TALIS
A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis), tradução de Teaching and Learning International Survey, é realizada pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), com o objetivo de avaliar o ambiente de aprendizagem e as condições de trabalho dos professores e diretores.
No Brasil, a Talis é aplicada pelo Inep, com uma amostragem nacional. Em sua terceira edição, a pesquisa contou com 48 países participantes e teve seus resultados publicados em março de 2020.
Gastos de alta importância
Porcentagem de professores que relataram as seguintes prioridades1 de gastos como de “alta importância”
Brasil | Média OCDE | Média Talis | |
---|---|---|---|
Oferecer desenvolvimento profissional de alta qualidade para professores | 94,7 | 54,8 | 57,8 |
Aumentar salário dos professores | 93,0 | 64,2 | 68,5 |
Apoiar alunos com deficiência | 88,3 | 46,8 | 49,3 |
Melhoria dos prédios e instalações escolares | 85,2 | 48,7 | 52,8 |
Reduzir o número de turmas recrutando mais funcionários | 84,1 | 65,4 | 62,6 |
Investir em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) | 73,2 | 35,4 | 39,7 |
Reduzir a carga administrativa dos professores recrutando mais funcionários de suporte | 69,1 | 54,6 | 54,9 |
Investir em material didático | 68,7 | 31,0 | 34,7 |
Apoiar alunos de origens desfavorecidas ou imigrantes | 62,0 | 32,8 | 36,1 |
1 Os entrevistados não foram instruídos a priorizar. Eles foram capazes de atribuir “alta importância” a todas as prioridades de gastos.
Fonte: OCDE/Talis. Elaboração: Todos Pela Educação
Notas: 29 A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis), da OCDE, é uma pesquisa em larga escala sobre professores, gestores escolares e o ambiente de aprendizagem nas escolas. Seu principal objetivo é gerar informações relevantes e comparáveis a nível internacional para o desenvolvimento e implementação de políticas focadas em gestores escolares, professores e ensino, com ênfase nos aspectos que afetam a aprendizagem dos alunos. Em 2018, foi aplicada em 48 países e regiões. Sua população-alvo são professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio (International Standard Classification of Education - Isced 2) e gestores escolares. Para mais informações, consulte: http://www.oecd.org/education/talis e 30 As médias da OCDE e da Talis correspondem à média aritmética das estimativas dos respectivos países. Elas são calculadas para a maioria dos indicadores com base nos principais dados da população-alvo (Isced 2) apresentados neste relatório. Média da OCDE: média aritmética baseada nos dados dos professores (Isced 2) em 31 países e economias da OCDE com dados adjudicados. Média Talis: média aritmética baseada nos dados do professor (Isced 2) em 48 países e economias com dados adjudicados..
Motivação para ingressar na profissão docente
Porcentagem de professores que relatam que os seguintes elementos foram de “importância moderada” ou “alta importância” na decisão de se tornar professor
Brasil | Média OCDE | Média Talis | |
---|---|---|---|
A docência me permitiu dar uma contribuição à sociedade | 97,2 | 88,2 | 90,4 |
A docência me permitiu influenciar o desenvolvimento de crianças e jovens | 95,4 | 92,3 | 93,2 |
A docência me permitiu beneficiar os menos favorecidos socialmente | 93,7 | 74,7 | 78,2 |
A docência ofereceu uma carreira estável | 76,5 | 61,1 | 67,5 |
A docência era um trabalho seguro | 74,4 | 70,6 | 74,3 |
A docência proporcionou um salário confiável | 69,6 | 67,2 | 70,5 |
O cronograma de trabalho se encaixava nas responsabilidades da minha vida pessoal | 67,1 | 65,6 | 70,0 |
Fonte: OCDE/Talis. Elaboração: Todos Pela Educação
Notas: 29 A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis), da OCDE, é uma pesquisa em larga escala sobre professores, gestores escolares e o ambiente de aprendizagem nas escolas. Seu principal objetivo é gerar informações relevantes e comparáveis a nível internacional para o desenvolvimento e implementação de políticas focadas em gestores escolares, professores e ensino, com ênfase nos aspectos que afetam a aprendizagem dos alunos. Em 2018, foi aplicada em 48 países e regiões. Sua população-alvo são professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio (International Standard Classification of Education - Isced 2) e gestores escolares. Para mais informações, consulte: http://www.oecd.org/education/talis e 30 As médias da OCDE e da Talis correspondem à média aritmética das estimativas dos respectivos países. Elas são calculadas para a maioria dos indicadores com base nos principais dados da população-alvo (Isced 2) apresentados neste relatório. Média da OCDE: média aritmética baseada nos dados dos professores (Isced 2) em 31 países e economias da OCDE com dados adjudicados. Média Talis: média aritmética baseada nos dados do professor (Isced 2) em 48 países e economias com dados adjudicados..
Docência como primeira escolha de carreira
Porcentagem de professores para quem o ensino foi a primeira escolha como carreira
Total | Homens | Mulheres | ||
---|---|---|---|---|
10 maiores | Vietnã | 92,6 | 87,8 | 95,1 |
Geórgia | 88,5 | 83,9 | 89,4 | |
Xangai1 (China) | 86,6 | 81,9 | 88,3 | |
Portugal | 84,2 | 78,8 | 86,1 | |
Taiwan2 (China) | 82,6 | 78,2 | 84,6 | |
Arábia Saudita | 82,6 | 75,6 | 89,0 | |
Eslovênia | 81,7 | 75,4 | 83,4 | |
Japão | 81,5 | 83,4 | 78,9 | |
Coreia do Sul | 80,1 | 76,1 | 82,0 | |
Lituânia | 79,9 | 65,9 | 82,4 | |
Média Talis | 68,9 | 61,9 | 71,6 | |
Média OCDE | 66,5 | 59,4 | 69,2 | |
Brasil | 65,5 | 56,2 | 69,7 | |
10 menores | México | 60,4 | 56,4 | 63,5 |
Finlândia | 59,3 | 56,8 | 60,33 | |
Suécia | 59,1 | 55,6 | 60,9 | |
Estados Unidos | 58,8 | 54,7 | 61,0 | |
Inglaterra | 58,7 | 52,9 | 61,9 | |
Austrália | 58,1 | 50,8 | 62,6 | |
Nova Zelândia | 54,8 | 47,0 | 58,9 | |
Holanda | 53,4 | 52,5 | 54,23 | |
Buenos Aires1 (Argentina) | 52,7 | 43,9 | 56,7 | |
África do Sul | 49,2 | 49,5 | 49,13 |
1 Existem cinco entidades subnacionais que participam da Talis 2018: Alberta (Canadá), Comunidade Flamenga (Bélgica), Buenos Aires (Argentina), Inglaterra (Reino Unido) e Xangai (China).
2 Taiwan não participou diretamente da Talis 2018: sua coleta e processamento de dados foram gerenciados exclusivamente pelo consórcio internacional de pesquisa.
3 Diferença não é estatisticamente diferente da porcentagem para homens.
Total
Homens
Mulheres
Fonte: OCDE/Talis. Elaboração: Todos Pela Educação
Notas: 29 A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis), da OCDE, é uma pesquisa em larga escala sobre professores, gestores escolares e o ambiente de aprendizagem nas escolas. Seu principal objetivo é gerar informações relevantes e comparáveis a nível internacional para o desenvolvimento e implementação de políticas focadas em gestores escolares, professores e ensino, com ênfase nos aspectos que afetam a aprendizagem dos alunos. Em 2018, foi aplicada em 48 países e regiões. Sua população-alvo são professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio (International Standard Classification of Education - Isced 2) e gestores escolares. Para mais informações, consulte: http://www.oecd.org/education/talis e 30 As médias da OCDE e da Talis correspondem à média aritmética das estimativas dos respectivos países. Elas são calculadas para a maioria dos indicadores com base nos principais dados da população-alvo (Isced 2) apresentados neste relatório. Média da OCDE: média aritmética baseada nos dados dos professores (Isced 2) em 31 países e economias da OCDE com dados adjudicados. Média Talis: média aritmética baseada nos dados do professor (Isced 2) em 48 países e economias com dados adjudicados..
Percepção de preparação para a docência
Porcentagem de professores que se sentiram “bem preparados” ou “muito bem preparados” para os seguintes elementos
Brasil | Média OCDE | Média Talis | |
---|---|---|---|
Conteúdo de algumas ou de todas as disciplinas lecionadas | 94,6 | 80,1 | 83,2 |
Prática em sala de aula em algumas ou todas as disciplinas lecionadas | 92,1 | 71,0 | 74,8 |
Pedagogia de algumas ou de todas as disciplinas lecionadas | 88,7 | 71,3 | 75,9 |
Pedagogia em geral | 87,3 | 70,1 | 74,7 |
Monitoramento do desenvolvimento e aprendizado dos estudantes | 86,0 | 52,9 | 59,7 |
Ensino de habilidades interdisciplinares1 | 84,7 | 49,2 | 55,9 |
Comportamento do estudante e gestão da sala de aula | 83,1 | 53,1 | 60,2 |
Ensino em um ambiente de habilidades heterogêneas | 70,7 | 44,1 | 49,7 |
Uso de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no ensino | 64,2 | 42,8 | 49,1 |
Ensino em um ambiente multicultural ou multilíngue | 43,9 | 25,5 | 31,4 |
1 Por exemplo, criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.
Fonte: OCDE/Talis. Elaboração: Todos Pela Educação
Notas: 29 A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis), da OCDE, é uma pesquisa em larga escala sobre professores, gestores escolares e o ambiente de aprendizagem nas escolas. Seu principal objetivo é gerar informações relevantes e comparáveis a nível internacional para o desenvolvimento e implementação de políticas focadas em gestores escolares, professores e ensino, com ênfase nos aspectos que afetam a aprendizagem dos alunos. Em 2018, foi aplicada em 48 países e regiões. Sua população-alvo são professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio (International Standard Classification of Education - Isced 2) e gestores escolares. Para mais informações, consulte: http://www.oecd.org/education/talis e 30 As médias da OCDE e da Talis correspondem à média aritmética das estimativas dos respectivos países. Elas são calculadas para a maioria dos indicadores com base nos principais dados da população-alvo (Isced 2) apresentados neste relatório. Média da OCDE: média aritmética baseada nos dados dos professores (Isced 2) em 31 países e economias da OCDE com dados adjudicados. Média Talis: média aritmética baseada nos dados do professor (Isced 2) em 48 países e economias com dados adjudicados..
Os dados revelam que os professores brasileiros se sentem bem ou muito bem preparados em proporção acima da média da OCDE e dos países que integraram a pesquisa, em todos os quesitos avaliados
Satisfação dos professores com a profissão
Porcentagem de professores que “concordam” ou “concordam fortemente” com as afirmações abaixo
Brasil | Média OCDE | Média Talis | |
---|---|---|---|
Se eu pudesse decidir novamente, ainda escolheria trabalhar como professor | 75,8 | 75,6 | 75,8 |
As vantagens de ser professor superam claramente as desvantagens | 64,8 | 76,0 | 75,1 |
Pergunto-me se teria sido melhor escolher outra profissão | 28,6 | 33,8 | 35,4 |
Lamento ter decidido me tornar professor | 11,6 | 9,1 | 10,3 |
Eu acho que a profissão de professor é valorizada na sociedade | 11,4 | 25,8 | 32,4 |
Fonte: OCDE/Talis. Elaboração: Todos Pela Educação
Notas: 29 A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis), da OCDE, é uma pesquisa em larga escala sobre professores, gestores escolares e o ambiente de aprendizagem nas escolas. Seu principal objetivo é gerar informações relevantes e comparáveis a nível internacional para o desenvolvimento e implementação de políticas focadas em gestores escolares, professores e ensino, com ênfase nos aspectos que afetam a aprendizagem dos alunos. Em 2018, foi aplicada em 48 países e regiões. Sua população-alvo são professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio (International Standard Classification of Education - Isced 2) e gestores escolares. Para mais informações, consulte: http://www.oecd.org/education/talis e 30 As médias da OCDE e da Talis correspondem à média aritmética das estimativas dos respectivos países. Elas são calculadas para a maioria dos indicadores com base nos principais dados da população-alvo (Isced 2) apresentados neste relatório. Média da OCDE: média aritmética baseada nos dados dos professores (Isced 2) em 31 países e economias da OCDE com dados adjudicados. Média Talis: média aritmética baseada nos dados do professor (Isced 2) em 48 países e economias com dados adjudicados..
A Talis revelou que os docentes brasileiros têm a percepção de que a sua profissão é pouco valorizada socialmente. A proporção de respostas afirmativas é significativamente inferior às dos demais países estudados
Desenvolvimento profissional
Porcentagem de professores que relatam um alto nível de necessidade de desenvolvimento profissional nas seguintes áreas
Brasil | |
---|---|
Ensino para alunos com deficiência | 58,4 |
Ensino em um ambiente multicultural ou multilíngue | 44,0 |
Comunicação com pessoas de diferentes culturas ou países | 40,9 |
Cooperação professor-pai/responsável | 30,5 |
Competências de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para o ensino | 27,0 |
Gestão e administração escolar | 21,5 |
Comportamento do estudante e gestão da sala de aula | 18,6 |
Ensino de habilidades transversais | 17,4 |
Abordagens à aprendizagem individualizada | 15,2 |
Análise e uso de avaliações de alunos | 12,5 |
Práticas de avaliação dos estudantes | 10,1 |
Conhecimento e compreensão da minha disciplina de atuação | 9,6 |
Competências pedagógicas na minha disciplina de atuação | 9,2 |
Conhecimento do currículo | 7,9 |
Fonte: OCDE/Talis. Elaboração: Todos Pela Educação
Notas: 29 A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis), da OCDE, é uma pesquisa em larga escala sobre professores, gestores escolares e o ambiente de aprendizagem nas escolas. Seu principal objetivo é gerar informações relevantes e comparáveis a nível internacional para o desenvolvimento e implementação de políticas focadas em gestores escolares, professores e ensino, com ênfase nos aspectos que afetam a aprendizagem dos alunos. Em 2018, foi aplicada em 48 países e regiões. Sua população-alvo são professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio (International Standard Classification of Education - Isced 2) e gestores escolares. Para mais informações, consulte: http://www.oecd.org/education/talis e 30 As médias da OCDE e da Talis correspondem à média aritmética das estimativas dos respectivos países. Elas são calculadas para a maioria dos indicadores com base nos principais dados da população-alvo (Isced 2) apresentados neste relatório. Média da OCDE: média aritmética baseada nos dados dos professores (Isced 2) em 31 países e economias da OCDE com dados adjudicados. Média Talis: média aritmética baseada nos dados do professor (Isced 2) em 48 países e economias com dados adjudicados..
Os professores brasileiros demandam mais formação profissional nos temas relacionados à Educação de alunos com deficiência, principalmente
Porcentagem de professores que relatam as seguintes barreiras à sua participação no desenvolvimento profissional
Brasil | |
---|---|
Falta apoio do empregador | 65,5 |
Desenvolvimento profissional é muito caro | 58,1 |
Não há incentivos para participar do desenvolvimento profissional | 57,5 |
O desenvolvimento profissional entra em conflito com o horário de trabalho do professor | 48,8 |
Não há desenvolvimento profissional relevante oferecido | 41,1 |
Não tem tempo por causa das responsabilidades familiares | 27,8 |
Não possui os pré-requisitos | 6,8 |
Fonte: OCDE/Talis. Elaboração: Todos Pela Educação
Notas: 29 A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis), da OCDE, é uma pesquisa em larga escala sobre professores, gestores escolares e o ambiente de aprendizagem nas escolas. Seu principal objetivo é gerar informações relevantes e comparáveis a nível internacional para o desenvolvimento e implementação de políticas focadas em gestores escolares, professores e ensino, com ênfase nos aspectos que afetam a aprendizagem dos alunos. Em 2018, foi aplicada em 48 países e regiões. Sua população-alvo são professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio (International Standard Classification of Education - Isced 2) e gestores escolares. Para mais informações, consulte: http://www.oecd.org/education/talis e 30 As médias da OCDE e da Talis correspondem à média aritmética das estimativas dos respectivos países. Elas são calculadas para a maioria dos indicadores com base nos principais dados da população-alvo (Isced 2) apresentados neste relatório. Média da OCDE: média aritmética baseada nos dados dos professores (Isced 2) em 31 países e economias da OCDE com dados adjudicados. Média Talis: média aritmética baseada nos dados do professor (Isced 2) em 48 países e economias com dados adjudicados..
Falta de apoio, alto custo e ausência de incentivos são as principais razões relatadas pelos professores como barreiras ao seu desenvolvimento profissional