EJA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Metas do PNE

Oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de Educação de Jovens e Adultos na forma integrada à Educação Profissional, nos ensinos Fundamental e Médio.

Indicador pne

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

Entre 2009 e 2019, o número de matrículas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional mais do que dobrou, passando de 24,6 mil para 53,4 mil.

Nesse período, o percentual de matrículas de EJA integrada à Educação Profissional cresceu tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio: de 0,2% para 0,6% e de 1,2% para 3,1%, respectivamente. Nas duas etapas, porém, os resultados ainda estão distantes do estabelecido pelo PNE.

Vale observar que o número total de matrículas na modalidade, independentemente da relação com a Educação Profissional, vem caindo ano a ano. Entre 2009 e 2019, diminuiu em cerca de 1,5 milhão de matrículas. Dessas, 83,6% são do Ensino Fundamental.

De olho da equidade

O sistema escolar brasileiro reproduz diversas desigualdades sociais. É importante evidenciá-las para que as políticas públicas sejam colocadas em prática de forma mais equitativa. Por isso, é essencial a análise de alguns recortes: por região, localidade, renda e raça/cor.

16,4%

das matrículas de EJA de Ensino Médio na Bahia são na modalidade integrada à Educação Profissional, enquanto, no Acre, nenhuma das quase 26 mil se enquadra nessa categoria.

3%

das matrículas de EJA do Nordeste são integradas à Educação Profissional, enquanto, no Sudeste, somente 0,5% das matrículas de EJA são integradas à Educação Profissional.

Matrículas

Número de matrículas na EJA – Brasil – 2009 e 2019

Indicador pne

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

2009 2019
Total EJA 4.701.245 3.273.668
EJA integrada à Educação Profissional 24.616 53.392
EJA não integrada à Educação Profissional 4.676.629 3.220.276

Número de matrículas na EJA de Nível Fundamental – Brasil – 2009 e 2019

2009 2019
Total EJA 3.148.473 1.937.583
EJA integrada à Educação Profissional 5.051 11.799
EJA não integrada à Educação Profissional 3.143.422 1.925.784

Número de matrículas na EJA de Nível Médio – Brasil – 2009 e 2019

2009 2019
Total EJA 1.552.772 1.336.085
EJA integrada à Educação Profissional 19.565 41.593
EJA não integrada à Educação Profissional 1.533.207 1.294.492

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Notas: 1 O mesmo aluno pode ter mais de uma matrícula. e 2 Apenas são consideradas as turmas de escolarização, excluindo turmas de Atendimento Complementar e Atendimento Educacional Especializado (AEE)..

Porcentagem de matrículas na EJA integradas à Educação Profissional

2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019
Total 0,5 1,2 1,6 2,8 2,8 2,8 3,0 2,8 1,5 1,3 1,6
Nível Fundamental 0,2 0,5 0,9 2,8 2,6 0,5 3,1 2,9 0,5 0,3 0,6
Nível Médio 1,2 2,7 3,1 2,7 3,1 3,3 3,0 2,5 3,0 2,9 3,1

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Notas: 1 O mesmo aluno pode ter mais de uma matrícula. e 2 Apenas são consideradas as turmas de escolarização, excluindo turmas de Atendimento Complementar e Atendimento Educacional Especializado (AEE)..

Saiba mais

SOBRE A EJA INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Ao lidar com pessoas que não tiveram a oportunidade de cumprir plenamente a trajetória escolar, a EJA enfrenta desafios muito particulares, que se distinguem das etapas regulares da Educação Básica. Por isso, deve partir de uma perspectiva voltada para a integração dos indivíduos à sociedade, para que ele se coloque como um ser crítico e atuante. Para além dos conteúdos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, devem ser contemplados o desenvolvimento humano e a participação social.

É nesse contexto que se insere a articulação da EJA com a Educação Profissional, que já estava prevista na Lei de Diretrizes e Bases, de 2008, e foi fortalecida pelo PNE. Os estudantes passam a ter acesso a competências e habilidades que propiciem a formação integral como cidadão e como profissional, que se traduz em oportunidade de uma renda qualificada.

Matrículas

Número de matrículas na EJA e porcentagem de matrículas integradas à Educação Profissional – 2019

Por etapa e unidades da federação

Unidade da federação Matrículas na EJA
EJA EJA Nível Fundamental EJA Nível Médio
Total EJA Integrada à Educação Profissional % matrículas integradas à Educação Profissional Total EJA Integrada à Educação Profissional % matrículas integradas à Educação Profissional Total EJA Integrada à Educação Profissional % matrículas integradas à Educação Profissional
Brasil 3.273.668 53.392 1,6 1.937.583 11.799 0,6 1.336.085 41.593 3,1
Região Norte 346.815 2.615 0,8 221.558 292 0,1 125.257 2.323 1,9
Rondônia 34.357 58 0,2 15.851 0 0,0 18.506 58 0,3
Acre 25.918 0 0,0 16.758 0 0,0 9.160 0 0,0
Amazonas 74.132 651 0,9 51.979 28 0,1 22.153 623 2,8
Roraima 8.646 73 0,8 3.070 0 0,0 5.576 73 1,3
Pará 166.647 1.432 0,9 113.648 264 0,2 52.999 1.168 2,2
Amapá 20.861 87 0,4 12.710 0 0,0 8.151 87 1,1
Tocantins 16.254 314 1,9 7.542 0 0,0 8.712 314 3,6
Região Nordeste 1.338.224 40.512 3,0 939.401 9.093 1,0 398.823 31.419 7,9
Maranhão 165.341 1.308 0,8 133.303 257 0,2 32.038 1.051 3,3
Piauí 130.486 7.071 5,4 94.410 1.845 2,0 36.076 5.226 14,5
Ceará 170.475 4.888 2,9 101.524 510 0,5 68.951 4.378 6,3
Rio Grande do Norte 66.648 506 0,8 48.718 0 0,0 17.930 506 2,8
Paraíba 113.110 838 0,7 83.019 400 0,5 30.091 438 1,5
Pernambuco 187.217 1.605 0,9 124.538 873 0,7 62.679 732 1,2
Alagoas 121.408 4.854 4,0 96.767 4.730 4,9 24.641 124 0,5
Sergipe 43.907 151 0,3 32.769 76 0,2 11.138 75 0,7
Bahia 339.632 19.291 5,7 224.353 402 0,2 115.279 18.889 16,4
Região Sudeste 985.163 4.618 0,5 449.531 1.504 0,3 535.632 3.114 0,6
Minas Gerais 250.168 351 0,1 115.550 0 0,0 134.618 351 0,3
Espírito Santo 63.293 952 1,5 32.336 81 0,3 30.957 871 2,8
Rio de Janeiro 253.950 1.982 0,8 124.585 629 0,5 129.365 1.353 1,0
São Paulo 417.752 1.333 0,3 177.060 794 0,4 240.692 539 0,2
Região Sul 378.387 2.496 0,7 214.771 569 0,3 163.616 1.927 1,2
Paraná 172.185 220 0,1 106.637 20 0,0 65.548 200 0,3
Santa Catarina 69.270 825 1,2 32.592 329 1,0 36.678 496 1,4
Rio Grande do Sul 136.932 1.451 1,1 75.542 220 0,3 61.390 1.231 2,0
Região Centro-Oeste 225.079 3.151 1,4 112.322 341 0,3 112.757 2.810 2,5
Mato Grosso do Sul 33.661 505 1,5 18.105 263 1,5 15.556 242 1,6
Mato Grosso 74.343 208 0,3 37.104 78 0,2 37.239 130 0,3
Goiás 70.173 1.533 2,2 31.432 0 0,0 38.741 1.533 4,0
Distrito Federal 46.902 905 1,9 25.681 0 0,0 21.221 905 4,3

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Notas: 1 O mesmo aluno pode ter mais de uma matrícula. e 2 Apenas são consideradas as turmas de escolarização, excluindo turmas de Atendimento Complementar e Atendimento Educacional Especializado (AEE)..

Inaf – Indicador de Alfabetismo Funcional
Educação Profissional
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