2017, em comparação a 2005.
Por redes de ensino – Brasil – 2005-2017
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Distância entre redes pública e privada começa a se acentuar ainda mais nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
2005 | 2007 | 2009 | 2011 | 2013 | 2015 | 2017 | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Pública | 3,6 | 4,0 | 4,4 | 4,7 | 4,9 | 5,3 | 5,5 |
Municipal | 3,4 | 4,0 | 4,4 | 4,7 | 4,9 | 5,3 | 5,6 |
Estadual | 3,9 | 4,3 | 4,9 | 5,1 | 5,4 | 5,8 | 6,0 |
Privada | 5,9 | 6,0 | 6,4 | 6,5 | 6,7 | 6,8 | 7,1 |
Ensino Fundamental - Anos Finais
2005 | 2007 | 2009 | 2011 | 2013 | 2015 | 2017 | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Pública | 3,2 | 3,5 | 3,7 | 3,9 | 4,0 | 4,2 | 4,4 |
Municipal | 3,1 | 3,4 | 3,6 | 3,8 | 3,8 | 4,1 | 4,3 |
Estadual | 3,3 | 3,6 | 3,8 | 3,9 | 4,0 | 4,2 | 4,5 |
Privada | 5,8 | 5,8 | 5,9 | 6,0 | 5,9 | 6,1 | 6,4 |
Ensino Médio
2005 | 2007 | 2009 | 2011 | 2013 | 2015 | 2017 | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Pública | 3,1 | 3,2 | 3,4 | 3,4 | 3,4 | 3,5 | 3,5 |
Estadual | 3,0 | 3,2 | 3,4 | 3,4 | 3,4 | 3,5 | 3,5 |
Privada | 5,6 | 5,6 | 5,6 | 5,7 | 5,4 | 5,3 | 5,8 |
Fonte: MEC/Inep/Daeb - Ideb. Elaboração: Todos Pela Educação.
Nota: 19 A média da rede privada do Ideb 2009 nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é calculada somente com as escolas urbanas..
Rendimento
Taxas de aprovação, reprovação e abandono – Brasil – 2009-2018
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Nas três etapas de ensino, as taxas de abandono vêm caindo, acompanhando a redução dos índices de reprovação.
2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Aprovação | 88,5 | 89,9 | 91,2 | 91,7 | 92,7 | 92,7 | 93,2 | 93,2 | 94,0 | 94,2 |
Reprovação | 9,2 | 8,3 | 7,2 | 6,9 | 6,1 | 6,2 | 5,8 | 5,9 | 5,2 | 5,1 |
Abandono | 2,3 | 1,8 | 1,6 | 1,4 | 1,2 | 1,1 | 1,0 | 0,9 | 0,8 | 0,7 |
Ensino Fundamental - Anos Finais
2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Aprovação | 81,3 | 82,7 | 83,4 | 84,1 | 85,1 | 84,8 | 85,7 | 85,6 | 87,1 | 88,1 |
Reprovação | 13,4 | 12,6 | 12,4 | 11,8 | 11,3 | 11,7 | 11,1 | 11,4 | 10,1 | 9,5 |
Abandono | 5,3 | 4,7 | 4,2 | 4,1 | 3,6 | 3,5 | 3,2 | 3,0 | 2,8 | 2,4 |
Ensino Médio
2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Aprovação | 75,9 | 77,2 | 77,4 | 78,7 | 80,1 | 80,3 | 81,7 | 81,5 | 83,1 | 83,4 |
Reprovação | 12,6 | 12,5 | 13,1 | 12,2 | 11,8 | 12,1 | 11,5 | 11,9 | 10,8 | 10,5 |
Abandono | 11,5 | 10,3 | 9,5 | 9,1 | 8,1 | 7,6 | 6,8 | 6,6 | 6,1 | 6,1 |
Fonte: MEC/Inep/DEED - Indicadores Educacionais. Elaboração: Todos Pela Educação.
Taxas de rendimento - Todas as redes – Brasil – 2018
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Os números evidenciam que a passagem do último ano do Ensino Fundamental para o início do Ensino Médio é um desafio significativo para muitos jovens.
Aprovação | Reprovação | Abandono | |
---|---|---|---|
1º ano | 98,1 | 1,2 | 0,7 |
2º ano | 97,4 | 2,2 | 0,4 |
3º ano | 89,9 | 9,4 | 0,7 |
4º ano | 92,9 | 6,3 | 0,8 |
5º ano | 93,6 | 5,6 | 0,8 |
Ensino Fundamental - Anos Finais
Aprovação | Reprovação | Abandono | |
---|---|---|---|
6º ano | 85,8 | 11,7 | 2,5 |
7º ano | 87,1 | 10,5 | 2,4 |
8º ano | 89,3 | 8,4 | 2,3 |
9º ano | 90,6 | 6,9 | 2,5 |
Ensino Médio
Aprovação | Reprovação | Abandono | |
---|---|---|---|
1ª série | 76,7 | 15,4 | 7,9 |
2ª série | 85,0 | 9,4 | 5,6 |
3ª série | 90,5 | 5,4 | 4,1 |
4ª série | 87,6 | 7,6 | 4,8 |
Fonte: MEC/Inep/DEED - Indicadores Educacionais. Elaboração: Todos Pela Educação.
Fluxo
Taxas de distorção idade-série – Brasil – 2009-2019 (Em %)
A distorção idade-série revela a porcentagem de alunos com dois anos ou mais de atraso em relação à série/ano que deveriam estar cursando.
Ensino Médio
Ensino Fundamental - Anos Finais
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Fonte: MEC/Inep/DEED - Indicadores Educacionais. Elaboração: Todos Pela Educação.
Taxas de distorção idade-série – Por ano – Brasil – 2019 (Em %)
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
As taxas de distorção idade-série permanecem muito elevadas ao longo dos Anos Finais e de todo o Ensino Médio.
Fonte: MEC/Inep/DEED - Indicadores Educacionais. Elaboração: Todos Pela Educação.
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
Rede Total – 2005 e 2017
Por unidades da federação
Unidade da federação | Ensino Fundamental - Anos Iniciais | Ensino Fundamental - Anos Finais | Ensino Médio | |||
---|---|---|---|---|---|---|
2005 | 2017 | 2005 | 2017 | 2005 | 2017 | |
Brasil | 3,8 | 5,8 | 3,5 | 4,7 | 3,4 | 3,8 |
Região Norte | 3,0 | 4,9 | 3,2 | 4,2 | 2,9 | 3,3 |
Rondônia | 3,6 | 5,8 | 3,4 | 4,9 | 3,2 | 4,0 |
Acre | 3,4 | 5,8 | 3,5 | 4,7 | 3,2 | 3,8 |
Amazonas | 3,1 | 5,4 | 2,7 | 4,5 | 2,4 | 3,5 |
Roraima | 3,7 | 5,5 | 3,4 | 4,1 | 3,5 | 3,5 |
Pará | 2,8 | 4,7 | 3,3 | 3,8 | 2,8 | 3,1 |
Amapá | 3,2 | 4,6 | 3,5 | 3,8 | 2,9 | 3,2 |
Tocantins | 3,5 | 5,6 | 3,4 | 4,6 | 3,1 | 3,8 |
Região Nordeste | 2,9 | 5,1 | 2,9 | 4,2 | 3,0 | 3,5 |
Maranhão | 2,9 | 4,8 | 3,0 | 3,9 | 2,7 | 3,5 |
Piauí | 2,8 | 5,3 | 3,1 | 4,5 | 2,9 | 3,6 |
Ceará | 3,2 | 6,2 | 3,1 | 5,1 | 3,3 | 4,1 |
Rio Grande do Norte | 2,7 | 5,0 | 2,8 | 3,8 | 2,9 | 3,2 |
Paraíba | 3,0 | 5,1 | 2,7 | 3,9 | 3,0 | 3,5 |
Pernambuco | 3,2 | 5,2 | 2,7 | 4,4 | 3,0 | 4,1 |
Alagoas | 2,5 | 5,2 | 2,4 | 4,2 | 3,0 | 3,5 |
Sergipe | 3,0 | 4,9 | 3,0 | 3,9 | 3,3 | 3,7 |
Bahia | 2,7 | 5,1 | 2,8 | 3,7 | 2,9 | 3,0 |
Região Sudeste | 4,6 | 6,4 | 3,9 | 5,0 | 3,6 | 4,0 |
Minas Gerais | 4,7 | 6,5 | 3,8 | 4,7 | 3,8 | 3,9 |
Espírito Santo | 4,2 | 6,0 | 3,8 | 4,7 | 3,8 | 4,4 |
Rio de Janeiro | 4,3 | 5,8 | 3,6 | 4,7 | 3,3 | 3,9 |
São Paulo | 4,7 | 6,6 | 4,2 | 5,3 | 3,6 | 4,2 |
Região Sul | 4,4 | 6,2 | 3,8 | 4,9 | 3,7 | 3,9 |
Paraná | 4,6 | 6,5 | 3,6 | 4,9 | 3,6 | 4,0 |
Santa Catarina | 4,4 | 6,5 | 4,3 | 5,2 | 3,8 | 4,1 |
Rio Grande do Sul | 4,3 | 5,8 | 3,8 | 4,6 | 3,7 | 3,7 |
Região Centro-Oeste | 4,0 | 6,0 | 3,4 | 5,0 | 3,3 | 4,0 |
Mato Grosso do Sul | 3,6 | 5,7 | 3,4 | 4,8 | 3,3 | 3,8 |
Mato Grosso | 3,6 | 5,9 | 3,1 | 4,9 | 3,1 | 3,5 |
Goiás | 4,1 | 6,1 | 3,5 | 5,3 | 3,2 | 4,3 |
Distrito Federal | 4,8 | 6,3 | 3,8 | 4,9 | 3,6 | 4,1 |
Fonte: MEC/Inep/Daeb - Ideb. Elaboração: Todos Pela Educação.
Rendimento
Taxas de aprovação, reprovação e abandono
Por unidades da federação
Unidade da federação | Ensino Fundamental - Anos Iniciais | Ensino Fundamental - Anos Finais | Ensino Médio | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Aprovação | Reprovação | Abandono | Aprovação | Reprovação | Abandono | Aprovação | Reprovação | Abandono | |
Brasil | 94,2 | 5,1 | 0,7 | 88,1 | 9,5 | 2,4 | 83,4 | 10,5 | 6,1 |
Região Norte | 89,9 | 8,5 | 1,6 | 85,7 | 9,9 | 4,4 | 80,6 | 8,8 | 10,6 |
Rondônia | 93,2 | 6,2 | 0,6 | 89,8 | 7,8 | 2,4 | 85,0 | 8,4 | 6,6 |
Acre | 91,5 | 6,9 | 1,6 | 91,9 | 4,8 | 3,3 | 85,5 | 8,2 | 6,3 |
Amazonas | 91,6 | 6,6 | 1,8 | 88,6 | 7,2 | 4,2 | 82,3 | 7,2 | 10,5 |
Roraima | 93,3 | 5,8 | 0,9 | 88,1 | 8,5 | 3,4 | 83,2 | 9,0 | 7,8 |
Pará | 87,2 | 10,7 | 2,1 | 82,5 | 11,9 | 5,6 | 77,9 | 9,3 | 12,8 |
Amapá | 90,4 | 8,4 | 1,2 | 82,5 | 13,4 | 4,1 | 75,6 | 14,0 | 10,4 |
Tocantins | 94,3 | 5,4 | 0,3 | 88,0 | 10,0 | 2,0 | 85,8 | 9,3 | 4,9 |
Região Nordeste | 92,3 | 6,6 | 1,1 | 84,5 | 11,8 | 3,7 | 83,2 | 10,1 | 6,7 |
Maranhão | 93,1 | 5,7 | 1,2 | 85,9 | 10,4 | 3,7 | 84,6 | 8,7 | 6,7 |
Piauí | 91,1 | 7,9 | 1,0 | 85,4 | 11,6 | 3,0 | 82,2 | 8,8 | 9,0 |
Ceará | 97,3 | 2,4 | 0,3 | 93,1 | 5,4 | 1,5 | 90,5 | 4,9 | 4,6 |
Rio Grande do Norte | 91,0 | 7,7 | 1,3 | 78,6 | 17,2 | 4,2 | 75,7 | 15,7 | 8,6 |
Paraíba | 91,5 | 7,0 | 1,5 | 81,9 | 13,3 | 4,8 | 80,2 | 10,3 | 9,5 |
Pernambuco | 93,2 | 6,1 | 0,7 | 90,3 | 7,7 | 2,0 | 93,9 | 4,9 | 1,2 |
Alagoas | 93,1 | 5,6 | 1,3 | 84,8 | 10,3 | 4,9 | 83,2 | 8,6 | 8,2 |
Sergipe | 88,9 | 9,9 | 1,2 | 77,1 | 18,7 | 4,2 | 80,6 | 10,9 | 8,5 |
Bahia | 89,4 | 9,0 | 1,6 | 78,1 | 16,6 | 5,3 | 74,4 | 16,6 | 9,0 |
Região Sudeste | 96,6 | 3,0 | 0,4 | 91,1 | 7,4 | 1,5 | 85,3 | 10,1 | 4,6 |
Minas Gerais | 98,0 | 1,8 | 0,2 | 87,3 | 10,5 | 2,2 | 80,0 | 12,2 | 7,8 |
Espírito Santo | 94,3 | 5,4 | 0,3 | 86,0 | 12,8 | 1,2 | 85,1 | 12,1 | 2,8 |
Rio de Janeiro | 91,6 | 7,6 | 0,8 | 86,5 | 11,7 | 1,8 | 81,6 | 14,1 | 4,3 |
São Paulo | 98,1 | 1,7 | 0,2 | 95,1 | 3,9 | 1,0 | 89,3 | 7,5 | 3,2 |
Região Sul | 94,6 | 5,2 | 0,2 | 86,3 | 12,3 | 1,4 | 79,2 | 14,3 | 6,5 |
Paraná | 95,2 | 4,7 | 0,1 | 88,2 | 10,1 | 1,7 | 82,4 | 11,3 | 6,3 |
Santa Catarina | 96,3 | 3,6 | 0,1 | 89,2 | 10,0 | 0,8 | 83,1 | 11,6 | 5,3 |
Rio Grande do Sul | 92,9 | 6,7 | 0,4 | 82,2 | 16,2 | 1,6 | 72,5 | 20,1 | 7,4 |
Região Centro-Oeste | 95,7 | 4,0 | 0,3 | 92,8 | 5,7 | 1,5 | 85,0 | 9,8 | 5,2 |
Mato Grosso do Sul | 91,0 | 8,5 | 0,5 | 86,9 | 10,7 | 2,4 | 80,6 | 12,0 | 7,4 |
Mato Grosso | 98,3 | 1,5 | 0,2 | 95,8 | 3,1 | 1,1 | 75,8 | 14,8 | 9,4 |
Goiás | 96,4 | 3,3 | 0,3 | 94,0 | 4,7 | 1,3 | 91,8 | 5,7 | 2,5 |
Distrito Federal | 96,0 | 3,8 | 0,2 | 92,2 | 6,4 | 1,4 | 86,2 | 10,2 | 3,6 |
Fonte: MEC/Inep/DEED - Indicadores Educacionais. Elaboração: Todos Pela Educação.
Fluxo
Taxas de distorção idade-série
Por unidades da federação
Unidade da federação | Ensino Fundamental - Anos Iniciais | Ensino Fundamental - Anos Finais | Ensino Médio | |||
---|---|---|---|---|---|---|
2009 | 2019 | 2009 | 2019 | 2009 | 2019 | |
Brasil | 18,6 | 10,5 | 28,9 | 23,4 | 34,4 | 26,2 |
Região Norte | 29,8 | 17,6 | 38,1 | 33,0 | 48,5 | 39,9 |
Rondônia | 18,7 | 9,3 | 31,5 | 23,6 | 29,9 | 28,6 |
Acre | 26,9 | 19,7 | 26,4 | 28,6 | 33,0 | 28,5 |
Amazonas | 27,0 | 15,5 | 43,8 | 29,6 | 49,7 | 40,1 |
Roraima | 16,3 | 15,5 | 27,0 | 25,8 | 23,6 | 27,2 |
Pará | 36,6 | 21,2 | 41,5 | 38,7 | 57,4 | 46,5 |
Amapá | 23,6 | 20,5 | 27,8 | 35,1 | 41,9 | 35,5 |
Tocantins | 17,0 | 8,2 | 28,1 | 25,5 | 33,2 | 27,2 |
Região Nordeste | 26,6 | 14,6 | 38,0 | 30,5 | 45,1 | 33,1 |
Maranhão | 25,1 | 13,3 | 35,6 | 29,8 | 45,5 | 32,6 |
Piauí | 30,6 | 16,9 | 37,4 | 31,5 | 54,8 | 34,8 |
Ceará | 21,0 | 6,9 | 29,5 | 17,5 | 34,0 | 23,6 |
Rio Grande do Norte | 22,5 | 12,8 | 37,8 | 35,5 | 43,6 | 41,4 |
Paraíba | 27,7 | 15,6 | 38,6 | 32,2 | 40,1 | 31,6 |
Pernambuco | 23,9 | 14,6 | 37,0 | 26,3 | 48,4 | 23,7 |
Alagoas | 26,0 | 15,2 | 43,9 | 31,2 | 47,2 | 32,8 |
Sergipe | 30,7 | 18,4 | 43,0 | 38,9 | 47,1 | 41,3 |
Bahia | 31,4 | 18,6 | 42,9 | 37,8 | 47,9 | 41,9 |
Região Sudeste | 11,0 | 6,7 | 21,5 | 16,7 | 26,4 | 19,5 |
Minas Gerais | 13,1 | 3,8 | 28,5 | 17,2 | 31,0 | 22,5 |
Espírito Santo | 16,6 | 11,0 | 27,1 | 28,4 | 27,5 | 25,6 |
Rio de Janeiro | 22,3 | 16,3 | 35,6 | 29,6 | 45,9 | 34,9 |
São Paulo | 4,8 | 4,0 | 12,2 | 10,7 | 17,3 | 11,9 |
Região Sul | 11,6 | 7,8 | 24,5 | 22,0 | 25,9 | 22,9 |
Paraná | 8,0 | 6,0 | 23,2 | 16,5 | 25,5 | 18,0 |
Santa Catarina | 10,6 | 6,5 | 19,4 | 19,5 | 16,7 | 21,6 |
Rio Grande do Sul | 16,0 | 10,7 | 29,0 | 29,8 | 32,0 | 29,9 |
Região Centro-Oeste | 15,8 | 8,3 | 28,3 | 18,7 | 33,9 | 22,9 |
Mato Grosso do Sul | 19,3 | 15,1 | 31,3 | 28,8 | 30,7 | 29,1 |
Mato Grosso | 15,4 | 4,7 | 27,3 | 10,4 | 37,3 | 23,9 |
Goiás | 16,3 | 7,0 | 28,0 | 17,8 | 34,6 | 19,6 |
Distrito Federal | 11,9 | 8,7 | 27,4 | 21,1 | 29,9 | 23,2 |
Fonte: MEC/Inep/DEED - Indicadores Educacionais. Elaboração: Todos Pela Educação.