EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Metas do PNE
A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.
Em 2009, a porcentagem de matrículas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), em relação ao total de matrículas na Educação Básica de Nível Médio, era de 11,6%. Em 2019, alcançou 18,7%.
No entanto, é importante observar que o avanço mais acentuado dessa modalidade de ensino se deu até 2014, período em que houve crescimento de 5,6 pontos percentuais quando comparado a 2009. De lá para cá, o crescimento foi de apenas 1,5 ponto percentual.
Dados mais atuais mostram que há, no País, cerca de 1,9 milhão de matrículas em EPTNM e, desse total, 59% estão na rede pública. Aproximadamente metade das matrículas são na modalidade subsequente, ou seja, de alunos que já concluíram a Educação Básica. Entre as unidades da federação, o Rio Grande do Norte se destaca com 25,6% das matrículas de nível médio na modalidade técnica profissional.
O sistema escolar brasileiro reproduz diversas desigualdades sociais. É importante evidenciá-las para que as políticas públicas sejam colocadas em prática de forma mais equitativa. Por isso, é essencial a análise de alguns recortes: por região, localidade, renda e raça/cor.
12,1%
das matrículas da Educação Básica de Nível Médio na região Centro-Oeste são na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Na região Sul, essa proporção é de 23,5%.
15,4%
pontos percentuais é a distância entre o Rio Grande do Norte (estado com maior porcentagem de matrículas na EPTNM) e Goiás (estado em que essa proporção é a menor).
Matrículas
Matrículas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Rede Total)
A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.
2009 | 2019 | |
---|---|---|
Total | 1.252.240 | 1.874.974 |
Pública | 738.999 | 1.106.556 |
Privada | 513.241 | 768.418 |
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.
Notas: 1 O mesmo aluno pode ter mais de uma matrícula. e 23 Considera-se como Educação Profissional Técnica de Nível Médio as matrículas das seguintes etapas de ensino: Curso Técnico Integrado (Ensino Médio e EJA-EM Integrado); Ensino Médio Normal/Magistério; Curso Técnico Concomitante e Subsequente..
Matrículas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Rede Total) – Por modalidade – Brasil – 2019
A maioria dos jovens e adultos busca a formação técnica após a conclusão do Ensino Médio, na modalidade subsequente. Também se destaca a modalidade integrada, com cursos articulados ao Ensino Médio.
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.
Notas: 1 O mesmo aluno pode ter mais de uma matrícula. e 23 Considera-se como Educação Profissional Técnica de Nível Médio as matrículas das seguintes etapas de ensino: Curso Técnico Integrado (Ensino Médio e EJA-EM Integrado); Ensino Médio Normal/Magistério; Curso Técnico Concomitante e Subsequente..
Matrículas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em relação ao total de matrículas de Educação Básica de Nível Médio
Brasil – 2009-2019
O número de matrículas manteve trajetória ascendente em 2019.
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.
Notas: 1 O mesmo aluno pode ter mais de uma matrícula. e 23 Considera-se como Educação Profissional Técnica de Nível Médio as matrículas das seguintes etapas de ensino: Curso Técnico Integrado (Ensino Médio e EJA-EM Integrado); Ensino Médio Normal/Magistério; Curso Técnico Concomitante e Subsequente..
Como estratégia, o PNE prevê a oferta de financiamento estudantil à Educação Profissional Técnica de Nível Médio em instituições privadas de Educação Superior
Matrículas
Matrículas na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em relação ao total de matrículas na Educação Básica de Nível Médio – 2019
Por unidades da federação
Unidade da federação | Educação Profissional Técnica de Nível Médio | FIC integrada à EJA - Nível Médio | Ensino Médio | Matrículas na EB de Nível Médio* | % |
---|---|---|---|---|---|
Brasil | 1.874.974 | 4.843 | 8.137.205 | 10.017.022 | 18,7 |
Região Norte | 124.007 | 262 | 870.535 | 994.804 | 12,5 |
Rondônia | 14.314 | 0 | 74.654 | 88.968 | 16,1 |
Acre | 6.239 | 0 | 45.649 | 51.888 | 12,0 |
Amazonas | 33.492 | 43 | 221.165 | 254.700 | 13,1 |
Roraima | 5.592 | 0 | 27.154 | 32.746 | 17,1 |
Pará | 45.320 | 0 | 395.052 | 440.372 | 10,3 |
Amapá | 5.408 | 0 | 39.117 | 44.525 | 12,1 |
Tocantins | 13.642 | 219 | 67.744 | 81.605 | 16,7 |
Região Nordeste | 554.150 | 4.108 | 2.231.038 | 2.789.296 | 19,9 |
Maranhão | 43.618 | 50 | 303.456 | 347.124 | 12,6 |
Piauí | 45.398 | 0 | 137.677 | 183.075 | 24,8 |
Ceará | 90.494 | 3.669 | 365.943 | 460.106 | 19,7 |
Rio Grande do Norte | 42.215 | 0 | 122.756 | 164.971 | 25,6 |
Paraíba | 32.554 | 0 | 145.406 | 177.960 | 18,3 |
Pernambuco | 108.952 | 389 | 370.867 | 480.208 | 22,7 |
Alagoas | 34.124 | 0 | 127.283 | 161.407 | 21,1 |
Sergipe | 11.774 | 0 | 84.817 | 96.591 | 12,2 |
Bahia | 145.021 | 0 | 572.833 | 717.854 | 20,2 |
Região Sudeste | 786.331 | 273 | 3.326.528 | 4.113.132 | 19,1 |
Minas Gerais | 123.412 | 81 | 855.294 | 978.787 | 12,6 |
Espírito Santo | 35.513 | 149 | 131.120 | 166.782 | 21,3 |
Rio de Janeiro | 200.242 | 0 | 634.410 | 834.652 | 24,0 |
São Paulo | 427.164 | 43 | 1.705.704 | 2.132.911 | 20,0 |
Região Sul | 317.365 | 139 | 1.034.775 | 1.352.279 | 23,5 |
Paraná | 129.801 | 34 | 420.476 | 550.311 | 23,6 |
Santa Catarina | 65.753 | 105 | 256.214 | 322.072 | 20,4 |
Rio Grande do Sul | 121.811 | 0 | 358.085 | 479.896 | 25,4 |
Região Centro-Oeste | 93.121 | 61 | 674.329 | 767.511 | 12,1 |
Mato Grosso do Sul | 18.811 | 0 | 110.226 | 129.037 | 14,6 |
Mato Grosso | 19.667 | 0 | 170.289 | 189.956 | 10,4 |
Goiás | 30.282 | 38 | 266.628 | 296.948 | 10,2 |
Distrito Federal | 24.361 | 23 | 127.186 | 151.570 | 16,1 |
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.
Notas: 1 O mesmo aluno pode ter mais de uma matrícula., 23 Considera-se como Educação Profissional Técnica de Nível Médio as matrículas das seguintes etapas de ensino: Curso Técnico Integrado (Ensino Médio e EJA-EM Integrado); Ensino Médio Normal/Magistério; Curso Técnico Concomitante e Subsequente. e 24 Consideram-se, além das matrículas de Ensino Médio Regular, as matrículas na Modalidade EJA de Ensino Médio..
*São consideradas matrículas na Educação Básica de Nível Médio as matrículas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Formação Inicial e Continuada (FIC) integrada à EJA Nível Médio e as matrículas de Ensino Médio.