Brasil

Este infográfico busca oferecer um panorama sobre a Educação brasileira, do número de crianças e jovens na escola aos resultados das avaliações de aprendizagem, com destaque para as desigualdades que ainda persistem das diversas etapas de ensino, passando pela formação dos professores. Na seção "Estados, Distrito Federal e Capitais", você encontra um retrato semelhante para cada um dos 26 estados e para o Distrito Federal.

Número de crianças e jovens na escola por faixa etária

De 0 a 3 anos – 2018
Total: 3.767.464
35,7% das crianças de 0 a 3 anos estão na escola
De 4 e 5 anos – 2018
Total: 4.965.783
93,8% das crianças de 4 e 5 anos estão na escola
De 6 a 14 anos – 2019
Total: 25.894.348
99,7% das crianças e dos jovens de 6 a 14 anos estão na escola
15 a 17 anos – 2019
Total: 8.343.605
92,5% dos jovens de 15 a 17 anos estão na escola

Distorção idade-série – 2019

Ensino Fundamental
16,2%
Ensino Médio
26,2%
A distorção idade-série traz a porcentagem de alunos com dois anos ou mais de atraso em relação à série/ano adequado

Docentes

Professores da Educação Básica – 2019
Total: 2.212.018
Por nível de escolaridade
  • 41,0% têm Ensino Superior com Pós-Graduação
  • 44,3% têm Ensino Superior sem Pós-Graduação
  • 8,9% têm Ensino Médio Normal/Magistério
  • 5,5% têm Ensino Médio
  • 0,3% têm Ensino Fundamental
1,7 milhão
está na Rede Pública
556 mil
estão na Rede Privada

Porcentagem de turmas em que os professores têm formação compatível com a disciplina que lecionam

EF – Anos FinaisEnsino Médio
Total
56,8
63,3
Matemática
57,8
74,0
Língua Portuguesa
67,5
81,4

Gestão

Diretores da Educação Básica – 2019
Total: 161.426
Por critério de acesso a cargo/função
  • 50,2% Exclusivamente por indicação/escolha da gestão
  • 15,2% Exclusivamente por processo eleitoral com a participação da comunidade escolar
  • 13,4% Ser proprietário ou sócio-proprietário da escola
  • 7,5% Processo seletivo qualificado e escolha/nomeação da gestão
  • 6,4% Concurso público específico para o cargo de gestor escolar
  • 5,0% Processo seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar
  • 2,3% Outro

Financiamento

6,2%
é a estimativa de investimento público total em Educação em relação ao PIB (2015)
R$ 118 bilhões
é o orçamento do Ministério da Educação previsto para 2020

No Brasil, de cada

100

estudantes que ingressam na escola

89

concluem o Ensino Fundamental 1 aos 12 anos

Ao final desta etapa de ensino:

60,7%
têm aprendizagem adequada em Língua Portuguesa
48,9%
têm aprendizagem adequada em Matemática
78

concluem o Ensino Fundamental 2 aos 16 anos

Ao final desta etapa de ensino:

39,5%
têm aprendizagem adequada em Língua Portuguesa
21,5%
têm aprendizagem adequada em Matemática
65

concluem o Ensino Médio aos 19 anos

Ao final desta etapa de ensino:

29,1%
têm aprendizagem adequada em Língua Portuguesa
9,1%
têm aprendizagem adequada em Matemática

De olho na equidade

Taxa de atendimento

0 a 3 anos – 2018

25% mais ricos
51,0%
25% mais pobres
29,2%

4 e 5 anos – 2018

25% mais ricos
97,9%
25% mais pobres
92,6%

6 a 14 anos – 2019

25% mais ricos
99,9%
25% mais pobres
99,5%

15 a 17 anos – 2019

25% mais ricos
98,3%
25% mais pobres
90,2%

Taxa de conclusão

Ensino Fundamental
Anos Iniciais com 12 anos – 2019

25% mais ricos
98,7%
25% mais pobres
84,9%

Ensino Fundamental
Anos Finais com 16 anos – 2019

25% mais ricos
95,1%
25% mais pobres
69,1%

Ensino Médio
com 19 anos – 2019

25% mais ricos
87,9%
25% mais pobres
51,2%
Nesta seção, trazemos os principais resultados da Educação pelo recorte de renda, a fim de demonstrar as iniquidades do sistema educacional

Alunos com aprendizagem adequada no Saeb - Rede Total

Língua Portuguesa

5 º ano do Ensino Fundamental – 2017

Nível Socioeconômico – NSE alto
86,2%
Nível Socioeconômico – NSE baixo
34,3%

9 º ano do Ensino Fundamental – 2017

Nível Socioeconômico – NSE alto
69,6%
Nível Socioeconômico – NSE baixo
21,3%

3 ª série do Ensino Médio – 2017

Nível Socioeconômico – NSE alto
71,0%
Nível Socioeconômico – NSE baixo
18,8%

Matemática

5 º ano do Ensino Fundamental – 2017

Nível Socioeconômico – NSE alto
78,9%
Nível Socioeconômico – NSE baixo
23,3%

9 º ano do Ensino Fundamental – 2017

Nível Socioeconômico – NSE alto
54,7%
Nível Socioeconômico – NSE baixo
8,8%

3 ª série do Ensino Médio – 2017

Nível Socioeconômico – NSE alto
45,7%
Nível Socioeconômico – NSE baixo
3,2%

Dados Gerais

Para que seja possível compreender os principais obstáculos presentes no contexto da Educação no Brasil, o ponto de partida é a descrição de sua magnitude e abrangência, especialmente no que se refere ao número de alunos, de professores e de escolas existentes no País.

Matrículas – 2019

Rede PúblicaRede PrivadaTodas as redes
Rede federalRede estadualRede municipalTotal
Educação Básica404.80715.307.03323.027.62138.739.4619.134.78547.874.246
Creche1.1783.7012.451.7042.456.5831.298.5093.755.092
Pré-Escola1.51955.2063.953.6334.010.3581.207.3285.217.686
Educação Infantil2.69758.9076.405.3376.466.9412.505.8378.972.778
Anos Iniciais do Ensino Fundamental7.2651.972.42010.159.65312.139.3382.879.16015.018.498
Anos Finais do Ensino Fundamental15.8374.949.4375.102.01210.067.2861.837.94611.905.232
Ensino Fundamental23.1026.921.85715.261.66522.206.6244.717.10626.923.730
Ensino Médio224.1136.266.82040.5656.531.498934.3937.465.891

Fonte: MEC/Inep/DEED- Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Notas: 1 O mesmo aluno pode ter mais de uma matrícula., 2 Apenas são consideradas as turmas de escolarização, excluindo turmas de Atendimento Complementar e Atendimento Educacional Especializado (AEE). e 3 O total do Ensino Médio inclui matrículas do Ensino Médio Propedêutico, Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) e Ensino Médio Normal/Magistério..

Docentes – 2019

Rede PúblicaRede PrivadaTodas as redes
Rede federalRede estadualRede municipalTotal
Educação Básica36.829656.0061.139.4521.730.050556.2182.212.018
Creche132515200.514201.155112.259312.615
Pré-Escola1823.464234.733238.36490.750327.699
Educação Infantil2893.932411.003415.189188.021599.473
Anos Iniciais do Ensino Fundamental71299.223477.149567.897193.366751.994
Anos Finais do Ensino Fundamental1.704308.049333.533618.751159.789755.986
Ensino Fundamental2.318394.295750.3431.103.372316.8921.383.833
Ensino Médio28.156391.0083.255421.504102.709507.931

Fonte: MEC/Inep/DEED- Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Notas: 6 São considerados apenas os docentes em atividade que atuam em turmas de escolarização. e 7 Os professores são contados uma única vez em cada etapa/modalidade de ensino e em cada Unidade da Federação (UF), região e no País, porém, podem atuar em mais de uma etapa/modalidade de ensino e em mais de uma UF ou região..

Aproximadamente 80% dos professores da Educação Básica estão nas redes públicas de ensino

Estabelecimentos – 2019

Rede PúblicaRede PrivadaTodas as redes
Rede federalRede estadualRede municipalTotal
Educação Básica69830.160108.318139.17641.434180.610
Creche1913742.06142.21729.18671.403
Pré-Escola2283472.21073.06629.269102.335
Educação Infantil2386380.35681.24233.609114.851
Anos Iniciais do Ensino Fundamental2710.89674.83285.75523.889109.644
Anos Finais do Ensino Fundamental3918.92228.79747.75814.00761.765
Ensino Fundamental4722.40378.794101.24424.922126.166
Ensino Médio58619.67818820.4528.40828.860

Fonte: MEC/Inep/DEED- Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Notas: 4 São excluídos os estabelecimentos que não estão em atividade ou que não têm turmas de escolarização. e 5 O mesmo estabelecimento pode ter mais de uma etapa/modalidade de ensino..

Infraestrutura dos estabelecimentos (Rede total) – 2019

RecursosCrechePré-EscolaEducação InfantilAnos Iniciais do Ensino FundamentalAnos Finais do Ensino FundamentalEnsino FundamentalEnsino Médio
Infraestrutura básica
Água potável96,694,094,691,692,192,394,2
Esgoto sanitário96,493,694,291,994,792,898,2
Banheiro98,397,097,195,796,896,197,7
Banheiro adequado à Educação Infantil66,451,654,0----
Energia elétrica99,397,597,896,397,796,899,7
Espaços de aprendizagem e equipamentos
Parque Infantil58,045,247,6----
Quadra de esportes---38,761,043,376,3
Biblioteca e/ou sala de leitura---51,873,056,388,2
Laboratório de ciências---9,723,712,548,0
Laboratório de informática---36,055,840,876,5
Acesso à internet - Para uso dos alunos---28,644,232,162,3

Fonte: MEC/Inep/DEED- Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Notas: 4 São excluídos os estabelecimentos que não estão em atividade ou que não têm turmas de escolarização. e 5 O mesmo estabelecimento pode ter mais de uma etapa/modalidade de ensino..

Equipamentos essenciais, como parque infantil, quadra esportiva e biblioteca, ainda não estão presentes na maioria das escolas brasileiras

A Educação Brasileira em 2019
Educação nos Municípios
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